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- O que são sons? Competência metafonológica de futuros professoresPublication . Amorim, Clara; Castelo, AdelinaA importância do desenvolvimento da consciência linguística e, em particular, da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita tem sido destacada ao longo das últimas décadas (e.o. Freitas et al., 2007). Os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o ensino de Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) refletem os resultados da investigação, incluindo o desenvolvimento da consciência fonológica como um dos conteúdos a trabalhar. Já em 2006, para melhorar o ensino de português no 1.º CEB, foi implementado o Programa Nacional do Ensino do Português, que incluiu formação contínua de professores e correspondentes materiais didáticos, nomeadamente os dedicados à consciência linguística (Duarte, 2008), lexical (Duarte, 2011) e fonológica (Freitas et al., 2007). Apesar de tudo isto, um estudo exploratório (Amorim & Castelo, no prelo) mostra que as práticas educativas, as crenças e a formação profissional continuam distantes do que seria adequado. Resultados semelhantes têm sido relatados noutros países (e.g. Giménez et al., 2022; Jaskolski & Moyle, 2023) e um estudo recente sobre a preparação, em Portugal, dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita conclui, a partir da análise de fichas de unidades curriculares, que componentes essenciais para o ensino destas competências não são abordadas de forma explícita na formação inicial de professores (Leite et al., 2022). O presente trabalho pretende abordar a preparação da próxima geração de profissionais de educação dos níveis iniciais (EPE e 1.º CEB), investigando as competências de consciência fonológica de estudantes da licenciatura em Educação Básica e dos mestrados que habilitam para a docência na EPE e no 1.º CEB. Para isso, colocámos as seguintes questões: (1) Quais são os níveis de desempenho em tarefas de consciência fonológica no início do 1.º ano da licenciatura e de mestrado? (2) Que áreas devem ser reforçadas na formação inicial, de modo a preparar melhor os futuros profissionais para a promoção da consciência fonológica? Participaram neste estudo 98 estudantes (64 de licenciatura e 34 de mestrado), que responderam a um questionário online durante a primeira aula do ano letivo. O instrumento continha 41 questões, oito das quais se destinavam à caracterização dos participantes. As restantes incidiam sobre consciência silábica (e.g. número de sílabas), consciência fonémica (e.g. número de sons), relação fonema-grafema (e.g. som representado por um grafema) e conhecimento fonológico explícito (e.g. explicação de processos fonológicos). Os resultados mostram que os estudantes são influenciados pela ortografia em atividades de consciência silábica e fonémica, sobretudo em palavras cuja ortografia não é transparente (e.g. mais de 90% dos participantes indicam que “têm” é constituída por apenas uma sílaba). Revelam também desconhecimento de regras ortográficas, em especial, a grafia de ditongos nasais, manifestando dificuldades na identificação de ditongos nasais que não sejam assinalados por til (e.g. mais de metade dos participantes considera que “órgão” rima com “órfão”). Estes resultados vão ao encontro do relatado para outras línguas (e.g. Carroll et al., 2012; Jaskolski & Moyle, 2023), apontam para a necessidade de reforçar o ensino da consciência fonológica na formação inicial de professores e permitem identificar tópicos fonológicos específicos a abordar nessa formação.
- O colecionismo em Manuel Teixeira Gomes: contributos para o seu estudoPublication . Silva, Ricardo Manuel da Mota e; Flor, PedroManuel Teixeira Gomes (1860-1941), senhor de uma vasta cultura artística, amante e consumidor de arte, ao longo da sua vida adquiriu – durante o período em que foi diplomata em Londres (1911-1923) em casas de leilões, antiquários e marchands – um conjunto relevante de medalhística, objetos de arte e peças decorativas (ocidentais e orientais). Parte desta coleção foi alienada em quatro leilões realizados na capital inglesa, nos últimos meses de 1923, e o restante enviado para Portugal servindo de recheio à mansão que comprou em Caxias (a casa da Gibalta), onde perspetivava residir após findar o mandato como Chefe de Estado. Contudo, a inesperada renúncia, em dezembro de 1925, ao cargo e o seu autoexílio conduziram ao desmembramento desta coleção através de ofertas a amigos e, em grande medida, de doações a instituições públicas portuguesas como a Casa da Moeda e a museus, como o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional Machado de Castro, o Museu Municipal do Porto e o Museu Municipal da Cidade de Lisboa. Após o seu falecimento, em outubro de 1941, o remanescente da coleção que permanecia na casa da Gibalta rumou a Portimão tendo, entre 1999 e 2007, parte da sua coleção sido comprada em leilões pelo Museu de Portimão o qual conta no seu espaço com o núcleo Manuel Teixeira Gomes – viajante, político e escritor onde estão expostas catorze das cento e seis peças da coleção que futuramente integrará o novo Núcleo Museológico Casa Manuel Teixeira Gomes.