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O impacto do risco de negócio na definição da estratégia das empresas do setor de Gás Butano em Angola no período de 2012 a 2014

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Abstract(s)

Este trabalho circunscreve-se no impacto do risco do negócio na definição da estratégia das empresas do sector de gás butano em Angola, no período 2012 a 2014. O mesmo enquadra-se numa gestão moderna das empresas, onde na actividade produtiva acrescenta-se uma outra dimensão, um esforço suplementar é colocado na óptica de planeamento e de controlo para saber quais são os riscos que envolvem este tipo de negócio em Angola e qual é a estratégia que foi montada para os mitigar e como as metas foram alcançadas. Na realização do trabalho, utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a pesquisa documental respectivamente endereçadas aos dirigentes das empresas e através da recolha das demonstrações financeiras, procurando apresentar algumas matrizes e indicadores financeiros na identificação do risco do negócio, por este efeito, fez-se um estudo de caso de três empresas sobre quatro existentes neste sector que se disponibilizaram a fornecer as informações desejadas. Na percepção do risco de negócio do plano estratégico de cada empresa pesquisada e de maneira geral, todos os pontos de semelhança e de divergência estratégica desta actividade em Angola orientou-nos estruturar o trabalho em cinco capítulos dos quais, dois capítulos teóricos que fazem a abordagem da estratégia e da elaboração das matrizes, assim como o conceito de risco, a sua tipificação na gestão de empresas e os indicadores de cálculo de risco operacionais e financeiros. No terceiro capítulo tratamos da caracterização do gás butano em Angola. O quarto capítulo aborda as referências estratégicas genéricas adoptadas no sector. E o quinto capítulo faz o resumo do risco que afecta o sector e a definição da estratégia de cada empresa. Portanto, os riscos descobertos no sector são: Exigências de investimento avultado e permanente; Produto com margem reduzida por falta de poder de compra suficiente da maioria da população e geralmente consumida pelos custos de logística e de estrutura que enquadra-se neste tipo de negócio; Produto com fornecedor único de matéria-prima; Concorrência desleal da parte do fornecedor de matéria-prima que também é grossista do produto acabado; Stock reduzido por falta de refinarias locais; Produto com preço vigiado. Estes riscos demonstram que esta actividade é exclusivamente baseada na óptica de produção que influenciam as empresas a adoptarem três tipos de estratégias: Para a Gastém e Saigás, inserem-se numa política de expansão que consiste em colocar mais vasilhames no mercado e abrangendo o maior número de províncias possíveis; Para a Sonagás, a sua opção estratégica é de carácter social e procura manter o preço o mais baixo possível, acessível a camada de baixa renda e na construção de LNG que é um substituto de LPG, com o intuito de continuar a disponibilizar uma nova fonte de gás a granel para o país; Quanto ao Canhongo gás, a sua opção estratégica está vocacionada a venda directa ao consumidor, porque faz toda cadeia de actividade do sector sem no entanto necessitar de revendedores. Devido à tendência actual para supressão de subsídio por parte da Sonangol, aconselhou-se a montagem de um plano de marketing individual para cada empresa que lhe concede um posicionamento elevado no mercado. Por mais podemos constatar que todas as hipóteses levantadas na introdução foram verificadas e que o risco de negócio tem um impacto direcionado na definição da estratégia adoptada para qualquer empresa especificamente pelas empresas de enchimento e distribuição de gás em Angola no período de 2012 a 2014.

Description

Keywords

Gás butano Risco Estratégia empresarial Distribuição comercial Análise de risco 2012-2014 Angola

Citation

N'lassa, Dongala - O impacto do risco de negócio na definição da estratégia das empresas do setor de Gás Butano em Angola no período de 2012 a 2014 [Em linha]. [S.l.]: s.n.,], 2018. 155 p.

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