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- The presence of distortions in the extended skew : normal distributionPublication . Seijas-Macias, J. Antonio; Oliveira, Amilcar; Oliveira, TeresaIn the last years, a very interesting topic has arisen and became the research focus not only for many mathematicians and statisticians, as well as for all those interested in modeling issues: The Skew normal distributions’ family that represents a generalization of normal distribution. The first generalization was developed by Azzalini in 1985, which produces the skew-normal distribution, and introduces the existence of skewness into the normal distribution. Later on, the extended skew-normal distribution is defined as a generalization of skew-normal distribution. These distributions are potentially useful for the data that presenting high values of skewness and kurtosis. Applications of this type of distributions are very common in model of economic data, especially when asymmetric models are underlying the data. Definition of this type of distribution is based in four parameters: location, scale, shape and truncation. In this paper, we analyze the evolution of skewness and kurtosis of extended skew-normal distribution as a function of two parameters (shape and truncation). We focus in the value of kurtosis and skewness and the existence of arange of values where tiny modification of the parameters produces large oscillations in the values. The analysis shows that skewness and kurtosis present an instability development for greater values of truncation. Moreover, some values of kurtosis could be erroneous. Packages implemented in software R confirm the existence of a range where value of kurtosis presents a random evolution.
- Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunosPublication . Casanova, Maria Prazeres; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaO presente relatório visa apresentar uma investigação-ação sobre a perspetiva dos alunos ao realizarem tarefas de avaliação formativa mediadas por ferramentas digitais. O estudo insere-se na especialidade Educação a distância e elearning, tendo sido dado uma especial enfase à avaliação digital. Os desafios colocados à escola pelo uso de ambientes digitais pressupõem que os seus atores educativos, nomeadamente os professores, possuam skills que lhes facultem o uso de tecnologias digitais ao serviço de novas pedagogias e das necessidades educativas dos alunos. De modo a viabilizar o estudo, seguimos uma metodologia de investigação-ação em que a componente formativa foi significativa. Definimos os seguintes objetivos: identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital estão presentes nas práticas de avaliação dos alunos; identificar práticas de avaliação que os alunos consideram de maior utilidade na sua aprendizagem; compreender o modo como são promovidos o processo de regulação e o feedback, bem como se são utilizadas ferramentas digitais. No contexto da formação ministrada aos professores proporcionou-se a reflexão sobre as práticas de avaliação formativa mediadas pelo uso de tecnologias digitais em contexto blearning. Esta reflexão teve como quadro teórico o modelo PrACT da avaliação formativa alternativa digital, nas suas quatro dimensões-autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade clarificadas pelos seus diversos critérios (Pereira A. , Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)-e as experiências pedagógicas ocorridas em sala de aula. Neste processo foram privilegiados: a cooperação e a interatividade entre os alunos e entre professores e alunos, a criatividade, a flexibilidade na gestão do tempo para realização da tarefa e o feedback útil e atempado. Procurou-se que os professores adequassem as estratégias de avaliação formativa digital ao perfil dos seus alunos e que aplicassem instrumentos de avaliação diversificados. Os alunos consideraram as propostas avaliativas de grande utilidade para o desenvolvimento das suas aprendizagens especialmente pelas suas características formativas desenvolvidas em ambientes digitais.
- A cidade global: Lisboa no RenascimentoPublication . Universidade AbertaConversa com António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, acerca da exposição “A Cidade Global”, propondo um roteiro e uma leitura do percurso sugerido.
- A Universidade Aberta, universidade digitalPublication . Universidade AbertaConversa com o Reitor da Universidade Aberta sobre o modelo de elearning e o conceito de universidade digital.
- Conhece a flor das orquídeas?!...Publication . Nicolau, Paula Bacelar
- Bi-objective modeling approach for repairing multiple feature infrastructure systemsPublication . Sousa, Nuno; Almeida, Luís Alçada; Rodrigues, João CoutinhoA bi-objective decision aid model for planning long-term maintenance of infrastructure systems is presented, oriented to interventions on their constituent elements, with two upgrade levels possible for each element (partial/full repairs). The model aims at maximizing benefits and minimizing costs, and its novelty is taking into consideration, and combining, the system/element structure, volume discounts, and socioeconomic factors. The model is tested with field data from 229 sidewalks (systems) and compared to two simpler repair policies, of allowing only partial or full repairs. Results show that the efficiency gains are greater in the lower mid-range budget region. The proposed modeling approach is an innovative tool to optimize cost/benefits for the various repair options and analyze the respective trade-offs.
- Modeling an institutional approach to developing technology enabled learning: closing the gap between research and practicePublication . Casanova, Diogo; Price, Linda; Orwell, SuzanThis paper presents our approach to closing the gap between research and practice when delivering technology enabled learning. We illustrate our model that uses research to underpin how we have shaped a whole institutional roll out of our new VLE, Canvas. The model is built around our Learning Design principles based on current research in the field and key institutional priorities. The model addresses how we lever the implementation of our new VLE as a catalyst for changing the institutional pedagogical paradigm. Our experience shows that by adopting such an approach we are able to positively impact on institutional teaching practices and influence policy to support innovative VLE pedagogy.
