Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Acessibilidades_Daniela.pdf538.59 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância.

Description

Keywords

Ensino a distância Ensino superior Inclusão Tencologia da informação e comunicação

Pedagogical Context

Citation

Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel - Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior . "Revista Teoria e Prática da Educação" [Em linha]. ISSN 2237-8707. Vol. 16, nº 1 (2013), p. 7-19

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue