Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Grünhagen, Sara

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A cor dos cabelos de Deus: a oficina de escrita de José Saramago
    Publication . Grünhagen, Sara
    Os romances de José Saramago destacam-se pelo modo como revisitam narrativas e cânones variados: é o caso de "O ano da morte de Ricardo Reis" (1984) e de "O evangelho segundo Jesus Cristo" (1991), que estão entre os mais significativos do autor e que são analisados neste ensaio. Trata-se de entrar na oficina de Saramago para investigar o modo como a sua escrita se constrói a partir de outras criações e para compreender parte daquilo que constitui a sua assinatura literária, o seu estilo. Se é certo que a obra de Saramago configura um testemunho notável de um momento da História e da Literatura portuguesas, a sua escrita também chama a atenção porque se insere em uma conversa crítica e literária que é contínua, que não começa nem termina com ele e que não se fecha em si mesma.
  • Passages de Paris. Dossier temático de Literaturas de Língua Portuguesa e outras artes
    Publication . Grünhagen, Sara
    Dedicado especificamente às Literaturas de Língua Portuguesa, este número da revista Passages de Paris reúne uma série de artigos que analisam o diálogo constante e variado que narrativas produzidas por escritores e poetas portugueses e brasileiros estabelecem com outras expressões artísticas. São vários os autores cuja obra é revisitada no presente dossier, entre os quais Cesário Verde, Fernando Pessoa, José Saramago e José Cardoso Pires, no contexto português, e Mário de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Manoel de Barros, no contexto brasileiro.
  • O essencial sobre José Saramago
    Publication . Reis, Carlos; Grünhagen, Sara
    «Aquilo que neste livro se entende como essencial em José Saramago corresponde à sua específica identidade como escritor, com a singularidade e com as propriedades que o diferenciam, nos seus fundamentos e manifestações. Mas isso não é tudo. No autor de Memorial do Convento afirma-se também uma condição de cidadão e de homem político, pensando o seu tempo e os fenómenos sociais e culturais que o conformam. Para o que aqui importa, isso é igualmente essencial em Saramago, até porque aquela condição de cidadão não é estranha às obras literárias com as quais ela interage, em termos muito expressivos.»
  • Characters and figures: conceptual and critical approaches
    Publication . Reis, Carlos; Grünhagen, Sara
    The present collection comprises six chapters, preceded by an introduction that offers background and context. Analysed here are certain theoretical questions on the category of the character, re-addressing them from the specific angles that the pluralistic and interdisciplinary features of narrative studies have favoured. Some of the essays, for example, deal with traditionally less valued characters, or ones more distant from a strictly literary and canonising vision of the narrative. In this respect, the variety of approaches in this book highlight the dynamic condition of the character, configuring a state of the art that is always provisional and which is inscribed in a broader context of the theoretical re-dimensioning and transdisciplinary openness of narrative studies. The issues raised and illustrated in these essays have as much to do with their respective narrative category as with the field of studies in which they are framed. Texts by Carlos Reis, Sara Grünhagen, Marie-Laure Ryan, Brian Richardson, Raphaël Baroni, and Marta Teixeira Anacleto.