Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Psicologia das interações online e elearningPublication . Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, LúciaAs complexidades da CMC reflectem-se na diversidade dos modelos teóricos que tentam explicar as implicações da comunicação electrónica. As diferentes aproximações não são necessariamente contraditórias, mas enfatizam qualidades ou características diferentes da CMC. Cinco dos modelos mais proeminentes serão aqui revistos: o modelo da Presença Social, o modelo da Riqueza dos Media, o modelo das Pistas Sociais Reduzidas, o modelo da Identidade Social e o modelo da Comunicação Hiperpessoal. Os estudos iniciais sobre CMC tendiam a ver esta forma de comunicação como impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo, as investigações mais recentes mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas ou na obtenção de resultados e na consecução de objectivos em tarefas realizadas a distância. A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas de variáveis como os processos de comunicação nos grupos, a utilização diferencial dos “canais” de comunicação verbais e não verbais em contextos face-a-face e em contextos virtuais, e a construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica. Os estudos mostram que em vários indicadores de bem estar no grupo ou até mesmo nos níveis de eficácia na tarefa se observam melhores resultados nos grupos virtuais do que nos grupos face-a-face, desde que seja controlada a variável tempo, sendo que um dos resultados emergentes é o de que os grupos virtuais demoram mais tempo a socializarem-se e a chegar aos seus objectivos do que os grupos face-a face. Na presente comunicação são discutidas algumas hipóteses explicativas destes resultados algo surpreendentes e analisadas as suas consequências para os contextos de educação online. Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam enformar as práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.
- O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminaresPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasSendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI.
- Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018Publication . Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs LE@D Talks promovidas, desde 2010, pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação sediada na Universidade Aberta (UAb) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), têm como objetivo disseminar a investigação produzida pela comunidade de investigadores do LE@D, sejam investigadores integrados, colaboradores, doutorandos, mestrandos, investigadores visitantes ou parceiros de investigação da unidade. O e-book que agora apresentamos - Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede – inscreve-se no objetivo referido, permitindo, assim, trazer a público uma seleção de textos apresentados no âmbito das LE@D Talks realizadas nos últimos anos [entre 2010-2018].
- Educação a distância, educação aberta e inclusão: dos modelos transmissivos às práticas abertasPublication . Amante, Lúcia; Mendes, António QuintasPartindo do princípio de base da democratização do conhecimento e acesso ao saber, subjacente à educação a distância, procura-se neste texto situar a conceção de educação em geral e dos seus modelos, no contexto histórico, económico e social em que se desenvolvem, contrapondo as necessidades da sociedade industrial com as que emergem na atual sociedade em rede. Aborda-se depois o papel específico da educação a distância (EaD) e detém-se na evolução destes sistemas e dos seus modelos pedagógicos, decorrentes da inovação tecnológica, referindo em particular o caso da Universidade Aberta portuguesa (UAb). Em seguida aborda-se o conceito de educação aberta, que vai mais além que o de educação a distância e ao qual se associam conceitos e práticas como a dos recursos educacionais abertos (REA), práticas educacionais abertas (PEA) e ambientes pessoais de aprendizagem (APA), fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta. A concluir, reflete-se sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que privilegiem práticas abertas, participadas e transformadoras. Práticas que propiciem o desenvolvimento de competências pertinentes para um mundo em constante mudança e que promovam, simultaneamente, a emancipação humana rumo a uma sociedade verdadeiramente aberta e inclusiva
- Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinasPublication . Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; Mendes, António Quintas; Souto, Maria Aurea Caldas; Soares, Valquíria de Lima; Simão, Heitor Simão MafanelaO presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.
- Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimentoPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- Educação a distância, educação aberta e inclusão: dos modelos transmissivos às práticas abertasPublication . Amante, Lúcia; Mendes, António QuintasPartindo do princípio de base da democratização do conhecimento e acesso ao saber, subjacente à educação a distância, procura-se neste texto situar a conceção de educação em geral e dos seus modelos, no contexto histórico, económico e social em que se desenvolvem, contrapondo as necessidades da sociedade industrial com as que emergem na atual sociedade em rede. Aborda-se depois o papel específico da educação a distância (EaD) e detém-se na evolução destes sistemas e dos seus modelos pedagógicos, decorrentes da inovação tecnológica, referindo em particular o caso da Universidade Aberta portuguesa (UAb). Em seguida aborda-se o conceito de educação aberta, que vai mais além que o de educação a distância e ao qual se associam conceitos e práticas como a dos recursos educacionais abertos (REA), práticas educacionais abertas (PEA) e ambientes pessoais de aprendizagem (APA), fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta. A concluir, reflete-se sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que privilegiem práticas abertas, participadas e transformadoras. Práticas que propiciem o desenvolvimento de competências pertinentes para um mundo em constante mudança e que promovam, simultaneamente, a emancipação humana rumo a uma sociedade verdadeiramente aberta e inclusiva.
- Virtual pedagogical model: development scenariosPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- (Re)significar a pedagogia no contexto da educação digitalPublication . Aires, Luísa; Morgado, Lina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas
- Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robóticaPublication . Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António QuintasEste artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.