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- O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digitalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Ribeiro Mota, EduardaO programa WEIWE(R)BE, pensado primordialmente para o Ensino Secundário, resulta da parceria entre a Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal) e a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal. O programa tem como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia, em particular de competências de literacia da informação, de forma integrada, articulada e sistemática, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia. Para tal, os alunos envolvidos realizam trabalhos de pesquisa, fazendo um uso crítico e ético da informação; já os professores frequentam uma ação de formação contínua realizando tarefas conducentes a fomentar áreas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Assim, neste texto, começamos por considerar os demais principais pressupostos teóricos do programa WEIWE(R)BE, que embasam sobretudo o curso de professores e as sessões dinamizadas diretamente com e para as escolas e turmas envolvidas, com destaque para a Educação Aberta. Paralelamente, consideramos ainda outros referenciais, europeus e nacionais, em estreita articulação com a capacitação docente e o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares, nomeadamente no que respeita às competências de literacia e à inovação pedagógica, essenciais para a adoção de metodologias ativas, concretamente na modalidade a distância, mas também na modalidade online e em blended-learning. Ao caracterizar o Programa WEIWE(R)BE, na sua génese, fundamentos basilares e ações, como o curso de formação contínua de professores, antes aludido, e o selo-distinção de reconhecimento, que complementamos com dados recolhidos no ano letivo de 2021-2022, podemos concluir que se trata de um contributo efetivo para a referida capacitação docente, que ancoramos nas dimensões pedagógica, tecnológica e organizacional, com repercussões positivas no ecossistema da escola digital e virtual.
- Mobile learning in higher education: mapping perceptions and practices of online studentsPublication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas; Amante, LúciaMobile-learning is still an emergent field of research, especially if we consider the scope of higher education (HE). In fact, few studies have been developed with regard to higher education contexts, namely within Open Universities [1], [2], [3], [4]. Given the importance of studying mobility in real learning contexts, we aim at studying the perceptions that higher education students have about mobile and non-mobile devices and also how they describe their uses and practices in different types of interactions in online courses at a Distance Virtual University. In this context it was intended to know a) what are the students' perceptions about the affordances of various mobile and non-mobile devices, and b) what types of devices do students prefer to use in interactions with teachers, with other students and with contents. The data obtained in this study show that there is some discrepancy between students' perceptions of mobile devices, their educational potential and their actual use. The actual use of mobile devices seems to be much more conservative than we would be led to assume from the discourse of learning everywhere at any time with any device.
- Educação aberta e em rede: que relação com as (novas) literacias?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoPartindo do contexto tecnológico da atual sociedade e das novas formas de aprendizagem, neste texto, reflete-se sobre Literacias e Educação Aberta e em Rede, considerando a necessidade de mobilizar competências digitais e a abordagem da aprendizagem ao longo da vida. Assim, perspetivam-se as noções de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos, intimamente associadas à Educação a Distancia e online, além de se refletir sobre alguns tipos de literacia, para melhor compreender o conceito de novas literacias. Conclui-se que os novos estilos de vida e de aprendizagem trazem novos desafios à educação aberta e em rede, com as novas literacias a convocarem novas competências e capacidades por parte dos aprendentes, como pré-requisitos essenciais para continuar a aprender.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.
- A utilização de dispositivos móveis por docentes numa escola superior de saúde de LisboaPublication . Abreu, Renato; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO m-learning está a expandir-se no Ensino Superior, estando a maior parte das instituições educativas conscientes de que a mudança é uma constante na vida dos alunos,razão pela qual se analisam constantemente formas de o incorporar nas suas práticas. Pretendeu-se, pois, estudar de que forma os estudantes de uma Escola Superior de Saúde de Lisboa, integrada no Instituto Politécnico de Lisboa, se apropriam de dispositivos móveis (DM) nas suas práticas quotidianas em contexto educativo.
- Wikipédia, um recurso... aberto? educacional? global?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se atualmente como uma ferramenta de uso incontornável quando se faz uma pesquisa na Internet. Mas será um recurso educacional? Aberto? Global? Neste texto procuramos encontrar respostas a estas questões, contribuindo, assim, para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente. Para o efeito, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação. Da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino, aprendizagem, formação e investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, em diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos educacionais.
- Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em redePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, LuísEm "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.
- Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófonaPublication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
- Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formaçãoPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à docência” enquanto atividade resultante de um projeto direcionado aos professores de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, nos Açores. Após perspetivarmos a contextualização teórica que suporta a formação e a contextualização metodológica, posteriormente focamos a ação de formação, especificando o contexto, a caracterização e a sinopse das sessões respetivas. Tendo-se demonstrado a sua relevância, e não apenas por motivos determinados pela situação pandémica, é possível concluir que o projeto inovador de formação constitui também um contributo no âmbito dos planos de transição digital, incluindo a nível nacional.
- GPT e produção textual: estudo de caso com alunos e professores do ensino médio no BrasilPublication . Cotrim, Sônia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Teixeira, AntónioEste estudo de caso pretende analisar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio no Brasil, e a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. Como resultados, espera-se contribuir com diretrizes e sugestões para educadores.