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A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal

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Na atualidade, a utilização e apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), permitem a criação de novos espaços e tempos de vida social, educativa e cultural. Esta nova era do conhecimento, de transição digital, assumida na forma de rede e alimentada pelas TIC, abre diferentes possibilidades para o entendimento de conceitos como o de inclusão, e de capital cultural e social. Neste cenário importa pensar onde se situam as pessoas em situação de privação de liberdade, a cumprirem penas em presídios. O presente estudo procura explorar a perceção dos atores presentes em ambiente prisional, quer dos trabalhadores quer daqueles que cumprem as penas a que foram condenados, perceção essa relativa aos processos formativos para futura reinserção social, bem como para a não reincidência. Para o efeito foram entrevistados membros da direção, técnicos superiores de reeducação, professores, guardas prisionais e reclusas de um presídio feminino em Portugal. Os resultados mostram a importância de investir numa educação enriquecida com o digital, mas revelam também as fragilidades, as limitações e as diferentes visões dos atores envolvidos no processo.
Today the use and appropriation of Information and Communication Technologies (ICT), allow the creation of new spaces and times of social, educational and cultural life. This new era of knowledge, of digital transition, taken in the form of a network and fed by ICT, opens up diff erent possibilities for the understanding of concepts such as inclusion, cultural and social capital. In this scenario, it is important to think about the situation of persons deprived of their liberty, serving sentences in prisons. This study seeks to explore the perception of the actors present in prison environment regarding the formative processes for future social reintegration, as well as for non-recurrence. To this end, board members, senior rehabilitation workers, teachers, prison guards and female prisoners in Portugal were interviewed. The results show the importance of investing in digital education, but also reveal the weaknesses, limitations and diff erent views of the actors involved in the process.

Description

Keywords

Educação a distância Tecnologias digitais Presídios Inclusão digital Education Formation Prisons Digital technologies Inclusion

Citation

MACHADO, Sónia, CORREIA, Joana, & MOREIRA, J. António (2019). A importância do ensino e da aprendizagem em ambiente prisional e a emergência da educação digital num presídio feminino em Portugal. TICs & EaD em Foco. São Luís, 5 (2), 4-22, out./dez. 2019

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