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Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) foi a base para a conceção e implementação de uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, tendo sido adotada a modalidade de blended learning (b-learning). O curso foi maioritariamente dirigido a jovens em situação formal de desemprego em Portugal, Espanha e Grécia.
Ao b-learning são inerentes desafios e vantagens que permitem enriquecer modelos
pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas: 1) a flexibilidade espácio-temporal favorece os empreendedores para melhorarem e capacidade de gestão do seu tempo; 2) a disponibilidade de recursos vídeo e de texto virados para a prática e simples de apreender; 3) os fora permitem a partilha de informação e experiências com os colegas, bem como esclarecer dúvidas.
As sessões com base em videoconferência e presenciais constituíram um complemento muito útil ao e-learning na medida em que permitiram esclarecer dúvidas relativas os objetivos de cada atividade em cada módulo, marcar o ritmo do curso, refletir de forma crítica sobre vertentes chave específicas dos seus modelos de negócio, e permitiram aos formandos contactar de forma síncrona com empreendedores das indústrias criativas dos outros países dos parceiros do Projeto e com empreendedores incubados na DNA Cascais (um dos parceiros do Projeto).
Concluiu-se sobre a importância do recurso à tecnologia para a dinamização e impacto dos programas de aceleração de empresas, nomeadamente no âmbito das Industrias Culturais e Criativas (ICCs), tão impactantes na inovação económica.
Description
Keywords
ICCs Blended learning Aceleração de negócios Empreendedorismo
Pedagogical Context
Citation
Publisher
SkillsResearch