Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Colaboração entre docentes e professores bibliotecários: estudo de caso numa biblioteca escolarPublication . Branco, Isabel Maria Sintra Teixeira; Novo, AnaA constante inovação e mudança acarretam responsabilidades à escola, que deve munir os alunos dos recursos necessários para enfrentar qualquer desafio. Trabalhando com docentes e famílias para um fim comum, as bibliotecas mediadoras estão a encontrar o seu lugar junto da comunidade educativa, para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Este constitui uma prática essencial, junto de docentes e discentes, para a promoção de formação reflexiva, da satisfação, da motivação na escola e até para a definição do clima e da cultura vigentes. Constitui objetivo central do presente estudo ser um contributo para a promoção do trabalho colaborativo entre os docentes e a biblioteca escolar. Partindo da questão “como se efetiva e poderá melhorar o trabalho colaborativo entre os professores e a biblioteca escolar, no agrupamento?”, revisitámos normativos e orientações do trabalho da equipa da biblioteca; trabalhámos as competências do professor bibliotecário; debruçámo-nos sobre as questões do clima e cultura de escola; da satisfação e motivação docentes e finalmente sobre a temática do trabalho colaborativo. O estudo empírico foi composto pela análise dos documentos orientadores do agrupamento; inquéritos por entrevista a elementos da equipa e ainda inquéritos por questionário, utilizando os resultados da avaliação efetuada pela biblioteca através do modelo produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares. A elaboração e/ou análise dos documentos teve por base os conteúdos teóricos selecionados. Concluímos que no agrupamento em estudo há margem de melhoria na redação das referências ao trabalho colaborativo, nos documentos orientadores e que as práticas de trabalho entre docentes e biblioteca escolar não configuram ainda modelos de colaboração. Relativamente ao modelo de avaliação da biblioteca escolar, produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares, apresentamos algumas sugestões de melhoria.
- Uncovering literacy practices in the game total war: shogun 2 with a contract-agency modelPublication . Neves, Pedro Pinto; Morgado, Leonel; Zagalo, NelsonThis paper showcases how the Contract Agency Model can be used to uncover literacy practices in videogame’s own terms as a complement to existing, more ‘indirect’ games literacies, using as an example the videogame Total War: Shogun 2. The paper first situates the Contract Agency Model within approaches to videogames and within approaches to media literacy. The paper then identifies three interesting literacy practices in the videogame, which also exemplify the eight levels of abstraction of the Contract Agency Model. The paper concludes by discussing the model’s implications to media literacy and videogames, namely that videogames effect a second-order mutual signaling with their players – agency as a conversation of commitment to meaning – that is humanizing of those players, and that the model can uncover this as an implicit contract of bio-costs, as a ‘direct’ literacy of videogames, i.e. a literacy in videogames’ own terms.
- Diretiva Seveso: avaliação de medidas de segurança para a prevenção de acidentes gravesPublication . Martins, Rui Alberto Reis; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Sousa, Ivo Dias deAo longo dos tempos, a industrialização tem provocado, um pouco por todo o mundo, acidentes industriais de grandes dimensões que trazem graves consequências para a saúde humana e para o meio ambiente, como os que aconteceram nos acidentes de Seveso, Bhopal, Schweizerhalle, Enschede, Toulouse e Buncefield. A causa destes acidentes está muitas vezes associada ao manuseamento e armazenamento de substâncias perigosas. Após estes acontecimentos a Comunidade Europeia, decidiu adotar uma política comum no que se refere à prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves. Assim em 1982 foi publicada a Diretiva 82/501/CEE, de 24 de junho (Seveso), que impõe aos Estados-Membros da União Europeia a identificação das zonas industriais que apresentem riscos de acidentes graves. O Governo português, como forma de transpor a Diretiva Europeia, promulgou o Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, no qual estabelece o regime de prevenção de acidentes graves que envolva substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. No âmbito da questão de investigação “Serão os procedimentos e medidas de segurança implementados na Unidade Autónoma de Gás Natural eficazes na prevenção de acidentes graves?” procura-se ao longo do relatório, fazer um enquadramento entre a Diretiva Seveso III, o Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto e a sua aplicabilidade num caso prático “Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos”, por forma a aferir, se as medidas adotadas, são eficazes na prevenção de acidentes graves. Para isso foi fundamental a realização do estágio na empresa Gáslink Gás Natural, uma vez que este, contribuiu de uma forma muito significativa, para o desenvolvimento de um estudo mais aprofundado da gestão e aplicação das diretivas, normas e procedimentos de segurança a que esta Unidade esta sujeita, nomeadamente a sua aplicabilidade e eficácia na redução do risco de acidentes graves.
- Cesário Verde: a aprendizagem da poesiaPublication . Meireles, Pedro; Piedade, Ana NascimentoA poesia de Cesário Verde constitui o «grau zero», para citar uma expressão de Eduardo Lourenço, da poesia portuguesa contemporânea. