Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: uma proposta de integração curricular no ensino profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Reis_Cardoso_Pestana_MeetUP22.pdf3.54 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, enquanto proposta inédita no ensino secundário português, foi implementada numa turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer à filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais. As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Foi possível observar transformações nos atores envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens.

Description

Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.

Keywords

Tecnologias de Iiformação e comunicação Competências digitais Recursos educacionais abertos Licenças creative commons Bibliotecas online

Citation

Reis, A.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). INCoDe.2030, TIC E Bibliotecas Digitais: uma Proposta de Integração Curricular no Ensino Profissional. L. Morgado, M. Aires, F. Seabra, J. Paz & A. Rocha (Edt.). Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022, LE@D, Universidade Aberta, pp. 161-165.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue