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  • Dive Pod case study
    Publication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago
    Vídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licencatura de Gestão.
  • Fostering entrepreneurship intentions: the role of entrepreneurship education
    Publication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Jardim, Jacinto; Wittberg, Volker
    To foster economic development, entrepreneurship is a crucial pillar. Young people and especially students are potential entrepreneurs, whereas education is crucial to promote capabilities and to pursue intentions. In this research we study the importance and effect of the personal characteristics of students, the inherent psychological factors, and the influence of education and training to promote entrepreneurial intentions. From our sample of 1750 students, we conclude about the importance of entrepreneurial education to promote entrepreneurial spirit and develop entrepreneurial intentions. Our results highlight the importance of proposing entrepreneurship education, especially to younger girls in regular education but also to older boys in vocational education. In this sense, this research closes a gap in literature by demonstrating that entrepreneurial education is an important aspect to promote entrepreneurial intentions, despite some inherent adverse psychological conditions on these younger students for entrepreneurship development.
  • A inclusão de estudantes com deficiência visual ou auditiva no ensino superior em Portugal
    Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José
    No âmbito do questionário dirigido a estudantes deficientes visuais ou auditivos do ensino superior, 9,4% entende que não poderia escolher outra área devido à sua deficiência. A maioria dos estudantes necessita de adaptações totais ou parciais dos materiais de aprendizagem e das aulas, da receção antecipada dos materiais de estudo, e de mais materiais em suporte informático. Os estudantes não estão muito satisfeitos com a relação da IES com a sua deficiência, com a experiência de aprendizagem, e com o impacto que as barreiras têm no seu processo de aprendizagem. No entanto, consideram que as barreiras não são muito determinantes em termos seu processo de avaliação. Cerca de um terço dos inquiridos considera ter menor sucesso do que os outros estudantes devido à sua deficiência. Cerca de um terço das IES inquiridas não tem uma estrutura ou pessoa de apoio e acompanhamento dos estudantes com deficiência. Nos serviços a adaptações disponibilizados pelas IES, poucas instituições disponibilizam previamente materiais e recursos especiais, aposta em formação dos professores e em serviços/profissionais especializados, ou elabora relatório técnico-pedagógico para apoiar os professores na adaptação das provas e dos recursos. Os principais obstáculos enfrentados pelos docentes são as dificuldades em identificar as necessidades dos alunos e em adequar a sua atuação. Face ao inquérito realizado conclui-se que as IES em Portugal ainda têm um longo caminho para percorrer no sentido de melhorar a inclusão académica e social dos estudantes com deficiência visual ou auditiva.
  • Redes sociais virtuais e tecnologias da informação e da comunicação no sector da saúde: linhas de força e desafios
    Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Jacquinet, Marc
    O sistema de saúde, por razões políticas e pela própria evolução do sector, correspondendo aos interesses e às necessidades dos prestadores de serviços e dos utentes, tem vindo a introduzir sistematicamente e de maneira crescente as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no âmbito do funcionamento e da gestão do sistema nacional de saúde e das entidades que nele actuam. O presente trabalho basear-se-á numa cuidada revisão da literatura sobre saúde e em particular sobre saúde electrónica assim como o estudo de vários relatórios de avaliação de políticas ou execução de medidas e de sites em que recolhemos os primeiros dados sobre o impacto das TIC e das redes virtuais no sector. A globalização e a reestruturação dos processos de trabalho relacionam-se com esta mudança assim como os utentes e os profissionais do sector. Neste trabalho propomos uma definição da saúde electrónica e das traves mestras das transformações actuais, como a emergência de um modelo de gestão: a saúde electrónica ou e-health. Central a esta nova realidade emergente são as redes sociais virtuais ou online e que constituem a pedra angular da saúde electrónica. Na parte final, procedemos a uma breve caracterização da evolução internacional no sector, analisando as práticas mais recentes.
  • Especificidades dos negócios familiares
    Publication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago
    Neste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral.
  • Conditions for entrepreneurship development in creative industries in Portugal
    Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José
    Creative Industries are at the core of the development of modern societies, fuelling innovation and promoting the development of new business models. However, the adequate conditions for the development of Creative Industries is not usually spontaneous, and must be developed. At the same time, likewise other types of entrepreneurs, creative entrepreneurs present some idiosyncratic characteristics that make them “special”. In the present paper we present the preliminary results for Portugal, of a large study conducted among creative entrepreneurs in some Southern European countries and in the UK, under an EU project. The principal objective of this paper is to present the conditions that established creative entrepreneurs in Portugal consider vital for their establishment and the inherent development of their businesses. We conclude that the development of creative entrepreneurship has implicit specific characteristics that differentiate it from the overall entrepreneurship picture, and that creative entrepreneurs, although present also some differences according to the different sectors of creative industries considered, are in themselves different from the general entrepreneurs. This may have consequences at the level of public policies’ conception and implementation that must be considered by the countries that want to promote entrepreneurship in creative industries.
  • Business intelligence standardization and corporate strategy : a paradox
    Publication . Jacquinet, Marc; Porfírio, José; Carrilho, Tiago
    Market evidence suggests the increased investment of companies in BI systems to feed their strategy processes. The change in the strategy fundamentals increases substantially the value of information for both strategies’ implementation and control. One domain neglected is the use of BI systems for strategy conception. And this is something increasingly important in today’s constantly changing world of business, where new information in a knowledge economy is usually synonymous of more added value and competitiveness. However, together with this tendency, we experience a general trend for BI systems standardization, a dominant movement for BI solutions providers to standardize processes in order to take advantage of learning curves and processes, and economies of scale and scope. Considering that each strategy should be unique, and departing from the principle that BI systems are closely related with corporate strategy, it seems that there is a double paradox in BI markets that companies should solve as soon as possible, in order to take the most out of the momentum of BI markets.
  • Promoting entrepreneurship in cultural and creative industries in Europe: creative industries entrepreneur’s network : the CINet project
    Publication . Porfírio, José; Hassid, Joseph; Carrilho, Tiago
    CINet, the Creative Industries Network of Entrepreneurs was a project inspired in the unique ecology of Nottingham’s creative industry sector. The project was funded by the European Commission under Leonardo da Vinci Transfer of Innovation Program (cinet.eu.uab.pt) CINet brings together creative industry clusters in Nottingham, Greece, Portugal and Spain. Its aim was to facilitate shared learning amongst entrepreneurs and to promote entrepreneurship in the Cultural and Creative Industries (CCI) by developing the conditions for learning and collaborative advantage within small firm clusters. CINet Partners came from several southern European countries (Portugal, Spain, Greece and France), the UK and Romania. They were: • Universidade Aberta, Lisbon (Portugal) – Project Coordinator • UK WON (UK Work Organisation Network) • Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona (Spain) • University of Piraeus Research Centre-UPRC, Athens (Greece) • Association for Education and Sustainable Development (Romania) • DNA, Cascais (Portugal) • Media Deals Association (France) CINet developed an acceleration program that was offered through three main modalities: full eLearning; blended-learning and full face-to-face training. This permitted to test the different conditions and respective advantages and drawbacks of training entrepreneurs. The outcomes of the project allowed the creation of a network of creative entrepreneurs between the three Southern European Countries involved; an improvement of knowledge concerning important differences deriving from the different type of entrepreneurship training delivery, and also the need to consider different cultural conditions when defining public policies and actions concerning entrepreneurship development in CCIs.
  • Tecnologia e criação de negócios: o caso das indústrias culturais e criativas
    Publication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago
    O Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) foi a base para a conceção e implementação de uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, tendo sido adotada a modalidade de blended learning (b-learning). O curso foi maioritariamente dirigido a jovens em situação formal de desemprego em Portugal, Espanha e Grécia. Ao b-learning são inerentes desafios e vantagens que permitem enriquecer modelos pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas: 1) a flexibilidade espácio-temporal favorece os empreendedores para melhorarem e capacidade de gestão do seu tempo; 2) a disponibilidade de recursos vídeo e de texto virados para a prática e simples de apreender; 3) os fora permitem a partilha de informação e experiências com os colegas, bem como esclarecer dúvidas. As sessões com base em videoconferência e presenciais constituíram um complemento muito útil ao e-learning na medida em que permitiram esclarecer dúvidas relativas os objetivos de cada atividade em cada módulo, marcar o ritmo do curso, refletir de forma crítica sobre vertentes chave específicas dos seus modelos de negócio, e permitiram aos formandos contactar de forma síncrona com empreendedores das indústrias criativas dos outros países dos parceiros do Projeto e com empreendedores incubados na DNA Cascais (um dos parceiros do Projeto). Concluiu-se sobre a importância do recurso à tecnologia para a dinamização e impacto dos programas de aceleração de empresas, nomeadamente no âmbito das Industrias Culturais e Criativas (ICCs), tão impactantes na inovação económica.
  • Liderança e sucessão nos negócios familiares
    Publication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago
    Neste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, dono e CEO da empresa Conservas Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral, com um foco particular no tema da Liderança e Sucessão.