Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by advisor "Bernardo, Maria do Rosário Matos"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de sistemas de informação de logística hospitalar: estudo do Hospital Particular da MadeiraPublication . Silva, Francisco Nuno Ferreira da; Bernardo, Maria do Rosário MatosAs Tecnologias e os Sistemas de Informação vieram dotar os profissionais de logística com meios digitais e computorizados, capazes de agregar dados de todas as transações diárias para suportar as atividades e melhorar o processo de tomada de decisão. Neste sentido, a utilização destas ferramentas deverá refletirse na eficiência e na produtividade organizacional. Esta investigação pretende contribuir para a compreensão dos processos de logística que decorrem no Hospital Particular da Madeira (HPM), aferindo de que forma o sistema de informação disponibilizado impacta as atividades do departamento. Para atingir este objetivo, foi seguida a metodologia de Estudo de Caso e adotado o referencial teórico publicado por DeLone & McLean (1992, 2003), no qual os autores relacionam o sucesso de um Sistema de Informação com seis dimensões, admitindo que a satisfação do utilizador é fundamental. Para coletar os dados essenciais à aplicação do modelo recorreu-se, como método principal, ao questionário, que foi distribuído por todos os colaboradores do departamento de logística. As conclusões desta investigação apontam para a necessidade de melhorias no sistema de informação disponibilizado, evidenciando que os utilizadores estão, de forma geral, insatisfeitos com o suporte providenciado. Porém, os inquiridos acreditam que o sistema tem algum potencial que se encontra desaproveitado e que, se explorado, poderia impactar positivamente as atividades diárias. São apresentadas sugestões de melhoria, com base nas opiniões expressadas pelo departamento.
- A Blockchain no sistema de gestão da qualidade dos produtos pré-esforçados em betãoPublication . Rocha, Paulo Joaquim de Jesus; Bernardo, Maria do Rosário MatosA indústria dos produtos pré-esforçados em betão é uma indústria que sente algumas dificuldades no incremento de novas tecnologias, já a tecnologia Blockchain, tem demonstrado ser uma tecnologia cujas propriedades, podem trazer vantagens nas mais diversas aplicações onde já se encontra implementada. Desta forma, com o intuito de contribuir para uma maior integração da tecnologia nesta indústria, e mais especificamente no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dos produtos pré-esforçados, esta pesquisa exploratória, utilizando o estudo de caso como estratégia e o questionário como técnica de recolha de dados, para dar resposta à questão: “Como pode a tecnologia Blockchain ser aplicada no sistema de gestão da qualidade dos produtos préesforçados em betão?”. Assim, ao longo da pesquisa, foram aplicados questionários aos diferentes departamentos da empresa Pavinorte e a especialistas em tecnologia Blockchain. Os resultados obtidos, após terem sido analisados, foram relacionados com a literatura disponível, permitindo concluir que a tecnologia Blockchain pode ser aplicada ao SGQ dos produtos préesforçados em betão e que a utilização de uma rede Blockchain Federada, em que cada departamento funcione como um nó da rede, com a possibilidade de alargamento a fornecedores e projetistas, é uma boa solução para a integração da tecnologia Blockchain no Sistema de Gestão da Qualidade dos produtos pré-esforçados em betão., contribuindo, desta forma, para que este se torne mais eficaz e eficiente na sua atuação ao longo de todo o ciclo de vida destes produtos.
- Competitividade na indústria seguradora não vida em Portugal: impactos da estrutura de mercado e modelos de negócio na sua performance entre 2008 e 2022Publication . Silva, António Fernandes da; Bernardo, Maria do Rosário MatosA atividade seguradora é essencial para mitigar a incerteza associada à vida das pessoas e das empresas protegendo-as perante uma variedade de riscos prováveis de ocorrência futura. Nas especificidades da atividade da indústria seguradora destacam-se o paradoxo da aversão ao risco assente no modelo de input e output diferido e no processo de tratamento da assimetria da informação materializada na seleção adversa e risco moral. As características de estabilização económica e social sustentam-se na regulamentação e supervisão comum da European Insurance Occupational Pensions Authority (EIOPA) a nível da União Europeia, com a harmonização da atividade baseada no princípio do passaporte único entre os Estados Membros, para garantir competitividade aos operadores e proteger os consumidores de seguros. A eficiência técnica e a performance de cada seguradora, baseando-se na mutualização dos riscos, são impactadas pela estrutura de mercado e decisões de gestão, quanto à entrega de valor aos consumidores de seguros e sua captura para os investidores através dos modelos de negócio adotados. A investigação realizada para o setor segurador não vida em Portugal, entre 2008 e 2022, baseou-se em dois modelos econométricos para analisar a rentabilidade financeira e técnica das vendas como fatores de competitividade a partir dos modelos de negócio. Concluiu-se que o mercado de seguros não vida em Portugal apresentou uma concentração moderada não limitando a competitividade nem condicionando as rentabilidades financeiras e técnicas das seguradoras. Os modelos de negócio mais eficientes contribuíram para ganhos de quota, sendo mais impactados pelas decisões de gestão do que pela estrutura de mercado.
- Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitaisPublication . Loução, Isabel Maria; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Carvalho, LuísaO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.
- Gestão da segurança da informação em uma organização aduaneira: estudo do sistema ASYCUDAPublication . Rodrigues, Edson Samuel Gomes; Bernardo, Maria do Rosário MatosO aumento da dependência de informações, por parte das organizações, levou a um aumento da necessidade de integridade, confidencialidade e disponibilidade dessas mesmas informações. Nesse sentido, o presente trabalho procurou estudar os processos de gestão da segurança da informação em uma organização aduaneira, a fim de identificar os principais elementos dessa gestão. Para isso, foi necessário abordar alguns conceitos fundamentais, designadamente: valor da informação, sistemas de informação e segurança da informação. Para alcançar os objetivos da investigação, foi elaborado um estudo sobre o Sistema de Gestão Aduaneiro – ASYCUDA, tendo sido analisandos aspetos relevantes como o conceito, o contexto histórico, a arquitetura e as principais funcionalidades desse sistema. Como resultado da investigação, foi proposta a implementação de um framework das boas práticas de Gestão da Segurança, visando a proteção dos Sistemas de Informação das Organizações. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas: entrevistas informais; pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Cocluiu-se que, com a adoção de boas práticas em Segurança da Informação, as organizações podem diminuir os riscos de insegurança, gerando maior valor e garantindo que os investimentos estejam alinhados às estratégias organizacionais. Constata-se, portanto, que quanto mais efetivos forem os mecanismos utilizados para a manutenção da Segurança da Informação, melhor será o desempenho na gestão dos sistemas de informação dentro das organizações.
- Gestão de stocks e sua aplicação no contexto de uma empresa comercial: a Inseltec Soluções, LdaPublication . Ikbal, Sádia; Bernardo, Maria do Rosário MatosEnaltecendo as tecnologias da atualidade, quer em termos empresariais quer a nível global, pretendeu-se neste trabalho realizar um estudo da sua implementação na organização Inseltec Soluções, Lda, mais concretamente no departamento de gestão de stocks, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre como melhorar o seu sistema interno, de modo a melhorar a eficácia operacional. A investigação aprofundou diferentes formas de gerir os stocks da organização, focou não só os modelos de gestão de stock existentes, para auxiliar no que se refere ao ponto de equilíbrio dos stocks e seus custos, uma vez que a detenção de stocks implica custos seja de armazenamento, manuseamento e outros, mas também uma gestão administrativa com o apoio em ferramentas informáticas, como os sistemas de informação para gestão (SIG) aplicados à gestão de stocks. Pretendeu-se determinar a melhor forma de gestão de stocks a aplicar à empresa, de forma a atingir a eficácia operacional seja em termos financeiros seja em termos de satisfação dos clientes. A Inseltec Soluções, Lda é uma empresa moçambicana, cuja atividade consiste na importação e distribuição de tabaco a nível regional das marcas internacionais Black Devil (holandesa) e Pine (coreana). O estudo teve como objetivo minimizar erros humanos, devido ao sistema atualmente em uso, relativamente a falhas de stock em armazéns, reduzindo seus custos e obtendo dados de forma mais eficiente e correta. O estudo aplicado incidiu na análise de duas opções de implementação de software na empresa, tendo-se concluído que o software Gestwin, atendendo às necessidades e especificidades da empresa, será a melhor opção a implementar.
