Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Recursos Educacionais Abertos (REA) e acesso aberto no ensino superior em PortugalPublication . Cardoso, Paula; Morgado, LinaOs objetivos deta investigação são: Identificar o nível de conhecimento relativamente a Recursos Educacionais Abertos (REA) e Acesso Aberto no ensino Superior português; Caracterizar as práticas de utilização de REA e AA; Identificar barreiras e incentivos face aos REA e AA; Caracterizar as percepções relativamente a REA e AA no contexto de ensino e investigação.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação apresenta-se como a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e a Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade; concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados. Espera-se, à semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, que traga vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo.
- Avaliação do sistema de controlo interno na área de meios líquidos financeiros nas empresas de prestação de serviços em Angola : estudo exploratórioPublication . André, Domingos; Pinho, Carlos; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO objetivo do presente estudo consiste em aferir se o Controlo Interno de meios líquidos financeiros tem sido, de algum modo, aplicado, nas empresas de prestação de serviços, em Angola, nos termos das normas e procedimentos de Controlo Interno aplicáveis a essa área. De entre os procedimentos metodológicos para o seu desenvolvimento, destaca-se a aplicação de um questionário, bem como a realização de entrevistas aos responsáveis com experiência, na área financeira das empresas de prestação de serviços, sediadas na cidade de Luanda-Angola. Após a análise das respostas obtidas, foi possível aferir que as empresas objeto do presente estudo respondem aos critérios, às normas e aos procedimentos de controlo interno dos meios líquidos financeiros. Em todas as empresas são observados resultados satisfatórios, relativamente ao uso das normas, nos domínios de pagamento, recebimento e reconciliação bancária. Não obstante os dados apurados, parece-nos intrigante e, por isso, merecedor de uma atenção especial, o facto de as empresas estudadas não apresentarem manuais de procedimentos escritos que determinem as atribuições dos funcionários, clarifiquem e definam os limites de todas as suas rotinas internas. Realce-se que, no que toca aos procedimentos e às normas de Controlo Interno de meios líquidos financeiros, pode-se afirmar que, no geral, as empresas objeto deste estudo actuam no quadro das designadas boas práticas.