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  • O presidente é o fusível de segurança do sistema: discurso de comemoração do mandato presidencial e diálogo subsequente: construção do ethos de proximidade e de autoridade
    Publication . Seara, Isabel
    Fiel a uma tradição retórica clássica, o atual Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, baseou o seu discurso oficial, no momento de comemoração de dois anos do seu mandato, num ritmo binário que está em consonância, de resto, com o título do livro "Dois anos depois: júbilo e tragédia", que lançou no mesmo dia, 9 de março de 2018, no Palácio de Belém, dia em que iniciou o terceiro ano de mandato presidencial. O objetivo principal deste estudo é analisar a construção da imagem de proximidade e de autoridade do locutor, no discurso oficial proferido nesse dia (duração 7 minutos) e nos quase 40 minutos subsequentes de respostas aos jornalistas, numa perspetiva marcadamente pragmático-discursiva. Assim, a análise assenta em pressupostos teóricos do campo da análise do discurso (Charaudeau, 2013, 2014; Maingueneau, 2005; Plantin, 2008; Amossy, 1999), nomeadamente da análise do discurso político (Marques, 2014). Em sintonia com Marques (2014) que afirma que os discursos presidenciais permitem descortinar posturas políticas, antever posicionamentos ideológicos e confirmar a construção da autoridade presidencial, consideramos que os discursos em análise evidenciam “o que de bom e de dramático” se passou, mas sobretudo apresentam os cinco desafios que o Presidente elenca para o futuro do país, assumindo-se pessoalmente como “fusível de segurança do sistema”. No diálogo com os jornalistas, o Presidente convoca uma dimensão pessoal, lembrando marcas autobiográficas, das suas vivências profissionais anteriores, que estão na base da construção de um ethos de proximidade e, simultaneamente, de autoridade.
  • A atenuação como estratégia verbal de aproximação e de cortesia
    Publication . Seara, Isabel
    Numa perspetiva pragmático-discursiva, constatamos que o princípio da delicadeza é frequentemente determinante na atenuação da força ilocutória de determinados atos do discurso e que o uso de atenuadores (Brown& Levinson 1987) permitem suavizar os FTAs, tornando-os menos ameaçadores para as faces dos interlocutores, configurando, assim, um processo de atenuação. Partiremos, assim, da definição de atenuação de BRIZ que sublinha que a atenuação é um mecanismo estratégico de distanciamento linguístico da mensagem e, por sua vez, de aproximação do outro. “(En efecto, la atenuación es un mecanismo estratégico de distanciamiento lingüístico del mensage y a la vez de acercamiento social (lingüisticamente, atenuación significa distancia del mensaje; socialmente, atenuación significa acercamiento al otro”. (2014: 86) De acordo com a classificação de Kerbrat-Oreccioni (1992: 200-233), os atenuadores linguísticos podem ser procedimentos substitutivos de figuração e procedimentos aditivos de figuração, sendo estes os que acompanham a formulação direta e que podem ser expressos através de enunciados de prefiguração, fórmulas reparadoras, desarmadores, minimização, adulação e modalização. Neste texto vamos deter-nos nos procedimentos aditivos de figuração, nomeadamente os que ocorrem em enunciados de prefiguração que acompanham atos de pedido, com fórmulas reparadoras (desculpas e justificações) e, ainda, o uso de formas nominais elogiosas que têm como funções a prevenção ou a reparação, questionando de que forma estão ou não ao serviço da cortesia.
  • Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância
    Publication . Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O Projeto Acessibilidades existe na Universidade Aberta desde outubro de 2008. Desde esta data tem desenvolvido a sua ação em ambiente virtual, tendo por objetivo ajudar e promover a colaboração entre estudantes com dificuldades físicas e sensoriais de acesso aos cursos online da UAb. O presente artigo é constituído por duas partes. Na primeira, apresenta-se o projeto e o perfil dos estudantes que o integram. Na segunda parte, a ação e importância do projeto são exemplificadas com a apresentação de casos específicos de resolução de dificuldades que resultaram no desenho de procedimentos e de estratégias conducentes a uma maior inclusão em ambiente tecnológico de ensino a distância. O perfil dos estudantes e as suas principais necessidades foram identificados graças à análise quantitativa e qualitativa das respostas a questionários online, e à observação de reflexões e debates ocorridos no espaço de diálogo do projeto acessibilidades. Três grandes núcleos de questões foram identificados: 1) a interação docente / estudante e a inerente identificação e valorização das situações que justificam adaptações didáticas e/ou curriculares, 2) o acesso a materiais de estudo adaptados às necessidades dos estudantes, e 3) a adequação do espaço físico e temporal das provas presenciais aos diferentes estudantes. A resposta aos problemas identificados induziu o estabelecimento de diretrizes que procuraram encontrar a justa medida entre a uniformização de protocolos ou procedimentos e o primado da flexibilidade e da adaptabilidade aos casos concretos. Foram promovidas estratégias específicas, de fácil realização e cruzadas por múltiplas vias para evitar perdas de informação, por forma a ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, visando, assim, o cumprimento do objetivo de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
  • Questões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiais
    Publication . Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, Isabel
    Considerando a linguagem de um ponto de vista enunciativo e interacional e por meio de uma metodologia que consiste em recensear regularidades de uso, o presente estudo visa mostrar alguns resultados que decorrem da análise comparativa e constrastiva de textos instrucionais constantes de unidades curriculares lecionadas em sistema de e-learning, numa universidade portuguesa e numa universidade brasileira, que prestam exclusiva ou particular atenção a esta forma de ensino. As análises focalizam o uso da linguagem em textos instrucionais e buscam estabelecer critérios para a avaliação sobre a adequação da linguagem utilizada, privilegiando, numa dimensão discursivo-pragmática, a eficácia desses enunciados. Observa-se sobretudo a preocupação com a interação que promove a dimensão colaborativa que, neste tipo de ensino, deve ser incentivada. Privilegiar-se-á a análise focalizada em estratégias verbais que estão ao serviço da dimensão colaborativa, nomeadamente as estratégias de cortesia e a construção da dimensão intersubjetiva. Apresenta-se uma abordagem comparativa, a partir da qual se confrontam os resultados de análise do texto português com o brasileiro.
  • Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
    Publication . Casotti, Janayna; Seara, Isabel
    As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.
  • L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais
    Publication . Seara, Isabel; Viola, Ana Isabel
    L’une des fonctions du parlement est d’exercer le contrôle politique des actes du gouvernement, certes, mais on constate que le but de la confrontation verbale n’est pas parvenir à un consensus, dans la plupart des cas, mais plutôt manifester un désaccord qui relève des intérêts divergents et qui, d’autre part, vise marquer la position du parti politique auquel on appartient. Or, s’il n’est pas rare que l’antagonisme d’opinions se fasse par le recours à une argumentation (et contre-argumentation) émotive, il y en a des cas où il ne s’agit plus de marquer un point de vue, mais d’attaquer de façon violente la face de l’adversaire, notamment par des procédés d’attaque personnel ad hominem qui visent la disqualification et la ridiculisation de l’autre. En tant que députées de l’opposition, les femmes politiques jouent un rôle de dénonce et de protestation au sein du débat parlementaire qui ne peut pas passer inaperçu, par la forte implication émotionnelle qui révèle leur véhémente argumentation. Nous nous proposons donc étudier les fonctions des émotions dans l’argumentation par l’analyse des procédés rhétoriques et argumentatifs de quelques extraits d’échanges verbales polémiques de débats parlementaires portugais dans les dernières années de crise économique. On observe que le recours à l’indignation vise discréditer l’adversaire en tant qu’il révèle des stratégies de positionnement politique et prévoit la projection d’un certain ethos politique aux dépends de l’autre. En autre, l’émotion dans le discours est un instrument de persuasion qui ne cherche pas l’adhésion de l’adversaire, mais d’un tiers.
  • L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discours
    Publication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle Simões
    A obra reúne os textos que foram apresentados no Colóquio Internacional L´implicite dans les langues romanes : langue, texte, discours, que se realizou na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. Neste volume coligem-se os textos de grande parte dos participantes neste colóquio, colegas, amigos e discípulos da Professora Maria Helena Araújo Carreira, pelo que este volume configura também uma homenagem. A Professora Maria Helena Araújo Carreira é unanimemente respeitada como pilar fundamental nos estudos de língua, literatura e cultura portuguesas, no mundo, tendo sabido superiormente ampliá-los, compará-los e contrastá-los com os estudos em línguas românicas, sendo capaz de reunir pessoas de todas as latitudes que se dedicam a este campo transdisciplinar, como aqui fica inequivocamente testemunhado.
  • Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel
    Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância.