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- Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitaisPublication . Correia, Joana Duarte; Henriques, Susana; Trindade, Sara DiasApesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (2020), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores do Ensino Básico e Secundário, mostram como os professores foram obrigados a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade.
- Os media digitais nos processos de identidade, pertenças transnacionais e integração : estudo de caso de imigrantes brasileiros no concelho de GrândolaPublication . Correia, Joana Duarte; Albuquerque, RosanaIn the twenty-first century, with globalization in all its aspects - financial flows worldwide, regulatory institutions of world trade, network communication or international migration – we witnessed the outbreak of a world increasingly articulated worldwide. In this "network society", the digital media have transformed the social life, creating new forms of action and interaction that have revolutionized and brought a new glow to the phenomenon of immigrant transnationalism. It is therefore necessary to investigate the role of digital technologies for the development of networks established between transmigrants and what are the consequences in the identity level for these "technological nomads". The main objective of this research is to find answers to a key question: what is the role of digital media in identity processes, transnational belonging and integration of Brazilian immigrants living in the small town of Grândola? To this end, through a case study, semi-structured interviews were conducted to ten people belonging to the Brazilian community, witnesses of different places and incorporation modes in the economy and Portuguese and grandolense society. The results show that the digital media, especially the Internet, allow immigrants to find and reinvent their country of origin and create ties in the host society, offer opportunities to interact with their peers and with local communities, and consolidate transnational public spheres, while networks of excellence to / link and contact between migrants individuals together, societies of origin and host societies. Thus, it will be of utmost importance to continue to study the true implications of new technologies on the lives of immigrant communities.
- Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarizaçãoPublication . Aires, Luísa; Melro, Ana; Correia, Joana Duarte; Ponte, Cristina; Azevedo, JoséEste artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011). A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).
- A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em PortugalPublication . Machado, Sónia; Correia, Joana Duarte; Moreira, J. AntónioNa atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.
- Portuguese primary and secondary education in times of COVID-19 Pandemic: an exploratory study on teacher training and challengesPublication . Henriques, Susana; Correia, Joana Duarte; Trindade, Sara DiasThe discussion about the use of digital technologies in education is not new. However, the COVID-19 pandemic and the total closure of schools around the world, that forced millions of students to attend their classes from home, has demonstrated the importance of this discussion. It has highlighted the need to revisit debates about the interactions between technology and education, and the added value of digital resources to enhance the educational process. This article, based on an exploratory analysis, aims to understand how the transition from face-to-face to digital was accomplished in Portuguese primary and secondary education, namely regarding teacher training and the difficulties experienced during the emergency remote education period. The data analysed in this article were collected through an online questionnaire, disseminated through online social networks, and answered by 136 Portuguese primary and secondary education teachers. The questions focused on this article were open-ended, and the information collected was analysed using content analysis methodology. The results show how teachers have been forced to modify their pedagogical work, the importance of training, and the inherent challenges and critical reflections associated with the process, as well as the opportunities presented in a post-pandemic educational reality.
- Mediating towards digital inclusion: the monitors of internet access placesPublication . Aires, Luísa; Santos, Rita; Días de la Guardia, Javier; Lima, Catarina; Correia, Joana DuarteLocal dynamics play a key role in individual and collective empowerment for digital literacy and citizenship. This paper presents the results and reflections from a broader investigation into the public Internet access places in Portugal in the inland municipalities of the country's coast, undertaken by ObLID Network. Specifically, we intend to reflect on the actual mission of these places and reveal the actual profile, activities and training needs of their monitors and coordinators. In the first stage of the empirical study, several documents available on the Internet Spaces Network are analyzed. In the second stage, a questionnaire was applied to monitors and coordinators of the Internet access places, in seventeen Portuguese municipalities. The research results warn of the need to redefine and clarify the social and educational value of Internet spaces, indicating that the dominant activities of monitors in the Internet access places do not induce the foster of literacy and digital inclusion of the most vulnerable groups. In this context, actions are proposed that can contribute to improving the mission of Internet places, as well as the training quality of their monitors and coordinators. Internet Access Spaces, made available by municipalities, should be used to promote digital literacy programs, for individuals and groups.
- EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológicaPublication . Correia, Joana Duarte; Henriques, SusanaNa sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.
- Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educaçãoPublication . Trindade, Sara Dias; Correia, Joana Duarte; Henriques, SusanaO impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.
- Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superiorPublication . Moreira, J. António; Correia, Joana Duarte; Trindade, Sara DiasA evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mudanças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade educativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o Ensino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos desenvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
- Literacy(ies) and skills in times of digital education: exploring communication and interaction in digitally mediated learning worldsPublication . Correia, Joana Duarte; Henriques, Susana; Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Seabra, FilipaThis article seeks to explore the notions of literacy(ies) and competences in times of digital education. The aim of the study was to understand, from perspectives of experts, what literacy(ies) and competences are in digital teaching-learning contexts, how they are operationalised, which strategies can be used for their development, and what are the opportunities and challenges for their application in digital education. Through a qualitative approach, four experts were interviewed as privileged informants in their areas of expertise. The individuals interviewed are academics with extensive research in the areas of literacy(ies), digital and infocommunication skills and digital education. The interviews were conducted during the first quarter of 2023, as part of a larger ongoing study - digital and infocommunicational competences in virtual learning environments: practices in e-learning curricular units in Portuguese Higher Education. According to these experts, digital is largely responsible for the recent changes in the world, but the most important thing is not learning or teaching digital: it is developing citizens' skills or competences, exploring communication and interaction in digitally mediated learning worlds. This demands the mobilization of competences to search and exchange information, and to interact with another people in digital environments. This can help citizens become more confident, critical, and open-minded users of today’s technologies.