Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

CRUZ DOMINGUES AMANTE, LÚCIA DA GRAÇA

Search Results

Now showing 1 - 10 of 35
  • Avaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado à educação profissional
    Publication . Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada no contexto de um curso técnico de nível médio ofertado à distância, em uma Instituição de Educação Profissional brasileira, cujo objetivo foi o de verificar os modelos e estratégias avaliativas adotados em cursos de formação profissional técnica a distância e o quanto estas estratégias possibilitam uma experiência de avaliação transparente, consistente, autêntica e sustentável. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido acompanhada a execução de uma turma do curso Técnico em Administração. Foram utilizados como instrumentos para recolha de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não-participante e análise de documentos. O referencial teórico no qual está assente essa pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspetiva de avaliação alternativa digital. Neste trabalho, considerando a complexidade e extensão dos dados recolhidos, optou-se por focar na apresentação e discussão dos resultados de uma das dimensões do Modelo PrACT – a Autenticidade, dada a sua relevância para a educação profissional.
  • Um estudo sobre formação de professores no modelo blearning para a adoção da avaliação formativa digital
    Publication . Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina
    No presente capítulo damos conta de um projeto de investigação desenvolvido na formação de professores, na modalidade blearning, sobre a avaliação formativa e o uso de ferramentas digitais. Com base na questão de partida, “Como é praticada a avaliação de natureza formativa no quotidiano das salas de aula dos professores envolvidos na formação?”, traçamos os objetivos de compreender se eles integram a dimensão tecnológica quando desenham e executam a avaliação e quais as ferramentas digitai s que utilizam na regulação da aprendizagem dos alunos. Assumimos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa, tendo implementado um plano formativo segundo o modelo de investigação-formação-reflexão.
  • Desafios da avaliação digital no ensino superior
    Publication . Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, Lúcia
    A obra que aqui se apresenta consubstancia uma parte da investigação desenvolvida no âmbito do projeto “Avaliação e eLearning no Ensino Superior “(@ssess.he), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este projeto desenvolveu-se entre 2011 e 2013, e teve como foco a investigação em torno da avaliação digital no Ensino Superior. O projeto visou estudar as estratégias de avaliação digital, adequadas e válidas aos ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a clarificação de processos e visando a definição de indicadores que garantam a sua autenticidade e validade na avaliação de competências em contextos de elearning.
  • Educação a distância, educação aberta e inclusão: dos modelos transmissivos às práticas abertas
    Publication . Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas
    Partindo do princípio de base da democratização do conhecimento e acesso ao saber, subjacente à educação a distância, procura-se neste texto situar a conceção de educação em geral e dos seus modelos, no contexto histórico, económico e social em que se desenvolvem, contrapondo as necessidades da sociedade industrial com as que emergem na atual sociedade em rede. Aborda-se depois o papel específico da educação a distância (EaD) e detém-se na evolução destes sistemas e dos seus modelos pedagógicos, decorrentes da inovação tecnológica, referindo em particular o caso da Universidade Aberta portuguesa (UAb). Em seguida aborda-se o conceito de educação aberta, que vai mais além que o de educação a distância e ao qual se associam conceitos e práticas como a dos recursos educacionais abertos (REA), práticas educacionais abertas (PEA) e ambientes pessoais de aprendizagem (APA), fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta. A concluir, reflete-se sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que privilegiem práticas abertas, participadas e transformadoras. Práticas que propiciem o desenvolvimento de competências pertinentes para um mundo em constante mudança e que promovam, simultaneamente, a emancipação humana rumo a uma sociedade verdadeiramente aberta e inclusiva
  • O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade
    Publication . Viana, Filipa; Amante, Lúcia
    Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias.
  • Programa de Avaliação da Aplicação e Desenvolvimento do Modelo Pedagógico Virtual
    Publication . Mendes, António Quintas; Amante, Lúcia; Morgado, Lina; Pereira, Alda
  • Comunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidade
    Publication . Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia
    Os estudos iniciais sobre Comunicação Mediada por Computador (CMC) tendiam a ver esta forma de comunicação como apropriada para tarefas simples, impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo a investigação e a experiência mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas complexos a distância. A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas das variáveis implicadas nas relações interpessoais e sociais mediatizadas e em particular da construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica. Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam ser tidos em conta nas práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.
  • Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento
    Publication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
  • Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
    Publication . Casanova, Maria Prazeres; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina
    O presente relatório visa apresentar uma investigação-ação sobre a perspetiva dos alunos ao realizarem tarefas de avaliação formativa mediadas por ferramentas digitais. O estudo insere-se na especialidade Educação a distância e elearning, tendo sido dado uma especial enfase à avaliação digital. Os desafios colocados à escola pelo uso de ambientes digitais pressupõem que os seus atores educativos, nomeadamente os professores, possuam skills que lhes facultem o uso de tecnologias digitais ao serviço de novas pedagogias e das necessidades educativas dos alunos. De modo a viabilizar o estudo, seguimos uma metodologia de investigação-ação em que a componente formativa foi significativa. Definimos os seguintes objetivos: identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital estão presentes nas práticas de avaliação dos alunos; identificar práticas de avaliação que os alunos consideram de maior utilidade na sua aprendizagem; compreender o modo como são promovidos o processo de regulação e o feedback, bem como se são utilizadas ferramentas digitais. No contexto da formação ministrada aos professores proporcionou-se a reflexão sobre as práticas de avaliação formativa mediadas pelo uso de tecnologias digitais em contexto blearning. Esta reflexão teve como quadro teórico o modelo PrACT da avaliação formativa alternativa digital, nas suas quatro dimensões-autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade clarificadas pelos seus diversos critérios (Pereira A. , Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)-e as experiências pedagógicas ocorridas em sala de aula. Neste processo foram privilegiados: a cooperação e a interatividade entre os alunos e entre professores e alunos, a criatividade, a flexibilidade na gestão do tempo para realização da tarefa e o feedback útil e atempado. Procurou-se que os professores adequassem as estratégias de avaliação formativa digital ao perfil dos seus alunos e que aplicassem instrumentos de avaliação diversificados. Os alunos consideraram as propostas avaliativas de grande utilidade para o desenvolvimento das suas aprendizagens especialmente pelas suas características formativas desenvolvidas em ambientes digitais.
  • Computational thinking, porogramming and robotics in basic education: evaluation of an in-service teacher's b-learning experience
    Publication . Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Mendes, António Quintas; Monteiro, A. F.; Pinto, Miranda; Osório, António; Araújo, C. L.
    This paper presents a training program for teachers and the procedures for its evaluation in the domain of computational thinking, programming and robotics in basic education. This training was conducted within the scope of Project KML II - Laboratory of programming and robotics technologies and learning for preschool and primary school (1st CEB) and is expected to contribute for two of the project's main outcomes: conceive a training plan to include in the higher education of educators and teachers of the 1st ECB and the creation of a MOOC for initial and continuous training of these professionals. The training, with 50 hours of total workload, was developed in a blended learning format, including face-to-face and online sessions (25 hours each). The online sessions were organized into synchronous and asynchronous activities, including autonomous working moments, to perform individual activities. The theoretical references that support this work have their origins in the studies on distance education (EaD), namely in the developments provided by the designated 3rd generation of EaD in which computer-mediated communication has allowed the emergence of new pedagogical scenarios giving rise to new training modalities either fully online or in blended learning format. The training evaluation questionnaire aims to explore the key points that determined the organization of the course and aims to evaluate the level of satisfaction and the opinion of the trainees about the different components of the training, as well as gather information that may contribute to the design of new course in a MOOC format. The questionnaire was designed considering the following dimensions: characterization of respondents and previous experience, satisfaction with training, perception of the learning and involvement in training, perception of the practical application of training, criticism and suggestions for improvement. The questionnaire, in the context of this research, will be an essential source of information for the team's decision-making on the appropriate format for the MOOC to be developed in the future and which constitutes one of the project's final objectives with a view to broadening the access of teachers in Portugal to knowledge on the subject under study.