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  • Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactos
    Publication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, Olga
    Com esta comunicação, pretendemos aprofundar o conhecimento e o debate sobre os perfis dos estudantes universitários em regime de e-learning e os impactos das licenciaturas nas suas vidas sociais e laborais, tendo por referência os estudos sobre percursos no ensino superior e transição para o mercado laboral. Em vez de presumir uma homogeneidade, pretende-se analisar se estes percursos divergem entre áreas científicas/profissionais. A comunicação irá basear-se nos resultados de um questionário lançado, em 2015, a todos os estudantes que concluíram a licenciatura na Universidade Aberta, nos anos de 2011, 2012 e 2013 (universo=1691; taxa de resposta=31%). A análise dos dados inclui um conjunto de procedimentos estatísticos, privilegiando, nesta comunicação, as comparações dos resultados entre áreas formativas, ao nível do perfil sociodemográfico e dos impactos da licenciatura na vida social e profissional. Como resultados mais expressivos, podemos sublinhar que a larga maioria dos estudantes da UAb trabalha a tempo inteiro e tem entre os 30 e os 50 anos, divergindo das universidades presenciais. Passados cerca de 3 anos do final da licenciatura, cerca de 25% conheceu processos de mobilidadesocial ascendente, sendo que este valor varia pouco entre licenciaturas. Porém, observam-se variações entre áreas formativas noutros itens. Na área das ciências sociais, muitos estudantes reconhecem que o aprofundamento cultural e cívico foi a razão central para a frequência. E em cursos como educação, os estudantes revelam-se satisfeitos com as competências desenvolvidas e com os impactos noutras esferas da vida. Por seu lado, em cursos como gestão ou informática, havia à partida uma motivação mais instrumental, sendo os impactos culturais e cívicos menos evidentes. Com base nestes dados, concluímos que a opção pelo ensino superior a distância em Portugal resulta, sobretudo, do facto de as pessoas trabalharem a tempo inteiro e terem responsabilidades familiares. Esta situação varia pouco entre áreas formativas. Contudo, o perfil dos estudantes e os impactos da licenciatura apresentam variações significativas, em linha com o observado sobre estudantes no ensino superior presencial.
  • Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho
    Publication . Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Henriques, Susana
    A escolaridade concluída e a atividade profissional continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos e para os lugares de classe na estrutura social (Schnapper, 2007; Estanque, 2005). A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (também ao nível das relações sociais e interpessoais, satisfação pessoal e enriquecimento cultural). O principal objetivo é aprofundar o impacto do diploma como instrumento de concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” (Bourdieu, 1979). O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se do de outros estudantes do ensino superior, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. Considerando os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais e perceber se existe progressão significativa na situação profissional antes e após a conclusão da licenciatura.
  • Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital
    Publication . Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, Olga
    Quem são os estudantes que escolhem o ensino superior a distância? De onde vêm? Porque escolhem uma universidade a distância? Como se caracterizam os per-cursos académicos daqueles que realizam licenciaturas nesta modalidade? Quais as dificuldades que enfrentam, as competências que desenvolvem e as relações que estabelecem? Com o resultado de um inquérito aos diplomados da Universidade Aberta pretende-mos responder a estas questões a partir de um conjunto de abordagens teóricas sobre educação a distância aberta e em rede que procuramos relacionar com a Aprendizagem ao Longo da Vida.
  • Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntese
    Publication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Claudia; Ramos, Maria do Rosário; Silva, Ana Paula
  • Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
    Publication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, Olga
    A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
  • Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
    Publication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do Rosário
    Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
  • Estudar na Universidade Aberta: perfis, experiências e percursos d@s licenciad@s (2011-2020)
    Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
    A presente publicação sistematiza os resultados obtidos em sucessivas edições do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, abrangendo: os perfis sociodemográficos; as motivações, condições de estudo e resultados académicos; o grau de satisfação e balanço de competências; os impactos da licenciatura na vida profissional; e, por fim, os percursos académicos e projetos de futuro após a licenciatura. A análise agregada das três edições do questionário, levadas a cabo em 2015, 2018 e 2020, permite assim abarcar amostras representativas dos licenciados na instituição entre 2011 e 2018, sendo possível constatar muitos aspetos comuns e que constituem marcas da instituição, assim como algumas variações entre áreas de estudo e evoluções ao longo da última década.
  • Transversal competences and employability: the impacts of distance learning university according to graduates’ follow-up
    Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
    Since higher education qualifications and digital transition are considered key factors for economic development and individual opportunities, distance learning has been presented as a solution to improve the labor force’s skills and employability. However, such links were seldom studied systematically in specific contexts, and doubts exist regarding online programs. Based on the results of three successive follow-up surveys to the graduates of the Portuguese distance learning public university (Universidade Aberta), from 2011 to 2018 (n = 1358), our article examines the graduates’ perception of acquired transversal competences, in relation to employability and social mobility gains. The statistical analysis points out a positive perception of transversal competences development, especially analytical capacity, autonomy, and communication, although some concerns were raised regarding digital skills, teamwork, job search skills, and social capital. The impacts on employability and socioeconomic mobility are positive for most students, but variable according to analyzed competences, and tend to occur mostly through internal mobility rather than through job search skills or entrepreneurship. Although exploratory, such findings allow some final considerations regarding the effective ability of higher education distance learning to enhance economic growth and employability, through transversal competences, as well as to sketch some suggestions to improve such ability.