Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 12
  • Les stratégies discursives de l´ironie dans le débat parlementaire portugais
    Publication . Braz, Ana
    Ce travail a pour objectif d´étudier les stratégies discursives qui sous-tendent l´emploi de l´ironie dans les interventions des parlementaires portugais pendant la deuxième session législative (2010-2011) de la XIe Législature (2009-2011). Nous essayons de répondre à la question « Quelles stratégies discursives l´ironie permet de mettre en place et quels en sont les buts illocutoires et les effets discursifs ? ». À cette fin, nous convoquons diverses théories (notamment la théorie de la politesse verbale – Brown et Levinson, 1987 et Kerbrat-Orecchioni, 2005 et 2010 –, la modalisation du discours et les modalités d´après la théorie sémantique de Bernard Pottier, 2011[1992] et 2012, et la polyphonie discursive de Ducrot, 1984) qui contribuent ensemble à une compréhension approfondie du phénomène étudié.
  • O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasão
    Publication . Braz, Ana; Marques, Isabelle Simões
    We are looking at a linguistic-discursive analysis of the most recurrent strategies of argumentation and persuasion in the TV debate of January 6, 2021 for the 2021 presidential elections in Portugal. In this debate, two candidates are opposed, namely Marcelo Rebelo de Sousa - President of the Republic at the time, and in the meantime elected for a second term - and André Ventura, deputy of the Assembly of the Republic and candidate for the Chega party. Our analysis focuses on the manipulation strategies used by both speakers and candidates. The images that the political opponents build of themselves and of their opponent in and by discourse, the emotions that their words arouse, the predominant discursive topic, the main axiological values of the lexemes and expressions used, and the ways of refuting facts and views conveyed in the different verbal exchanges are studied. The present work is part of the perspective of discourse analysis (Kerbrat-Orechioni, 2005 and 2014), as well as within the framework of the study of argumentation, namely argumentation in the political discourse, in the path of Amossy (2000) and Plantin (1996), considering the contributions of Charaudeau (2005, 2008 and 2016) on the political discourse and Marques on the Portuguese political discourse (2009, 2013 and 2017).
  • O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados
    Publication . Castelo, Adelina; Braz, Ana; Seara, Isabel
    A relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros, comparando as perceções de professores e alunos. Para tal, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Esta amostra de conveniência, relativamente heterogénea, foi recrutada através de contactos pessoais e redes sociais e permite-nos captar um pouco do panorama do uso de tais recursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se alguns resultados. Por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast e valorizam mais a sua utilidade, mas consideram que o recurso a estes materiais é mais frequente do que o percebido pelos alunos. Alunos e professores mencionam como dificuldades consideráveis no recurso a audiolivros/podcasts a falta de tempo para os pesquisar e usar e a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos. Quanto às potencialidades destes textos, docentes e discentes privilegiam o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua, sendo que os alunos acrescentam a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se fundamentar a metodologia seguida, apresentar os resultados obtidos e refletir a partir deles sobre ações futuras que promovam um uso mais frequente e proveitoso destes recursos digitais no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
  • Textos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidades
    Publication . Castelo, Adelina; Braz, Ana; Seara, Isabel
    Vários estudos empíricos e reflexões didáticas têm reconhecido a relevância de utilizar audiolivros e podcasts (que designamos conjuntamente como “textos sonoros”) no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário. Contudo, algumas experiências e trabalhos apontam no sentido de estes recursos didáticos, de fácil acessibilidade, não estarem a ser suficientemente aproveitados, pelo que se torna relevante investigar o tema. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros e como estas são percebidas por professores e alunos. Na prossecução deste objetivo, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Tratou-se de uma amostra de conveniência, relativamente heterogénea, recrutada através de contactos pessoais e redes sociais, permitindo-nos captar um pouco do panorama do uso de textos sonoros no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se os seguintes resultados. Em termos de compreensão dos conceitos em causa, por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast. Quanto a práticas, os professores reconhecem uma utilização modesta destes recursos, embora valorizem a sua utilidade. Já as respostas dos alunos apontam no sentido de o recurso aos textos sonoros no ensino ser ainda menor do que o percebido e relatado pelos professores, de este ser menos valorizado pelos alunos e de, apesar disso, muitos discentes já terem usado textos sonoros por iniciativa própria na sua aprendizagem de línguas estrangeiras. Quanto às dificuldades no uso dos textos sonoros, a maioria dos docentes de línguas estrangeiras aponta a falta de tempo letivo para abordar ou integrar os audiolivros e os podcasts nas aulas, a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos e a falta de tempo para pesquisar esses recursos. Nas suas respostas, os alunos de línguas estrangeiras assinalam a falta de tempo para procurar os audiolivros/podcasts, a falta de tempo para os usar e a pouca disponibilidade de audiolivros/podcasts gratuitos, coincidindo nestes três pontos com a opinião dos professores. Mencionam ainda a dificuldade de concentração durante a audição. Por sua vez, no que diz respeito às potencialidades dos textos sonoros, docentes e discentes apontam maioritariamente o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua. Os alunos acrescentam, ainda, a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se, portanto, fundamentar a metodologia seguida, apresentar e discutir os resultados obtidos e concluir com a apresentação de propostas de ações futuras que promovam um uso mais recorrente e proveitoso dos textos sonoros no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
  • Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online
    Publication . Castelo, Adelina; Braz, Ana
    The open and distance education is crucial to offer many people the possibility of continuing their education and lifelong learning. Nowadays, many open educational resources including MOOCs are available, but these do not offer mentoring. Consequently, there is a need for online courses with the support of a teacher. In the field of non-native languages, these courses face essentially two main challenges: to help the learners maintain their motivation and develop all the communication skills needed in a nonnative language. These challenges were considered when the course “Português de Viva Voz / Portuguese Live” was designed at Universidade Aberta. This is a general language course, and its target public is composed of any adolescent or adult who does not speak Portuguese as their mother tongue (no matter where s/he is living or what her/his education is, as long as s/he has some digital skills and knowledge of the English language). The goal of this work is to discuss the strengths and challenges of the before-mentioned course based on some proposals on second language instruction (e.g., Ellis, 2005; Kumaravadivelu, 2006) and online teaching (e.g., Guitert and Romeu, 2019), as well as on its piloting with some learners during the second semester of 2020-2021. First, we point out the main ideas drawn from the research literature that support the analysis. Second, we present the macrostructure of the course and the (micro)structure of a unit while simultaneously showing how the course contributes to developing communicative skills online and which challenges still need to be overcome. Then, the course functioning is illustrated with a specific unit. Finally, a synthesis of the course’s strengths and challenges is presented.
  • Convergências e divergências nas mensagens de Natal de António Costa e de Jair Bolsonaro
    Publication . Braz, Ana
    O presente trabalho procede a uma análise comparativa das mensagens de Natal do Primeiro-Ministro português, António Costa, e do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com vista a sublinhar pontos de contacto e de afastamento nos discursos de cada um dos representantes políticos. O corpus de análise é constituído por quatro discursos, correspondentes às mensagens proferidas pelo chefe de Governo português e pelo chefe de Estado brasileiro, em dezembro de 2019 e em dezembro de 2020. São objeto de estudo, fundamentalmente, os estilos discursivos e comunicativos de ambos os locutores, os temas abordados, a estruturação dos discursos, os objetivos ilocutórios, assim como os ethe construídos e as emoções suscitadas. Uma vez que as referidas alocuções são registadas em suporte vídeo e difundidas na televisão e/ou na internet a toda a população, são também considerados os elementos não verbais que as acompanham, cruciais nos efeitos perlocutórios visados. Adotando a perspetiva da análise do discurso, o nosso estudo apoia-se essencialmente nos trabalhos de Maingueneau (1999), Amossy (1999a e 1999b), Charaudeau (2005 e 2008) e Marques (2019). Convocamos ainda a proposta de classificação dos atos de fala de Searle (1982), no prolongamento dos estudos iniciados por Austin (1962). A análise realizada demonstra que há diferenças significativas entre as mensagens de António Costa e de Jair Bolsonaro, nomeadamente no que diz respeito à duração das alocuções, aos tópicos abordados, aos ethe projetados e ao grau de formalidade do cenário de comunicação. Não obstante, os discursos proferidos aproximam-se claramente na sua estrutura, bem como nos objetivos ilocutórios, evidenciando características definitórias do subgénero discursivo mensagem de Natal.
  • Ironie et argumentation dans le discours parlementaire portugais
    Publication . Braz, Ana
    The aim of this paper is to study argumentation in political discourse, namely in parliamentary discourse, the focus being the relations between irony and argumentation. Since Antiquity, irony has been seen as a rhetorical device, used in oratory for purposes of discourse efficiency. The present day political discourse stems from the same rhetorical tradition. Being one of the favourite discursive mechanisms of political persuasion, irony is an argumentative device common in parliamentary debates, a highly controversial and confrontational discursive subgenre, where opposite parties clash. By its evaluative nature and perlocutionary effect of criticizing the political opponents, irony contributes to the argumentation process, relying particularly on the images that it creates. The corpus we analyse contains excerpts of speeches given in plenary sittings that took place in the Portuguese Assembly between September 15th, 2010 and May 19th, 2011.
  • Manipulação de factos e de opiniões: o debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021)
    Publication . Braz, Ana; Marques, Isabelle Simões
    O presente trabalho tem como objetivo primordial realizar uma análise linguístico-discursiva das estratégias de argumentação e de persuasão predominantes no debate de 06 de janeiro de 2021 para as eleições presidenciais em Portugal, evidenciando as estratégias de manipulação dos locutores e candidatos. Debruçamo-nos sobre a natureza dos objetos de manipulação, assim como sobre as configurações que essa manipulação assume no género discursivo em questão e respetivas finalidades. Examinamos o apelo às emoções, aos valores e à mudança realizado pelos dois candidatos. São objeto de estudo as imagens (ethos) que os adversários políticos constroem de si e do outro no e pelo discurso, as emoções (pathos) que suscitam as suas palavras, os principais valores axiológicos dos lexemas e expressões utilizados, e os modos de refutação de factos e pontos de vista convocados. Este estudo insere-se na perspetiva da análise do discurso, assim como no quadro do estudo da argumentação, nomeadamente da argumentação no discurso político.
  • O processo de avaliação num contexto online na era da inteligência artificial: um duplo desafio
    Publication . Braz, Ana; Chenoll, Antonio
    No contexto atual da educação online e da rápida popularização da Inteligência Artificial (IA), a fiabilidade da avaliação formal tornou-se um desafio crucial. Este trabalho tem como objetivo analisar o panorama da avaliação num ambiente de aprendizagem online e examinar os desafios que surgem na era da IA com modelos de avaliação aplicados nas disciplinas de línguas estrangeiras. A principal finalidade é demonstrar como as tecnologias emergentes podem melhorar e transformar os métodos tradicionais de avaliação, ao mesmo tempo que abordam as preocupações éticas e de privacidade associadas ao uso da IA. Em primeiro lugar, discutem-se as oportunidades oferecidas pela avaliação online. Serão igualmente abordados os desafios respeitantes à autenticidade e integridade das avaliações online, bem como à equidade e acessibilidade. Em segundo lugar, analisa-se o papel da IA no processo de avaliação, nomeadamente no ensino de línguas. São também destacadas as preocupações éticas e possíveis usos indevidos da IA por parte dos estudantes na avaliação, bem como a importância da supervisão humana e da transparência nesses processos. Em suma, o presente trabalho visa questionar a avaliação num contexto completamente online, levando em consideração a influência da IA, tanto no processo de aprendizagem, quanto no processo complementar de avaliação.