- O fenómeno das companhias aéreas low-cost e o impacto nas companhias tradicionaisPublication . Frade, Sérgio Paulo Duarte; Pinho, CarlosAs companhias aéreas low-cost apresentam-se como uma ameaça real às companhias tradicionais, visto que os avultados custos que estas são forçadas a comportar ao propor um serviço completo tornam impossível a concorrência direta baseada no fator preço. Várias companhias tradicionais decidiram lançar a sua própria companhia low-cost, no entanto, foram poucas as que alcançaram alguma rentabilidade. Pretende-se neste trabalho perceber quais são os fatores que contribuem para o sucesso das companhias aéreas low-cost e que impacto estas têm nas companhias tradicionais.
- Marketing digital : relação entre as ações utilizadas pelo Real Madrid para a divulgação da marca e fidelização dos consumidoresPublication . Mota, César Silvério Pereira da; Isaías, PedroO futebol, desporto mais adorado mundialmente, encontra-se em fase de nova gestão, a utilizar-se da era digital para abranger e satisfazer consumidores e fãs. O Real Madrid Club de Fútbol é um modelo que se destaca por sua estratégia empresarial, que o transformou em uma moderna organização desportiva-mediática, a despertar interesse por outras equipas e outros setores da economia. Possui mais de 100 anos de história, e já foi considerado pela FIFA como “o melhor clube do século XX”. Esse estudo de investigação buscou observar a relação entre as estratégias de marketing digital adotadas pelo Real Madrid para a divulgação da sua marca e satisfação de seus consumidores em diferentes países. Buscou-se identificar o impacto na divulgação de patrocinadores e conhecer o perfil do adepto através de canais sociais para demonstrar a importância do marketing digital na atualidade. A pesquisa foi de caráter descritivo-exploratório, com revisão de literatura e aplicação de questionário disponibilizado de forma online, com posterior análise de dados através do sistema SPSS e STATA, com testes de frequência e Qui-Quadrado de Pearson. Pode-se constatar estratégias de marketing em website e redes sociais, com destaque para o Facebook - rede mais utilizada. Evidenciou-se superficialidade na fidelização dos consumidores pois apesar de muitas pessoas serem simpatizantes da equipa (61,4% dos respondentes), 63,4% não buscam informações sobre a equipa, não acedem ao website oficial e não possuem produtos oficiais (76,4%). O website oficial do Real Madrid também não é o local principal para compras (28,6%). O que se destaca é um grande número de pessoas (77,6%), mesmo aquelas não simpatizantes da equipa, possuir conhecimento a respeito dos patrocinadores da equipa. A maioria dos adeptos são pessoas jovens, do sexo masculino e de diversos países. Esses jovens, por estarem inseridos no mundo virtual, são os principais utilizadores dos canais e redes sociais da equipa. Conhecem seus jogadores e seus patrocinadores, pesquisam informações e são utilizadores do website da equipa. Em vista disso, a equipa do Real Madrid deve atentar-se a esse perfil de adepto, pois serão e continuarão a ser seus principais fãs, quer seja do futebol como desporto e arte, quer seja dessa grandiosa nação dos adeptos do Real Madrid Club de Fútbol.
- Emissão Nº 123Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiMestrado em Relações Interculturais (MRI), da Universidade Aberta (UAb): Receção aos estudantes do MRI, no Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa. Depoimentos de Olga Magano, coordenadora do MRI, de Ana Alfredo, de Carlos Medinas e de Mónica Pereira, estudantes do MRI. UAb Global: (Excerto) Entrevista de Mário Avelar, professor catedrático da Universidade Aberta a José Jorge Letria, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, escritor e Músico. FUGAS: Casa Roque Gameiro, na Amadora. A Casa Roque Gameiro e a exposição “Flor de Água: Helena Roque Gameiro (1895-1986) – Aguarela e Artes Aplicadas”, por Ângela Maria Rodrigues, coordenação da exposição e Sandra Leandro, comissária da exposição. Notícias: Cerimónia de atribuição de Cartas de Mérito Académico aos estudantes de Mestrado e Doutoramento que concluíram com a classificação de excelente no ano de 2015. Evento presidido pelo professor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta. Lançamento do ebook "Avaliação das Aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas ", na Universidade Aberta, Lisboa. O evento apresentado pela professora Leonor Santos, da Universidade de Lisboa, contou com a presença de Isolina Oliveira e Lúcia Amante, coordenadoras do ebook e investigadoras do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), da Universidade Aberta. “In Memoriam 1934-2017”: Homenagem à professora doutora Maria Emília Ricardo Marques
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