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Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

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  • Caracterização do empreendedorismo migrante: Ilha da Madeira
    Publication . Félix, Nicole Olim; Porfírio, José
    O empreendedorismo é um fenómeno muitas vezes definido como o processo de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, mas nem todos os empreendedores se aventuram na atividade empreendedora pelas mesmas razões e entender as principais causas que levou um indivíduo a se transformar num empreendedor é algo extremamente relevante especialmente no desenvolvimento de projetos, ajudas e medidas político-sociais. Podemos separar os empreendedores em dois grandes grupos: empreendedores por necessidade e empreendedores por oportunidade e esta divisão é importante para garantir que as medidas criadas para incentivar o empreendedorismo estão em conformidade com o tipo de empreendedor presente. Medidas que afetam não só a população nativa, mas também a comunidade migrante que escolheu esse país como local para abrir o seu empreendimento. Algo com uma importância considerável para a Região Autónoma da Madeira, que tem vindo a observar nos últimos anos um aumento significativo do número de migrantes, muitos deles provenientes de países com uma grande ligação histórica à Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) Posto isto, este trabalho procura caracterizar a comunidade migrante da Ilha da Madeira com o objetivo de poder facultar informações relevantes para a criação e melhoria de medidas político-sociais de incentivo ao empreendedorismo que tenham em conta o perfil da comunidade migrante da Ilha da Madeira. Concluiu-se que os empreendedores migrantes da Ilha da Madeira são maioritariamente empreendedores por necessidade e que a ligação histórica e familiar com R.A.M. desempenha um papel crucial na sua escolha pela Ilha da Madeira, um fator essencial a ter em consideração nas futuras medidas políticosociais implementadas para incentivar o empreendedorismo migrante. A investigação contribui na sua generalidade para a comunidade científica, pela escassez de trabalhos focados no estudo de empreendedores migrantes e mais concretamente empreendedores migrantes a residir numa ilha.
  • O capital intelectual e a gestão estratégica de recursos humanos no setor público: estudo de caso
    Publication . Gonçalves, Célia Maria; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa
    O presente trabalho incide sobre o Capital Intelectual e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público. É um tema que assume particular relevância e pertinência nos dias de hoje, uma vez que se vive num contexto de emergência do conhecimento como recurso chave da competitividade empresarial e da melhoria dos seus resultados. Sendo os Recursos Humanos o motor de qualquer organização, torna-se necessário criar condições para o seu reconhecimento e valorização profissional, com vista à motivação dos colaboradores e, consequentemente, à melhoria do seu desempenho profissional. Neste sentido, este trabalho tem como objetivos analisar a importância da gestão estratégica de recursos humanos através do reconhecimento e valorização do Capital Intelectual na performance organizacional e refletir sobre o modo de conceber a avaliação do impacto da gestão dos intangíveis no desempenho do Setor Público. Pretende-se com o presente estudo contribuir, de alguma forma, para a mudança de paradigma em relação ao tema, pois é fundamental que se aposte cada vez mais na educação e na busca insaciável de melhores qualificações por parte dos cidadãos em geral e também perceber o ponto de vista do Setor Público, através de um estudo de caso, sobre o conceito de Capital Intelectual e os seus componentes, em particular o capital humano e a sua aplicação e valorização neste setor, considerando que os estudos realizados sobre o tema em questão têm maior incidência no setor privado do que no setor público. O estudo procura também identificar os meios de valorização e reconhecimento do capital intelectual e dos seus componentes, e a sua importância na performance organizacional, nomeadamente ao nível da gestão estratégica de recursos humanos, sendo a sua natureza intangível, tendo como elemento dominante o conhecimento e que decorre da sua invisibilidade, imaterialidade e caráter maioritariamente tácito.
  • A framework to achieve mobile business success
    Publication . Amoroso, Ana Archer; Isaías, Pedro
    Num contexto de sociedade que continua a evoluir cada vez mais rápido, é apenas natural que o comércio acompanhe. Note-se a evolução etimológica que acompanha a palavra inglesa para negócio: business; e-business, m-business. A Internet trouxe um grande leque de possibilidades de sucesso para as organizações, empreendedores, equipas de gestão e consumidores. Em paralelo com a facilidade de acesso que esta nova cultura trouxe, nasce também uma nova personalidade associada aos consumidores, uma personalidade mais exigente. As possibilidades infinitas da Internet faz com que, para empreendedores e equipas de gestão, o estudo de mercado tenha de ser constante. Por isso mesmo, hoje, quais são os fatores chave de sucesso para o m-business? Quais são os fatores mais importantes na mente da amostra considerada neste estudo da comunidade online? Será que esses fatores estão correlacionados? E como? Quais são os fatores a que se deve prestar atenção? Os resultados mostram que há um conjunto de funcionalidades que se agrupam em três fatores principais: “confiança no negócio em si”; serviço ao cliente”; “trabalho de desenvolvimento web”. São ainda apresentadas diferentes correlações entre as variáveis, a ter em conta aquando da entrada no m-business.
  • A responsabilidade social na Volkswagen: carregar a bandeira ou apenas um smilie?
    Publication . Martins, Hélder Manuel de Moura; Simão, João
    Este trabalho pretende aferir se o grupo empresarial Volkswagen efetua o reporte de Responsabilidade Social por via de uma abordagem substantiva ou apenas simbólica ao reporte. Para aferir da abordagem é avaliada a qualidade do discurso de Responsabilidade Social das Empresas presente nos relatórios de sustentabilidade do grupo Volkswagen em 2014 e 2016 anos imediatamente anterior e posterior a um escândalo “Dieselgate”. A uma abordagem apenas simbólica corresponderá uma baixa qualidade de reporte. É apresentado o conceito de Responsabilidade Social das Empresas, nomeada uma definição e as funções a desempenhar pelo reporte destas responsabilidades. É apresentada uma metodologia baseada em análise de conteúdo quantitativa com avaliação em separado de quatro dimensões distintas mas complementares de qualidade de discurso e os indicadores correspondentes antes de integrados num único indicador de qualidade normalizado. Uma análise de conteúdo qualitativa é efetuada em paralelo. O esquema de classificação base é apresentado e aplicado á informação existente nestes relatórios. Os relatórios no seu global têm qualidade média a elevada pela metodologia baseada em análise de conteúdo quantitativa embora diminuíndo de 2014 para 2016. Os mesmos resultados decompostos por grupos de indicadores sociais e ecológico-ambientais bem como o confronto com os resultados de análise de conteúdo qualitativa possível revelam as fragilidades de avaliações de qualidade de discurso com base em frequências estatísticas e que aproveitam á avaliação da qualidade destes relatórios: O uso de focos no reporte em grupos de tópicos onde o desempenho a reportar é positivo, omitindo reporte em tópicos onde o desempenho é negativo; O reporte de desempenho apresentado como positivo e voluntário mas corresponder apenas ao cumprimento de legislação; A utilização da terminologia ambígua em relação a que empresa em particular os desempenhos reportados se referem, expandindo bons desempenhos na Alemanha para o grupo como um todo; A multiplicação de peças de informação de bom desempenho ou acerca de atividades ou desempenhos quase irrelevantes para a dimensão do grupo. A avaliação final é de que estes relatórios apresentam indícios de uma comunicação sem sinceridade e manipulativa (Laufer, 2003) aumentando a transparência sobretudo quando a empresa tem bons desempenhos a reportar a que corresponde “um Smilie”, uma abordagem apenas simbólica ao reporte e a abordagem não se alterou de 2014 para 2016.
  • Análise das capacidades estratégicas das conserveiras em Cabo Verde
    Publication . Fortes, Jailton Carlos de Andrade; Porfírio, José
    Nos dias que correm, são inúmeros os desafios que as empresas enfrentam competindo em mercados cada vez mais concorrenciais potencializados pela globalização. Este cenário, exige das empresas a implementação de estratégias que garantam vantagens competitivas sustentáveis. Neste âmbito, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade estratégica das empresas conserveiras de Cabo Verde à luz da Visão Baseada em Recursos (VBR), através da aplicação do modelo VRIO (Valioso, Raro, Inimitável, Organizado). O trabalho procura explicar as fontes de vantagem competitivas sustentáveis das empresas conserveiras em Cabo Verde, pois trata-se de um setor muito importante para as exportações nacionais e para a economia no seu todo. Para chegar às conclusões preconizadas, utilizou-se a metodologia qualitativa com estudo multicasos, sendo que, a recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas, e pesquisa documental, quer por documentos cedidos pelas conserveiras, como também, documentos de outras entidades. Após a recolha dos dados, as mesmas foram trabalhadas afim de obter as conclusões finais com base na pesquisa bibliográfica efetuada. O estudo foi aplicado as duas empresas do setor e os resultados obtidos revelam que, conforme sugere a literatura, a heterogeneidade dos recursos leva a níveis de desempenho diferentes tendo ficado igualmente evidente que a imobilidade dos recursos e capacidades impedem que os mesmos sejam facilmente adquiridos ou duplicados, devido ao seu custo de aquisição ou às condições históricas únicas.
  • Diretiva Seveso: avaliação de medidas de segurança para a prevenção de acidentes graves
    Publication . Martins, Rui Alberto Reis; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Sousa, Ivo Dias de
    Ao longo dos tempos, a industrialização tem provocado, um pouco por todo o mundo, acidentes industriais de grandes dimensões que trazem graves consequências para a saúde humana e para o meio ambiente, como os que aconteceram nos acidentes de Seveso, Bhopal, Schweizerhalle, Enschede, Toulouse e Buncefield. A causa destes acidentes está muitas vezes associada ao manuseamento e armazenamento de substâncias perigosas. Após estes acontecimentos a Comunidade Europeia, decidiu adotar uma política comum no que se refere à prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves. Assim em 1982 foi publicada a Diretiva 82/501/CEE, de 24 de junho (Seveso), que impõe aos Estados-Membros da União Europeia a identificação das zonas industriais que apresentem riscos de acidentes graves. O Governo português, como forma de transpor a Diretiva Europeia, promulgou o Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, no qual estabelece o regime de prevenção de acidentes graves que envolva substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. No âmbito da questão de investigação “Serão os procedimentos e medidas de segurança implementados na Unidade Autónoma de Gás Natural eficazes na prevenção de acidentes graves?” procura-se ao longo do relatório, fazer um enquadramento entre a Diretiva Seveso III, o Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto e a sua aplicabilidade num caso prático “Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos”, por forma a aferir, se as medidas adotadas, são eficazes na prevenção de acidentes graves. Para isso foi fundamental a realização do estágio na empresa Gáslink Gás Natural, uma vez que este, contribuiu de uma forma muito significativa, para o desenvolvimento de um estudo mais aprofundado da gestão e aplicação das diretivas, normas e procedimentos de segurança a que esta Unidade esta sujeita, nomeadamente a sua aplicabilidade e eficácia na redução do risco de acidentes graves.
  • Gestão de conflitos entres professores e o seu impacto no desempenho profissional : estudo de caso aplicado na Escola nº 57 "1º de Dezembro" Lubango
    Publication . Morais, Valquéria da Rosa Lote Venâncio; Jacquinet, Marc
    Vivemos em sociedades agitadas e palco de fenómenos ligados ao homem e suas actividades, dentro das famílias e dos locais de trabalho. Um dos fenómenos que é frequente e próprio da vida em sociedade é o conflito. Porquê surgem, como, quando, de que maneira são administrados e o impacto que têm no desempenho dos professores são aspectos abordados neste trabalho, dividido em quatro capítulos, desenvolvido com uma metodologia exploratória descritiva e uma abordagem de estudo de caso aplicado na Escola nº 57 “1º de Dezembro”- Lubango/Angola e uma amostra de 35 professores. No final do estudo concluiu-se que há ocorrência de conflitos ligados às tarefas, os mesmos afectam no desempenho dos professores, como são geridos causa desgastes e vulnerabilidade ao efectivo de trabalhadores; é fundamental a manutenção de um ambiente de trabalho agradável.
  • O impacto do risco de negócio na definição da estratégia das empresas do setor de Gás Butano em Angola no período de 2012 a 2014
    Publication . N'lassa, Dongala; Porfírio, José; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa
    Este trabalho circunscreve-se no impacto do risco do negócio na definição da estratégia das empresas do sector de gás butano em Angola, no período 2012 a 2014. O mesmo enquadra-se numa gestão moderna das empresas, onde na actividade produtiva acrescenta-se uma outra dimensão, um esforço suplementar é colocado na óptica de planeamento e de controlo para saber quais são os riscos que envolvem este tipo de negócio em Angola e qual é a estratégia que foi montada para os mitigar e como as metas foram alcançadas. Na realização do trabalho, utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a pesquisa documental respectivamente endereçadas aos dirigentes das empresas e através da recolha das demonstrações financeiras, procurando apresentar algumas matrizes e indicadores financeiros na identificação do risco do negócio, por este efeito, fez-se um estudo de caso de três empresas sobre quatro existentes neste sector que se disponibilizaram a fornecer as informações desejadas. Na percepção do risco de negócio do plano estratégico de cada empresa pesquisada e de maneira geral, todos os pontos de semelhança e de divergência estratégica desta actividade em Angola orientou-nos estruturar o trabalho em cinco capítulos dos quais, dois capítulos teóricos que fazem a abordagem da estratégia e da elaboração das matrizes, assim como o conceito de risco, a sua tipificação na gestão de empresas e os indicadores de cálculo de risco operacionais e financeiros. No terceiro capítulo tratamos da caracterização do gás butano em Angola. O quarto capítulo aborda as referências estratégicas genéricas adoptadas no sector. E o quinto capítulo faz o resumo do risco que afecta o sector e a definição da estratégia de cada empresa. Portanto, os riscos descobertos no sector são: Exigências de investimento avultado e permanente; Produto com margem reduzida por falta de poder de compra suficiente da maioria da população e geralmente consumida pelos custos de logística e de estrutura que enquadra-se neste tipo de negócio; Produto com fornecedor único de matéria-prima; Concorrência desleal da parte do fornecedor de matéria-prima que também é grossista do produto acabado; Stock reduzido por falta de refinarias locais; Produto com preço vigiado. Estes riscos demonstram que esta actividade é exclusivamente baseada na óptica de produção que influenciam as empresas a adoptarem três tipos de estratégias: Para a Gastém e Saigás, inserem-se numa política de expansão que consiste em colocar mais vasilhames no mercado e abrangendo o maior número de províncias possíveis; Para a Sonagás, a sua opção estratégica é de carácter social e procura manter o preço o mais baixo possível, acessível a camada de baixa renda e na construção de LNG que é um substituto de LPG, com o intuito de continuar a disponibilizar uma nova fonte de gás a granel para o país; Quanto ao Canhongo gás, a sua opção estratégica está vocacionada a venda directa ao consumidor, porque faz toda cadeia de actividade do sector sem no entanto necessitar de revendedores. Devido à tendência actual para supressão de subsídio por parte da Sonangol, aconselhou-se a montagem de um plano de marketing individual para cada empresa que lhe concede um posicionamento elevado no mercado. Por mais podemos constatar que todas as hipóteses levantadas na introdução foram verificadas e que o risco de negócio tem um impacto direcionado na definição da estratégia adoptada para qualquer empresa especificamente pelas empresas de enchimento e distribuição de gás em Angola no período de 2012 a 2014.
  • Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - Portugal
    Publication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário Matos
    Os elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.