Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-02"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O fenómeno das companhias aéreas low-cost e o impacto nas companhias tradicionaisPublication . Frade, Sérgio Paulo Duarte; Pinho, CarlosAs companhias aéreas low-cost apresentam-se como uma ameaça real às companhias tradicionais, visto que os avultados custos que estas são forçadas a comportar ao propor um serviço completo tornam impossível a concorrência direta baseada no fator preço. Várias companhias tradicionais decidiram lançar a sua própria companhia low-cost, no entanto, foram poucas as que alcançaram alguma rentabilidade. Pretende-se neste trabalho perceber quais são os fatores que contribuem para o sucesso das companhias aéreas low-cost e que impacto estas têm nas companhias tradicionais.
- Marketing digital : relação entre as ações utilizadas pelo Real Madrid para a divulgação da marca e fidelização dos consumidoresPublication . Mota, César Silvério Pereira da; Isaías, PedroO futebol, desporto mais adorado mundialmente, encontra-se em fase de nova gestão, a utilizar-se da era digital para abranger e satisfazer consumidores e fãs. O Real Madrid Club de Fútbol é um modelo que se destaca por sua estratégia empresarial, que o transformou em uma moderna organização desportiva-mediática, a despertar interesse por outras equipas e outros setores da economia. Possui mais de 100 anos de história, e já foi considerado pela FIFA como “o melhor clube do século XX”. Esse estudo de investigação buscou observar a relação entre as estratégias de marketing digital adotadas pelo Real Madrid para a divulgação da sua marca e satisfação de seus consumidores em diferentes países. Buscou-se identificar o impacto na divulgação de patrocinadores e conhecer o perfil do adepto através de canais sociais para demonstrar a importância do marketing digital na atualidade. A pesquisa foi de caráter descritivo-exploratório, com revisão de literatura e aplicação de questionário disponibilizado de forma online, com posterior análise de dados através do sistema SPSS e STATA, com testes de frequência e Qui-Quadrado de Pearson. Pode-se constatar estratégias de marketing em website e redes sociais, com destaque para o Facebook - rede mais utilizada. Evidenciou-se superficialidade na fidelização dos consumidores pois apesar de muitas pessoas serem simpatizantes da equipa (61,4% dos respondentes), 63,4% não buscam informações sobre a equipa, não acedem ao website oficial e não possuem produtos oficiais (76,4%). O website oficial do Real Madrid também não é o local principal para compras (28,6%). O que se destaca é um grande número de pessoas (77,6%), mesmo aquelas não simpatizantes da equipa, possuir conhecimento a respeito dos patrocinadores da equipa. A maioria dos adeptos são pessoas jovens, do sexo masculino e de diversos países. Esses jovens, por estarem inseridos no mundo virtual, são os principais utilizadores dos canais e redes sociais da equipa. Conhecem seus jogadores e seus patrocinadores, pesquisam informações e são utilizadores do website da equipa. Em vista disso, a equipa do Real Madrid deve atentar-se a esse perfil de adepto, pois serão e continuarão a ser seus principais fãs, quer seja do futebol como desporto e arte, quer seja dessa grandiosa nação dos adeptos do Real Madrid Club de Fútbol.
- Emissão Nº 123Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiMestrado em Relações Interculturais (MRI), da Universidade Aberta (UAb): Receção aos estudantes do MRI, no Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa. Depoimentos de Olga Magano, coordenadora do MRI, de Ana Alfredo, de Carlos Medinas e de Mónica Pereira, estudantes do MRI. UAb Global: (Excerto) Entrevista de Mário Avelar, professor catedrático da Universidade Aberta a José Jorge Letria, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, escritor e Músico. FUGAS: Casa Roque Gameiro, na Amadora. A Casa Roque Gameiro e a exposição “Flor de Água: Helena Roque Gameiro (1895-1986) – Aguarela e Artes Aplicadas”, por Ângela Maria Rodrigues, coordenação da exposição e Sandra Leandro, comissária da exposição. Notícias: Cerimónia de atribuição de Cartas de Mérito Académico aos estudantes de Mestrado e Doutoramento que concluíram com a classificação de excelente no ano de 2015. Evento presidido pelo professor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta. Lançamento do ebook "Avaliação das Aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas ", na Universidade Aberta, Lisboa. O evento apresentado pela professora Leonor Santos, da Universidade de Lisboa, contou com a presença de Isolina Oliveira e Lúcia Amante, coordenadoras do ebook e investigadoras do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), da Universidade Aberta. “In Memoriam 1934-2017”: Homenagem à professora doutora Maria Emília Ricardo Marques