Loading...
82 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 82
- “FQ em rede” and “e-lab” openning the school laboratoriesPublication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Fernandes, HorácioThis paper is a reflection on the potential of learning communities in the Web 2.0 in terms of learning (formal and informal) for young people. Specifically, it focuses on the integration of real remote laboratories like “e-lab.ist.eu” in the community of students and teachers of secondary education - "FQ em rede" and how it can expand and flatten the school frontiers, in particular those of laboratories. It generates new opportunities for involvement and new learning around the experimental activities provided by the remotely controlled laboratories, such as "e-lab".
- Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede socialPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaEste texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias escolares. Configuram-se padrões de interacção dirigidos pelo conteúdo e valorizam-se as conexões com especialistas no domínio de interesse. O sentido é o da cooperação e domina a agência individual; aspectos consonantes com uma dinâmica conectivista na rede estudada. A escola tem nas redes sociais, a chave para iniciar os alunos em atividades de aprendizagem alicerçadas em processos sociais de conexão e participação, que fluem entre sistemas formais e informais, em torno de conteúdo científico. Evidencia-se a necessidade de associar escola e redes sociais, num sistema de aprendizagem em que os interesses pessoais dos indivíduos e a aprendizagem formal se integrem de forma sinérgica.
- Matriz metodológica para análise de comunidades virtuais de práticaPublication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaNeste artigo propomo-nos descrever a metodologia usada na análise de comunidades virtuais na rede. Dada a existência de Grupos, Redes, Coletivos e Comunidades que povoam a Rede global, importa refletir acerca do quadro metodológico a aplicar sempre que se persiga a intenção de investigar em particular uma destas entidades. Com o objetivo de analisar e caraterizar sete comunidades online, procurando evidenciar os traços que tipificam eventuais comunidades virtuais de prática, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de natureza predominantemente qualitativa. Metodologicamente privilegiou-se a observação continuada da realidade vivida nessas comunidades, a realização de entrevistas online semiestruturadas aos moderadores, a análise de redes sociais, procurando analisar as dinâmicas interrelacionais, tendo-se complementado o estudo com o recurso à aplicação de questionários online aos respetivos participantes. Este artigo, para além de procurar dar conta da metodologia usada, apresenta uma matriz de análise dos dados que permite identificar, em face de estruturas localizadas na rede, a existência de comunidades virtuais de prática e a abrangência dos traços que as tipificam.
- A importância das tecnologias digitais na transparência da avaliaçãoPublication . Oliveira, Ricardo; Pereira, AldaEsta comunicação justifica a importância das tecnologias digitais na transparência da avaliação, apresentando os parâmetros de qualidade na avaliação digital de competências, no quadro do modelo PRACT.
- Legal frameworksPublication . Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Morgado, Lina; Pereira, Alda
- Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, LinaAs extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Universidade de Educação a Distância tradicional para se transformar numa universidade online. É nesse contexto que surge o Programa de Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta. É esse programa que aqui se descreve assinalando-se também as suas possíveis implicações e perspectivas no domínio da investigação e do ensino sobre Educação a Distância e E-Learning.
- Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, JoséA tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
- A avaliação digital de competências: elementos para uma estratégiaPublication . Pereira, Alda; Oliveira, IsolinaNeste capítulo apresentam-se as ideias chave que fundamentam a implementação de estratégias de avaliação digital de competências, numa perspetiva de uma avaliação sustentável. Partindo do conceito de competência e dos requisitos gerais que permitem afirmar que se está a avaliar uma competência, aborda-se a problemática da avaliação através do desenho de atividades autênticas. Por se preconizar uma avaliação de natureza digital, é enfatizado o recurso às tecnologias, realçando a necessidade de proceder a uma escolha criteriosa para a sua utilização. Finalmente, abordam-se os aspetos essenciais sobre o conceito de rubrica e sobre a elaboração de rubricas, enquanto instrumentos de avaliação particularmente adequados à avaliação de competências.
- Ser estudante online IIPublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Trindade, Ana José; Guerreiro, Maria JoãoO que é um curso online? Como se aprende num curso online? Como é que as pessoas se relacionam numa turma virtual? Estas são algumas questões que o programa procura dar resposta através dos testemunhos de Ana Neves, Gonçalo Simões e Leonor Rocha, estudantes da Universidade Aberta
- Regulation of learning as distributed teaching presence in the community of iInquiry frameworkPublication . Paz, João; Pereira, AldaThe paper proposes Regulation of Learning as a new category of Teaching Presence in the Community of Inquiry framework. This framework states that on online educational collaborative constructivist experience is a product of three elements of the learning community: Social Presence, Cognitive Presence and Teaching Presence. The paper addresses the debate about the completion of the model, proposes the addition of a new category of Teaching Presence and the rationale that supports it and presents the resulting enhanced analytical model of Teaching Presence developed to study, through content analysis, the online interactions in a course. Preliminary results of a study where this enhanced Teaching Presence construct was used enabled us to draw some conclusions about the educational activities where the new category will have more probability to appear and its distribution among the participants.