Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados

Use this identifier to reference this record.

Authors

Henriques, Susana
Neves, Claudia
Abrantes, Pedro
Bäckström, Bárbara
Falé, Isabel
Jacquinet, Marc
Magano, Olga
Ramos, Maria do Rosário

Advisor(s)

Abstract(s)

Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.

Description

Keywords

Empregabilidade Graduados do ensino superior Perfis e competências

Pedagogical Context

Citation

Henriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Bäckström, B., Falé, I., Jacquinet, M., Magano, O., Ramos, M. R. (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados, Fórum Sociológico. 37, 49-62

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue