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Xavier, Lola Geraldes

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  • Literatura em mp3 para aprender uma língua estrangeira: estudo exploratório
    Publication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Yun, Liu
    Com o crescimento do recurso aos textos literários em formato de audiolivro digital e a sua cada vez maior acessibilidade (e.g. Bencomo, 2022), torna-se necessário refletir sobre o papel daquilo que poderíamos designar como “literatura em mp3” na aprendizagem de uma língua não materna: quer ao nível das suas potencialidades e desafios, quer ao nível dos seus usos efetivos pelos aprendentes e pelos professores. De facto, muitos estudos incluem reflexões e/ou sistematizações sobre as fortes vantagens destes recursos (e.g. Padberg-Schmitt, 2020) e alguns estudos empíricos comprovam tais benefícios em situações concretas (e.g. Ayunda, 2013, Hora, 2019; Tusmagambet, 2020). Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas não maternas. Assim, este estudo exploratório visa contribuir (i) para o conhecimento do uso da literatura em formato áudio como recurso de aprendizagem de uma língua estrangeira por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização a realizar para que os aprendentes aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de licenciaturas no âmbito do português como língua estrangeira. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais. Simultaneamente, os mesmos aprendentes têm consciência das vantagens destes instrumentos em termos de aprendizagem da língua estrangeira. A apresentação incluirá três partes principais: uma sistematização das vantagens dos audiolivros identificadas em trabalhos anteriores; a descrição detalhada dos resultados obtidos no questionário; as reflexões que os resultados suscitam quanto às necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem e quanto à elaboração de questionários posteriores sobre o tema.
  • A voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros
    Publication . Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Xavier, Lola Geraldes
    O presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática para o ensino da pronúncia em Português como Língua Não Materna (PLNM), com recurso a audiolivros literários. Esta proposta tem como foco o desenvolvimento da pronúncia dos contrastes fonológicos [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e a sensibilização dos aprendentes para o caráter pluricêntrico da língua portuguesa, estabelecendo um paralelo entre o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). A sequência didática está direcionada a alunos de nível intermédio que estudam a variedade europeia do Português e utiliza como materiais didáticos dois poemas, um em PE e outro em PB, e duas passagens narrativas, um em PE e outro em PB. Através da audição, análise e comparação das pronúncias em ambas as variedades, os alunos desenvolvem a pronúncia dos contrastes fonológicos, reconhecem a riqueza e diversidade do Português e desenvolvem a competência intercultural. Deste modo, alicerçada em estudos sobre como ensinar explicitamente a pronúncia para a inteligibilidade e a compreensibilidade, a sequência didática propõe-se a explorar as potencialidades da literatura e dos audiolivros para o ensino da língua. Ao integrar o ensino da pronúncia com o desenvolvimento da consciência pluricêntrica e da interculturalidade, a sequência didática proposta contribui para a formação de alunos mais completos e preparados para os desafios da comunicação em um mundo globalizado.
  • Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses
    Publication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Yun, Liu
    Com o crescimento da acessibilidade aos textos literários em formato de audiolivro digital, torna-se necessário refletir sobre o papel destes na aprendizagem de uma língua estrangeira, em particular do Português. Existem já várias reflexões sobre as vantagens destes recursos e alguns estudos empíricos que comprovam os seus benefícios em situações concretas. Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas estrangeiras. Assim, este estudo, a partir de uma microrrealidade de ensinoaprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE), na China, visa contribuir (i) para o conhecimento do uso dos audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização necessária de modo a que aprendentes e professores aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de PLE. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais, apesar de os aprendentes terem consciência das vantagens destes instrumentos. As conclusões obtidas permitemnos refletir sobre as necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem.
  • Cultural representations in foreign language education: a study on chinese learners of Portuguese
    Publication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Rouxinol, Cláudia
    Studying a foreign language is strongly associated with learning the target culture(s), developing representations of the foreign language realities, and acquiring interculturality. A pilot study conducted over a 4-year bachelor’s degree program in Portuguese as a Foreign Language aimed at understanding the cultural representations of Portuguese-speaking realities by Chinese students and how they evolved. Results show that: the foreign culture representations only slightly change over the 4 years; the mobility programs’ destination greatly influences representations of the host country; the students’ passivity causes superficial and school-based cultural representations of the target cultures, countries, and their inhabitants. These results have several pedagogical implications concerning the mobility programs’ preparation and the intercultural approach in the classroom.
  • Representações culturais da Lusofonia a partir de Macau
    Publication . Xavier, Lola Geraldes; Castelo, Adelina; Rouxinol, Cláudia
    Pretende-se, com este texto, mostrar algumas representações de estudantes de ensino superior em Macau sobre a lusofonia. Para isso, parte-se de inquéritos efetuados a alunos, com vista a:identificar algumas representações destes estudantes sobre a lusofonia e os falantes de língua portuguesa; conhecer os meios de contacto dos estudantes com a realidade em causa; estimar os conhecimentos das literaturas em Português dos inquiridos e relacioná-los com as representações. Os resultados mostram a necessidade de promover mais o conhecimento das culturas e das literaturas lusófonas, neste contexto de Português como língua estrangeira.
  • A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura
    Publication . Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Xavier, Lola Geraldes
    Inúmeros estudos têm comprovado a relevância de ensinar explicitamente a pronúncia numa língua não materna, mais quanto à inteligibilidade e à compreensibilidade do que quanto ao sotaque, não só por razões comunicativas como também por motivos pessoais e sociais. Simultaneamente, tem-se vindo a destacar o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e a necessidade de familiarizar os aprendentes com diferentes variedades da língua. Além disso, assiste-se a um crescente interesse pela utilização de textos literários na aula de língua não materna, com todas as vantagens que tais textos comportam, e a uma oferta e procura gradual de audiolivros (muitos deles de acesso gratuito). Partindo da combinação destes fatores, o presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática que recorre a audiolivros literários para, simultaneamente, desenvolver a pronúncia dos contrastes [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e sensibilizar os aprendentes para o carácter pluricêntrico do Português, observando as variedades nacionais do Português Europeu (PE) e do Português do Brasil (PB). Escolhemos este contraste por constituir um desafio considerável para aprendentes de PLNM com diferentes línguas maternas e por funcionar fonologicamente do mesmo modo nas duas variedades a considerar. Assim, como fundamentação para a construção da sequência didática, sistematizamos as propostas da literatura sobre (1) a importância do ensino explícito da pronúncia e as estratégias que este deve envolver, (2) a relevância do caráter pluricêntrico da língua portuguesa e formas de familiarizar os aprendentes com a variação linguística, (3) a importância da (áudio)literatura na aprendizagem de línguas e (4) as etapas recomendadas na utilização do texto literário e do audiolivro numa língua não materna. De seguida, apresentamos uma sequência didática baseada em dois poemas (um em PE e outro em PB) e duas passagens narrativas (uma em PE e outra em PB), destinada a aprendentes de nível intermédio que estejam a estudar a variedade europeia do Português. Terminamos com algumas sugestões de outros audiolivros literários recomendáveis para sequências didáticas com objetivos semelhantes e com reflexões sobre a necessidade de abordagens inovadoras, como o uso da (áudio)literatura, para enfrentar os desafios da educação linguística num mundo globalizado e promover não apenas a competência linguística, mas também a intercultural.