- A qualidade centrada no utente: estudo de casos de dois hospitais públicosPublication . Silva, Marta Sofia Martinho Biscaia da; Bernardo, Maria do Rosário MatosAumentar a qualidade nos cuidados de saúde relaciona-se diretamente com a melhoria contínua dos cuidados centrados no utente (IOM, 2001). Estratégias que visem promover políticas de gestão da qualidade centradas no utente, são essenciais para monitorizar e garantir a implementação deste novo paradigma de saúde. Objetiva-se com o estudo, através da avaliação da perceção dos gestores com funções de qualidade em ambos os hospitais e, da análise documental das políticas de qualidade centrada no utente existentes, propor um conjunto de estratégias de melhoria da qualidade que promovem a implementação da abordagem de gestão da qualidade centrada no utente. A metodologia de investigação utilizada assenta num paradigma interpretativo de natureza qualitativa, operacionalizada por um estudo predominantemente descritivo, comparativo e exploratório através do estudo de casos. Os instrumentos de colheita de dados foram a pesquisa documental, o questionário adaptado “Where Do We Stand” (IPFCC, 2008) e a entrevista. O método de tratamento foi a análise de conteúdo e a estatística descritiva com recurso ao software SPSS 29. Os resultados obtidos, reiteram a existência de uma fraca cultura de qualidade centrada no utente em ambos os hospitais tendo por base as dimensões dos cuidados centrados no utente e os determinantes organizacionais analisados. Nesse sentido, foi realizada uma proposta de estratégias de melhoria das políticas de gestão da qualidade centrada no utente para ambos os hospitais.
- O Smart governance na promoção e concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável: um modelo conceptual aplicado a smart cities do litoral norte de PortugalPublication . Lima, Miguel Carlos de Azevedo da Cunha; Bernardo, Maria do Rosário MatosO modelo conceptual SmartODS proposto, no âmbito da presente investigação, tem por objetivo conhecer o nível de implementação do conceito de smart governance nos municípios do litoral norte de Portugal, através da análise da atividade das cidades, a partir dos seus principais projetos. Este modelo permite uma aproximação eficaz e eficiente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS, para a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, ONU, daí a sua relevância. Nesta análise territorial, foram aplicadas técnicas multicritério, as quais convergem para indicadores de sustentabilidade, relacionados com as dimensões chave das smart cities. O racional desta medida é que permite dinamizar uma ferramenta integrada com os sistemas de gestão, vertidos para indicadores de desempenho, os quais são promotores de melhoria contínua, transparência e participação, em termos do smart governance, o qual é alavancado pela presença digital e pela proliferação dos e-services. O modelo pretende conhecer o grau de implementação dos projetos smart sustentáveis, baseando-se no estudo exploratório ao referencial bibliográfico e ao estado da arte sobre governança, egovernance, smart governance, smart cities, vetores e políticas smart, enquadradas com a digitalização e evolução das tecnologias de informação e comunicação, e integradas nos padrões internacionais e normativos para o desenvolvimento sustentável. Como trabalho empírico, aplicou-se o modelo a projetos de três cidades, classificadas na literatura como smart cities - Porto, Aveiro e Águeda - através do estudo dos indicadores de desempenho e posicionamento estratégico para a sustentabilidade e e-services. Conclui-se que a região estudada carece de projetos, públicos e privados, integrados com o plano estratégico para a governança participativa, de forma eficaz e eficiente, com vista à promoção da sustentabilidade, inclusão e resiliência das cidades e das comunidades.