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- A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.
- Wikipédia, um recurso... aberto? educacional? global?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se atualmente como uma ferramenta de uso incontornável quando se faz uma pesquisa na Internet. Mas será um recurso educacional? Aberto? Global? Neste texto procuramos encontrar respostas a estas questões, contribuindo, assim, para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente. Para o efeito, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação. Da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino, aprendizagem, formação e investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, em diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos educacionais.
- Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em redePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, LuísEm "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.
- Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissionalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, FilomenaNeste relato de experiência simultaneamente ao nível de práticas de ensino e ao nível de práticas pedagógicas inovadoras, apresentamos a formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, que identificamos como uma proposta inédita no ensino secundário português, ou seja, no sistema educacional brasileiro, no ensino médio. A referida formação integra uma investigação académica no âmbito de uma dissertação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta (de Portugal), e foi implementada com alunos de uma turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Além disso, tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer a filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma “iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais”, em particular no que concerne ao eixo II (educação). As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada a pretexto da integração curricular do Portugal INCoDe.2030 resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Em suma, foi possível observar transformações nos atores educacionais envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens – nos seus respetivos saberes, fazeres e sentires.
- Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÉ indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.
- A wikipédia no ensino superior online: que perceções?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.
- INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: uma proposta de integração curricular no ensino profissionalPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, enquanto proposta inédita no ensino secundário português, foi implementada numa turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer à filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais. As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Foi possível observar transformações nos atores envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens.
- Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearningPublication . Santos, Natércia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNeste texto apresentamos o plano de investigação da dissertação aprovado no Mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta, motivado pela questão: Wikipédia no Ensino Profissional, que possibilidades de integração curricular? Especificamente, a finalidade do estudo é analisar a referida integração nas práticas letivas da Disciplina de História da Arte, com uma turma do 11.º ano do ensino profissional, numa escola no distrito de Lisboa. Teoricamente, a investigação assenta na educação aberta, sobretudo nos recursos e práticas educacionais abertos. Metodologicamente, suporta-se no paradigma misto, designadamente no estudo de caso. A recolha de dados será concretizada através de grelhas de observação focada, fichas de acolhimento e análise documental. Como resultados antecipamos poder contribuir com propostas e estratégias de integração curricular da Wikipédia no ensino profissional, também com vista a que os alunos possam ampliar um conjunto significativo de competências associadas à literacia digital, a partir daquela enciclopédia online.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação apresenta-se como a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e a Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade; concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados. Espera-se, à semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, que traga vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto : um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia é um recurso incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, mas pode ser também uma estratégia pedagógica? O presente estudo foi motivado por esta questão, à qual pretende dar resposta, tendo-se, para o efeito, implementado e avaliado a sua integração curricular no contexto do Programa Wikipédia na Universidade. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso – a turma de uma Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta (Portugal). Para além dos estudantes e da equipa docente, participaram no estudo embaixadores do capítulo português da Wikimedia Foundation. Para a recolha de dados foi considerada a observação, que se desenvolveu em diversos ambientes virtuais de aprendizagem, e o inquérito – questionários aos estudantes, em diversos momentos; entrevista à docente coordenadora da unidade curricular. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens em participar no Programa Wikipédia na Universidade, nomeadamente por se tratar de um programa específico para contextos educativos que permite quebrar a sensação de isolamento, fomentar a colaboração no contexto da educação e ciência aberta, e alcançar maior transparência no processo de ensino-aprendizagem. Já os estudantes, inicialmente com diferentes perceções e utilizações da Wikipédia, foram revelando, ao longo do semestre letivo, um envolvimento e uma adesão cada vez maiores, quer ao programa, quer às atividades de wikificação, contribuindo como prosumidores para a criação de conteúdos abertos no âmbito da cultura participatória. Conclui-se, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do Programa Wikipédia na Universidade teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. De facto, estes estudantes demostraram a sua preferência por atividades/trabalhos com wikificação por contraponto a atividades/trabalhos tradicionais, bem como a sua vontade em continuar a contribuir para a Wikipédia; reconheceram ainda que os trabalhos/atividades com wikificação implicam uma maior aquisição de competências. Assim, desejamos que a integração curricular da Wikipédia, e a sua utilização como recurso educacional aberto e enquanto estratégia pedagógica, possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.