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- Apresentação da Licenciatura em Gestão de Vendas e do RetalhoPublication . Universidade AbertaA Licenciatura em Gestão de Vendas e do Retalho foi apresentada no dia 6 de novembro, no Auditório Camões, em Lisboa. O novo curso de 1.º ciclo enquadra-se na parceria estabelecida entre a Universidade Aberta e a empresa Modelo Continente (MC) e procura responder às necessidades do mercado e do sector do retalho.
- Literatura em mp3 para aprender uma língua estrangeira: estudo exploratórioPublication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Yun, LiuCom o crescimento do recurso aos textos literários em formato de audiolivro digital e a sua cada vez maior acessibilidade (e.g. Bencomo, 2022), torna-se necessário refletir sobre o papel daquilo que poderíamos designar como “literatura em mp3” na aprendizagem de uma língua não materna: quer ao nível das suas potencialidades e desafios, quer ao nível dos seus usos efetivos pelos aprendentes e pelos professores. De facto, muitos estudos incluem reflexões e/ou sistematizações sobre as fortes vantagens destes recursos (e.g. Padberg-Schmitt, 2020) e alguns estudos empíricos comprovam tais benefícios em situações concretas (e.g. Ayunda, 2013, Hora, 2019; Tusmagambet, 2020). Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas não maternas. Assim, este estudo exploratório visa contribuir (i) para o conhecimento do uso da literatura em formato áudio como recurso de aprendizagem de uma língua estrangeira por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização a realizar para que os aprendentes aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de licenciaturas no âmbito do português como língua estrangeira. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais. Simultaneamente, os mesmos aprendentes têm consciência das vantagens destes instrumentos em termos de aprendizagem da língua estrangeira. A apresentação incluirá três partes principais: uma sistematização das vantagens dos audiolivros identificadas em trabalhos anteriores; a descrição detalhada dos resultados obtidos no questionário; as reflexões que os resultados suscitam quanto às necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem e quanto à elaboração de questionários posteriores sobre o tema.
- São Brás na tradição oral dos romances de cordel e na iconografiaPublication . Prata, César Amadeu de Sousa; Dias, Isabel de Barros; Flor, PedroOs “folhetos”, vendidos por cegos papelistas — os artistas de rua daqueles tempos — espalharam, nas feiras e mercados, notícias de crimes e traições, casos inauditos, milagres, vidas de santos e orações. Genericamente enquadrados na literatura de cordel, ao cruzarem-se com as hagiografias mais antigas, deram origem aos chamados gozos, preces cantadas em festividades religiosas. É o caso do Pliego de gozo de San Blas, documento da Coleção Carderera que se encontra à guarda da Fundación Joaquín Díaz, em Urueña, Valladolid. Exemplos de fervorosa religiosidade popular, os gozos chegaram aos nossos dias, adaptando-se, sem, no entanto, renegarem as suas origens no que respeita a conceito, conteúdo e forma. Esta dissertação pretende dar a conhecer os gozos, nomeadamente o Pliego de gozo de San Blas, relacionando-os com os folhetos. Inicia-se com um enquadramento histórico e geográfico, para depois refletir acerca do papel dos cegos papelistas, sua função social, modo de atuação, repertório e instrumentos musicais utilizados. De seguida apresenta uma reflexão sobre cultura popular e cultura erudita e sobre formas de dar materialidade ao imaterial. A dissertação termina com a apresentação de um percurso biográfico de S. Brás, seguindo-se-lhe a apresentação de formas de cristalização da sua santidade: culto e celebrações no seio da Igreja, hagiografias, iconografia e gozos. A pesquisa e o trabalho efetuados em relação a S. Brás permitem reforçar a ideia da existência da continuidade e permanência de crenças ao longo dos séculos.
- B-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeiraPublication . Soares, Liliana; Castelo, Adelina; Ramos, RuiDesde 2020, em resposta aos confinamentos impostos mundialmente, o ensino online tornou-se uma ferramenta integrante das metodologias de ensino, continuando hoje a ser usado, seja como veículo principal seja como meio complementar ao ensino presencial sob a forma de b-learning (Cardoso & Pestana, 2021; Vijayakumar, 2022). Com o regresso ao ensino presencial, é essencial valorizar os progressos alcançados na literacia digital durante os últimos anos e considerar como podemos manter as melhores práticas provenientes do ensino online combinadas com estratégias eficazes de ensino em sala de aula (del Dujo & Martín-Lucas, 2020). Neste contexto, iniciámos um projeto com o propósito de investigar os efeitos da aplicação de sequências didáticas que combinam b-learning (Peres, 2018; Pavlou, 2020) e metodologias centradas no aprendente (mais especificamente, Sala de Aula Invertida – Lage et al., 2000; Bergmann & Sams, 2012 – e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – Savin-Baden, 2003) e que visam o desenvolvimento da produção e interação orais em aprendentes universitários chineses enquadrados no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Companion Volume (2018, doravante referido como QECRL). Para a recolha de dados, foram selecionados instrumentos como pré-testes, sequências didáticas (Villa & Santasusana, 2005) e atividades de avaliação, além de uma grelha para a avaliação dos textos orais (Referencial Camões, 2017; QECRL, 2018). Esta comunicação visa propor e discutir a grelha com parâmetros e critérios para a avaliação da produção e interação orais, que foi elaborada no âmbito do projeto indicado e fundamentada numa revisão da literatura e no QECRL. Para isso, começaremos por apresentar o projeto e a estrutura dos instrumentos da recolha de dados, seguindo-se a proposta fundamentada da grelha para a avaliação dos textos orais resultantes da aplicação das sequências didáticas em b-learning. Por fim, refletiremos sobre as vantagens e limitações deste instrumento de avaliação.