Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Educação aberta e em rede: que relação com as (novas) literacias?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoPartindo do contexto tecnológico da atual sociedade e das novas formas de aprendizagem, neste texto, reflete-se sobre Literacias e Educação Aberta e em Rede, considerando a necessidade de mobilizar competências digitais e a abordagem da aprendizagem ao longo da vida. Assim, perspetivam-se as noções de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos, intimamente associadas à Educação a Distancia e online, além de se refletir sobre alguns tipos de literacia, para melhor compreender o conceito de novas literacias. Conclui-se que os novos estilos de vida e de aprendizagem trazem novos desafios à educação aberta e em rede, com as novas literacias a convocarem novas competências e capacidades por parte dos aprendentes, como pré-requisitos essenciais para continuar a aprender.
- Diálogos luso-brasileiros sobre educação a distância e elearning: textos selecionados do IV Colóquio Luso-Brasileiro Educação a Distância e eLearning, PUC BrasilPublication . Torres, Patrícia; Amante, Lúcia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Teixeira, AntónioEsta obra reúne textos selecionados dos trabalhos apresentadas no âmbito do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e eLearning. Esta iniciativa do Laboratório de Educação a Distância e eLearning em parceria com o Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta teve lugar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil) que acolheu esta edição do evento.
- Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade AbertaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
- Redes sociais e educação aberta: que relação?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que nos traz grandes desafios mas também oportunidades de aprender e evoluir para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura participativa online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades dos indivíduos ao longo da sua vida. Assumimos, então, como finalidade deste texto refletir sobre a relação entre as redes sociais e a Educação Aberta, explorando como as novas necessidades de aprender se cruzam com as dinâmicas sociais possibilitadas pela vida online. As redes sociais digitais deram-nos novos horizontes, nos quais já não somos apenas meros consumidores de informação, tornando-nos em produtores de conhecimento, implicando o desenvolvimento de novas competências. Neste sentido, os agentes educacionais devem desempenhar um papel importante na implementação de novas estratégias e metodologias de forma a responderem às novas necessidades dos indivíduos. Assim, as redes sociais digitais oferecem novas oportunidades para a educação, contribuindo para contornar a distância física e temporal, viabilizando interações sociais enriquecedoras em benefício da aprendizagem ao longo da vida. Mas também se constata que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais, atendendo aos diferentes tipos de aprendizagens, cada vez mais personalizados, sobretudo, através dos novos meios de difusão online, como são as redes sociais digitais.
- Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018Publication . Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs LE@D Talks promovidas, desde 2010, pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação sediada na Universidade Aberta (UAb) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), têm como objetivo disseminar a investigação produzida pela comunidade de investigadores do LE@D, sejam investigadores integrados, colaboradores, doutorandos, mestrandos, investigadores visitantes ou parceiros de investigação da unidade. O e-book que agora apresentamos - Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede – inscreve-se no objetivo referido, permitindo, assim, trazer a público uma seleção de textos apresentados no âmbito das LE@D Talks realizadas nos últimos anos [entre 2010-2018].
- Permanência da população adulta no ensino superior na modalidade de elearning : contributos para a sua compreensão, no caso da Universidade AbertaPublication . Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira
- Ensinar e aprender línguas estrangeiras na Universidade Aberta: exemplos de práticas comunicativas onlinePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Göttsche, Katja; Machado, Ana Paula; Nobre, AnaEnsinar e aprender uma língua estrangeira a distância implica vários desafios, nomeadamente ao nível da oralidade. Na Universidade Aberta, com base no modelo pedagógico virtual (Pereira et al, 2007) e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras (Alves, 2001), propomos percursos curriculares que contemplam práticas comunicativas online, escritas e orais, no âmbito da atual oferta pedagógica. Assim, neste texto, partilhamos alguns exemplos de atividades formativas nas línguas alemã, francesa e inglesa, com ênfase na componente oral, a partir de recursos digitais. Estes recursos digitais incluem materiais multimédia, quer da autoria dos docentes, quer dos discentes, e ainda outros materiais disponíveis na web 2.0. As nossas práticas, de docência e de investigação, na área das línguas estrangeiras e do eLearning, permitem-nos concluir que os recursos digitais utilizados se adequam ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras online, sobretudo junto de um público adulto ativo profissionalmente, como é o da Universidade Aberta.
- Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimentoPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- Virtual pedagogical model: development scenariosPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- (Re)significar a pedagogia no contexto da educação digitalPublication . Aires, Luísa; Morgado, Lina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas