Browsing by Issue Date, starting with "2025-11-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estruturas de combustão identificadas no povoado pré-histórico de Leceia (Oeiras)Publication . Cardoso, João LuísSão inventariadas todas as estruturas de combustão identificadas no povoado pré-histórico de Leceia, distribuídas por vasta cronologia correspondente ao Neolítico Final (ca. 3400-2900 a.C.), ao Calcolítico Inicial (ca. 2800-2500 a.C.) e ao Calcolítico Pleno/Final (ca. 2500-2000 a.C.). O assinalável número de estruturas identificadas, que ascende a vinte e cinco, apesar da semelhança existente entre elas, o que se explica pela similitude de funções, permitiu a identificação de oito variantes, devidamente caracterizadas. Este é o primeiro contributo dedicado ao estudo sistemático das estruturas de combustão existentes em um grande povoado pré-histórico do território português.
- O papel do ensino da poesia na formação humana e escolarPublication . Sêrro, Raquel; Moreira, Filipe Alves; Grünhagen, Sara; Vila Maior, Dionísio; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Chenoll, AntonioIntegrada no Ciclo de Conferências sobre o Ensino da Literatura, esta sessão realizou-se no dia 5 de novembro de 2025, na Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta. Proferida por Raquel Brandão do Sêrro (Instituto Politécnico de Coimbra) e moderada por Filipe Alves Moreira (Universidade Aberta), a conferência discutiu o papel do ensino da poesia na formação humana e escolar, refletindo sobre a especificidade do género lírico, a experiência sensível que promove e a sua relevância no desenvolvimento dos estudantes. O Ciclo é uma iniciativa do Departamento de Humanidades (DH) da Universidade Aberta e conta com o apoio do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED/UAb), do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D/UAb), do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Comissão organizadora: Sara Grünhagen (DH/Universidade Aberta e CLP/Universidade de Coimbra) Dionísio Vila Maior (DH/Universidade Aberta) Teresa Cardoso (DEED e LE@D/Universidade Aberta) António Chenoll Mora (DH e LE@D/Universidade Aberta)
