Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
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- Combate à desigualdade dos sexos face aos trabalho : impacto do número de mulheres no poder nas empresas dos Estados Membros da União EuropeiaPublication . Torcato, Sílvia Mota; Reis, Felipa Lopes dosAs políticas de Recursos Humanos podem-se definir como o conjunto de normas de conduta adoptadas por uma empresa que regem a sua relação com os seus colaboradores. Diversos estudos do género indicam que as mulheres têm uma forma de actuar, comportar e gerir diferente da dos homens. Tendem a ser menos propensas ao risco e a centrar-se mais sobre uma perspectiva a longo prazo. Uma proporção maior de gestores do sexo feminino parece equilibrar o comportamento mais propenso ao risco do seus colegas masculinos. Um estudo recente (Michel Ferrary (2009)) mostra que quanto maior é o número de mulheres que uma companhia tem na sua administração menor é a queda do valor das suas acções. Na União Europeia, a igualdade entre os homens e as mulheres no emprego é um dos princípios fundamentais inscrito no Tratado das Comunidades Europeias (Artigo 2 e Artigo 3) que deve ser integrado, como valor chave, em todas as políticas comunitárias. Este princípio está também no centro da agenda europeia para o emprego, crescimento e maior coesão social. O desenvolvimento sustentável da UE impõe o cumprimento do princípio da igualdade entre as mulheres e os homens. Aumentar o número de gestores do sexo feminino é tanto um assunto de responsabilidade social como de desempenho empresarial. As políticas sociais empresariais tais como a diminuição da discriminação, não são normalmente associadas ao desempenho empresarial. Desta forma, e como objectivo desta pesquisa, pretendeu-se verificar se a diversidade do género suporta a eficiência da gestão, influenciando positivamente o desempenho de um país através da análise do coeficiente de correlação entre essas duas variáveis. Desta forma, os dados necessários foram obtidos mediante uma recolha efectuada das publicações do Eurostat, dos documentos de 5/138 trabalho da Comissão Europeia e dos inquéritos realizados às forças de trabalho pela UE. Em seguida, foram aplicados os testes de determinação e de correlação para se apurar a existência ou não de relação entre as variáveis em estudo. O presente estudo demonstrou que a igualdade do género no processo decisório não foi ainda conseguida. Nenhum dos vinte e sete estados da UE apresenta uma taxa superior a 50% e somente um terço apresenta taxas superiores a 30%. Consequentemente, não foi possível estabelecer uma relação clara e inequívoca entre o PNB per capita e a percentagem de mulheres à frente dos negócios. Conforme demonstrado ao longo deste trabalho, a igualdade jurídica não conduz automaticamente à igualdade de facto. O estudo pretende desta forma promover a consciencialização do actual subaproveitamento do potencial das mulheres, para que se possam fomentar as iniciativas e acções para agir com vista a alcançar uma representação, entre as mulheres e os homens nas tomadas de decisão, que se possa considerar equilibrada.
- Influência das auditorias na tomada de decisão no âmbito da gestão da qualidade das organizaçõesPublication . Franganito, Patrícia Augusta Carrujo; Reis, Felipa Lopes dosInteligência organizacional é a capacidade de uma organização como um todo reunir informação, inovar, criar conhecimento e actuar efectivamente baseada no conhecimento que ela gerou. Os estudos sobre organizações, ao longo da história, levantaram diversas teorias. A sobrevivência das organizações depende da acção das pessoas, tanto interna como externamente, acompanhada de suas crenças, valores e sentimentos. Decidir implica considerar duas ou mais alternativas e o decisor tomar uma decisão. Existe decisão sempre que estamos diante de um problema que possui mais que uma alternativa para escolher. Estamos perante um problema, quando o estado actual das coisas é diferente do estado desejado. A tomada de decisão assenta em várias naturezas, tipos e estilos, aqui apresentados. Numa primeira abordagem foram enunciados os modelos de decisão e a sua racionalidade. Numa segunda etapa foi explanado o tema das auditorias a sistemas de gestão e efectuado um enquadramento nacional e internacional acerca dos sistemas de gestão. Foi ainda abordada a normalização, seu histórico e evolução. Finalmente, numa terceira fase e mediante os objectivos traçados de perceber a relação entre o tipo de decisões e as decisões após conhecidos os resultados das auditorias e a relação entre o tipo de decisões e o grau de autonomia, foram apresentados os dados tratados e as conclusões formuladas. Conclusões que passam por obter resposta à questão colocada pelo estudo, “em que medida os tipos de decisão se relacionam com os resultados da auditoria e grau de autonomia do decisor nas organizações”, concluindo-se que não existe relação entre as variáveis “tipo decisão” e a “decisões de auditoria”, de forma idêntica, entre “tipo decisão” e “autonomia”. Através da análise dos dados, verificou-se que as empresas inquiridas pertencem ao universo das PME e com um passado temporal no mercado dentro do intervalo de 31 a 40 anos. De sublinhar que as hipóteses formuladas, não se comprovam. Não existe relação entre o tipo de decisões e as decisões tomadas na sequência de auditorias realizadas às organizações que constituem a nossa amostra. Pode-se também afirmar que, não ficou provada existência de relação entre o tipo de decisões e o grau de autonomia que o decisor inquirido tem.
- Motivação e desempenho dos funcionários da administração pública cabo-verdiana actualPublication . Tavares, Maria Serafina Rocha Alves; Reis, Felipa Lopes dosO processo de mudanças que vem acontecendo no mundo contemporâneo alcança, inevitavelmente, o sector público. A busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo. Dentro desse prisma o estudo das pessoas dentro das organizações públicas apresenta-se como estratégico. O conhecimento é gerado, processado e comunicado a grande velocidade, o que leva a sociedade a assumir novas posturas. Para enfrentar os desafios do novo milénio, as organizações terão que pensar mais nas pessoas e sobretudo, preocupar-se mais em criar estímulos que motivem os colaboradores para alcançarem tanto os objectivos da organização quanto os objectivos pessoais de cada um porque não adianta obter lucro e produtividade se a organização não desenvolver políticas e práticas que privilegiam o ser humano. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e actividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho. A verdade é que a adopção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Com o presente trabalho pretende-se investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das actividades na Administração Pública Cabo-verdiana. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a motivação para o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num interrogatório escrito para se obter dados referentes a motivação dos funcionários da Administração Pública.
- A inteligência emocional como factor determinante nas relações interpessoais : emoções, expressões corporais e tomadas de decisãoPublication . Silva, Maria João Martins Rosa da; Reis, Felipa Lopes dosO objecto deste estudo prende-se com a análise do nível de importância da inteligência emocional e das emoções na tomada de decisão, e em que medida são elementos intervenientes nas relações interpessoais. Neste sentido, o objectivo geral deste projecto de investigação centra-se no estudo das capacidades que o ser humano possui de forma a perceber e gerir as suas emoções, bem como de conduzir as dos outros, nas relações interpessoais verificadas nas organizações, tanto a nível endógeno como exógeno. Foi realizada uma revisão da literatura, que forneceu contributos para um referencial teórico lógico, e que localizou reflexões sobre as temáticas das emoções, inteligência emocional, expressões faciais e tomada de decisão. Para a prossecução da investigação, os procedimentos metodológicos utilizados consistiram no desenvolvimento, de um tipo de pesquisa descritiva, o estudo de caso, correlaccional e transversal; o meio a que se recorreu foi quantitativo em razão da utilização de questionário. Optámos por um processo de selecção da amostra, não probabilístico por conveniência, tendo estado sempre presente a inevitabilidade da representatividade da população escolhida, de modo a reflectir, de maneira adequada, as necessidades evidenciadas no estudo. A amostra foi limitada a 60 pessoas, a quem o questionário foi entregue pessoalmente, e não ocorreu não respondentes. Posteriormente à recolha de dados, efectuada através de questionário, estes foram tratados por programa informático. Para obtenção de uma melhor leitura dos dados, facilitando a sua análise e interpretação foram elaborados quadros e gráficos. Da análise aos dados recolhidos, foi possível a obtenção de uma resposta à questão colocada pelo estudo, evidenciando-se a necessidade da ocorrência de um estímulo para que haja uma emoção e uma consequente tomada de decisão, sendo a inteligência emocional um meio que deverá intervir positivamente, encontrando-se em consonância com os elementos retirados da análise efectuada à bibliografia consultada. Os resultados obtidos apoiaram as hipóteses formuladas. A grande maioria dos inquiridos apresenta facilidade no contacto com outros indivíduos que os rodeiam, estabelecendo proximidades estáveis, verificando-se uma elevada predisposição para interagir, mesmo que dessa interacção surja necessidade de ajustes comportamentais. Infere-se que, com comportamentos desta natureza só podem ocorrer relacionamentos positivos, neste caso, a componente emocional dos indivíduos considera-se equilibrada, apresentando deste modo inteligência emocional.
- Vídeo currículo em gestão de recursos humanosPublication . Adão, Carlos Manuel Cunha de Jesus; Reis, Felipa Lopes dosA cultura tecnológica da generalidade da população activa e a crescente utilização de tecnologias para interacção, associadas à usabilidade e acessibilidade que caracterizam uma nova geração de ferramentas Web, têm motivado alterações de atitude e de comportamentos na comunicação entre as pessoas, no relacionamento e na participação social. Esta atitude manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, movimentos de cidadania online, iniciativas individuais ou em grupos de discussão e opinião, através de blogs (weblogs, microblogs, fotoblogs, videoblogs), comunidades virtuais, grupos de interesse, organização e classificação de conteúdos, e muitas outras formas de utilização de tecnologias online, para interacção e partilha de informação. Em todos estes meios, tem sido crescente a utilização de conteúdos em vídeo. Com um aumento de relevância deste recurso, proporcional à estabilidade e disponibilidade de largura de banda no acesso à Internet, o uso de vídeo tem sido especialmente estimulado pela usabilidade de novas tecnologias, principalmente na criação e disponibilização dos conteúdos online, permitindo a sua integração nos mais variados contextos. Este trabalho aborda a utilização do Vídeo Currículo na Gestão de Recursos Humanos, nomeadamente em processos de Recrutamento e Selecção, propondo um modelo prático de integração deste recurso e apresentando sugestões, boas práticas e factores críticos de utilização, com base na experiência e sensibilidade de vários intervenientes nos processos de Recrutamento e Selecção de pessoas. Foi implementado um protótipo de solução tecnológica para ilustração da integração do Vídeo Currículo com os recursos tradicionais, com base em especificações abertas (standards de facto) e componentes de utilização livre, cuja interoperabilidade permitiu a construção de uma plataforma com integração de componentes distribuídos, mas com uma aparência monolítica para o utilizador. Paralelamente foi desenvolvido um processo de recolha de informação, com base em questionários dirigidos a candidatos e a consultores de recursos humanos, no sentido de obter a percepção de ambas as partes sobre uma adopção mais abrangente do Vídeo Currículo nos processos de Recrutamento e Selecção. Não obstante algum formalismo e resistência à mudança, a que as empresas nacionais de consultoria nesta área ainda estão presas, o Vídeo Currículo surge como uma oportunidade de optimizar alguns processos de selecção, permitindo estar mais próximo da população jovem e ir de encontro à sua cultura tecnológica e, ao mesmo tempo, recolher informação que normalmente não se consegue com os meios tradicionais e que pode ser relevante para a selecção da melhor pessoa para uma função. Neste trabalho, conclui-se que, considerando os benefícios identificados, o Vídeo Currículo é mais um instrumento disponível, elegível para utilização e integração nas metodologias adoptadas no âmbito dos processos de Recrutamento e Selecção, em articulação com os restantes meios. No entanto, na generalidade dos processos, este recurso ainda não deve ser considerado como substituto de etapas do processo de recrutamento e selecção, mas antes como mais um complemento facilitador das tarefas realizadas em diferentes etapas, contribuindo para a sua optimização, inclusão e maior satisfação dos intervenientes, em contextos bem definidos.
- A internet como meio de promoção turística na Região de Lisboa : o sector públicoPublication . Lavaredas, Rosa Alexandra Meira da Cruz; Reis, Felipa Lopes dosO presente estudo tem como objectivo analisar a forma como as instituições públicas que actuam na área do Turismo utilizam a Internet para fazer a promoção turística da região de Lisboa. Pretende-se com o exposto verificar se as instituições públicas que actuam na área do Turismo utilizam a Internet como ferramenta de promoção e até que ponto têm uma estratégia de marketing online definida. É ainda nossa intenção verificar se a utilização que as instituições referidas dão à Internet corresponde às expectativas e necessidades do turista e qual o impacto da promoção online na chegada de turistas à região. A revisão da literatura permitiu-nos perceber que a indústria do Turismo tem vindo a afirmar-se como grande motor da economia nacional. Mais se constatou que existe uma consciência por parte do governo português no que respeita às mudanças que têm vindo a ocorrer no campo das tecnologias e o potencial que a sua utilização pode ter no desenvolvimento do Turismo nacional. Ao nível da utilização da Internet, em termos turísticos, constatamos teoricamente que o número de utilizadores aumenta de dia para dia e que a comunicação e promoção têm vindo a provocar profundas alterações no negócio do Turismo e lazer. De forma a conduzir a investigação aos resultados propostos foi adoptada uma metodologia baseada na pesquisa simultaneamente quantitativa e qualitativa, traduzindo-se num estudo de caso exploratório, descritivo, não experimental, transversal e correlacional. A recolha de dados foi feita mediante a aplicação de 170 inquéritos a turistas, durante os meses de Março, Abril e Maio, nos monumentos mais visitados de Lisboa (o Mosteiro dos Jerónimos e o Castelo de S. Jorge). Foram ainda entrevistadas duas responsáveis das entidades públicas que promovem o Turismo de Lisboa (Associação de Turismo de Lisboa e Entidade Regional de Lisboa e Vale do Tejo) e procedeu-se ao acompanhamento e análise dos sites da Associação de Turismo de Lisboa. A recolha e análise dos dados, permitiu-nos perceber que apesar de intenção manifestada nas políticas desenvolvidas para o sector, as instituições públicas de Turismo ou não possuem estratégia de marketing ou não apresentam uma abordagem inovadora, segmentada e por mercado emissor, traduzindo-se, assim, em baixos níveis de influência no que respeita à chegada de turistas. Estas instituições, utilizando a Internet como painel meramente informativo, estático e com pouco interesse para o utilizador, não correspondem à maioria das necessidades e expectativas dos turistas. Ao nível da procura turística chegamos a duas grandes conclusões: (i) De forma geral gostam ou gostam muito da cidade de Lisboa, sendo que as suas viagens, superam muitas vezes, as expectativas criadas; (ii) São utilizadores frequentes das novas tecnologias, estando preparados e motivados para praticar Turismo de uma forma diferente, sobretudo no que respeita à planificação das suas viagens. Contrariamente, os funcionários públicos, apesar de possuírem alguma formação na área não estão suficientemente preparados para enfrentar os desafios que a sociedade actual impõe. Demonstra-se, assim, que os níveis de modernização dos agentes públicos são baixos, não existindo interacção ou cooperação entre os diferentes organismos, públicos ou privados. Tão pouco se verifica a difusão do conhecimento do sector, estimulo à formação e investigação, desenvolvimento e a adopção de práticas inovadoras. Torna-se pois urgente uma reengenharia dos processos de melhoria contínua, inovação, sistemas, marketing e recursos humanos, de forma a estimular a competitividade no sector.
- Os impactos do Balaced Scorecard na Administração Pública PortuguesaPublication . Braz, Idalina Maria da Costa; Porfírio, JoséO Balanced Scorecard apresenta-se actualmente como uma das ferramentas de gestão mais utilizadas por inúmeras organizações, um pouco por todos os países desenvolvidos, para transmitir aos stakeholders a sua estratégia, alinhando os objectivos de curto e longo prazos com as iniciativas a desenvolver e o orçamento disponível transversalmente a toda a organização. A principal intenção deste trabalho era perceber qual o impacto que a utilização do BSC tinha na Administração Pública Portuguesa, como é que está a ser utilizado e em que percentagem de organismos públicos, e principalmente quais os resultados obtidos. Na impossibilidade de poder tirar conclusões assertivas, dado o reduzido número de respostas obtido com o inquérito que se fez chegar a perto de uma centena de organismos, optou-se pelo estudo de um caso – o IGFSS. Os resultados obtidos com este estudo de caso foram promissores: foi realizado e desenvolvido internamente um trabalho de grande qualidade, com poucos custos associados, e cujo resultado final tem ultrapassado as metas propostas pelo Conselho Directivo, quer em termos de cumprimento dos objectivos, quer da sua focalização nas questões mais prementes. Seria importante conhecer com maior detalhe a realidade portuguesa no que diz respeito à utilização do BSC, mas, daquilo que lemos, ouvimos e sentimos quando analisamos o IGFSS, fica a convicção de que, quando bem implementada, esta ferramenta pode ser muito útil para a Administração Pública Portuguesa conseguir alcançar as metas a que se propuser, sejam elas macroeconómicas ou de eficiência ou mesmo de excelência para com os utentes/cidadãos.
- A influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores das pequenas e médias empresasPublication . Silva, Agostinho Pinheiro da; Silva, Victor Paulo Gomes daO presente estudo teve como objectivo analisar a influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores das Pequenas e Médias Empresas (PME), dos concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. Para auxílio de investigação usou-se, como instrumento de recolha de dados, um questionário contendo questões relacionadas com os 3 tipos de comunicação interna: (1) oral, (2) escrita e (3) as novas tecnologias de informação. No final obteve-se uma amostra composta por 91 questionários. A interpretação e análise dos dados recolhidos, com recurso ao programa informático “Microsoft Office Excel 2007”, permitem-nos concluir que a influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores é real e atinge indicadores bem expressivos em algumas variáveis. No final, efectuámos algumas recomendações consideradas pertinentes, no sentido de alargar o campo de investigação e retirar daí ensinamentos importantes para a estratégia e a gestão das Pequenas e Médias Empresas.
- Liderança(s) : entre desafios e limitações : estudo em Centros de Inspeção Técnica de VeículosPublication . Caiado, Rui Silveira Santos; Silva, Victor Paulo Gomes daA liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte dos investigadores em Ciências Sociais. Desde o aparecimento dos termos líder e liderança, são inúmeros os trabalhos realizados, as perspetivas, os enfoques e os níveis de análise abordados, bem como as linhas de orientação teórica e metodológica seguidas. Neste contexto, o presente estudo procurou verificar quais as representações dos sujeitos da amostra sobre as práticas de liderança exercidas pelo seu responsável; identificar os estilos de liderança que prevalecem nos Centros de Inspeção Automóvel estudados; relacionar as variáveis independentes com as representações dos sujeitos da amostra sobre as práticas de liderança exercidas pelo seu Diretor, a fim de se identificarem quais as diferenças estatisticamente significativas existentes. Esta temática foi enquadrada nos estilos de liderança Transformacional, Transacional e Laissez-Faire. Seguiu-se uma metodologia quantitativa, cuja amostra é coincidente com a população (n=111), uma vez que se aplicaram os questionários a todos os colaboradores da Zona Sul (n=49): Évora, Castro Verde, Lisboa, Beja, Alcochete; da Zona Centro (n=20): Óbidos, Caldas da Rainha e Rio Maior; da Zona Norte (n=42): Tondela, Estarreja, Maia e Alfena. Concluímos, pelos dados coligidos, que o tipo de liderança seguido pelos Diretores/líderes, de acordo com os sujeitos da amostra, foi a Transformacional seguida da Transacional. Os resultados obtidos na análise inferencial foram corroborados com os que se reportam aos fatores de liderança dos diretores/líderes que contemplam as seguintes variáveis: a eficácia, o esforço extra e a satisfação e três estilos de motivações: o Sucesso, a Afiliação e o Poder.
- Papel das zonas de baixa tributação no planeamento fiscal das empresas : aplicação à Ilha da MadeiraPublication . Carvalho, Nádia; Lopes, Manuel MoutaO desenvolvimento da economia mundial ampliou a disputa e a concorrência entre as empresas, a uma escala global. Este acréscimo de competição amplifica os cuidados a ter com os fatores de produção. Quanto maior for a carga fiscal existente em qualquer país, maior será o interesse das pessoas singulares e das sociedades, em fazer investimentos no exterior. Na abordagem a esta problemática, elegemos para a presente dissertação, a seguinte questão de partida: “Quais as vantagens fiscais no Centro Internacional de Negócios da Madeira?” Torna-se fundamental clarificar que as zonas de baixa tributação, habitualmente vistas com reserva pela generalidade da opinião pública, assentam num conceito de funcionamento que visa promover o desenvolvimento das regiões onde estão implantadas e facilitar o planeamento tributário, financeiro e comercial, numa escala planetária. É intenção do presente trabalho demonstrar que, numa época de mudança, é de primordial importância planear o impacto da carga fiscal nas contas das empresas. Nesse sentido, espera-se que este trabalho possa contribuir para que cada empresa possa eleger o local mais favorável para a sua atividade, assim como, cooperar na aprendizagem e estudo de temas desta natureza e facultar dados, fontes e opiniões que auxiliem na continuação de trabalhos no âmbito das zonas de baixa tributação. Ao mesmo tempo, é necessário elucidar a sociedade em geral acerca do funcionamento e das oportunidades que representam as zonas de baixa tributação, desmistificando uma certa ideia de ilegalidade, associada a estes locais.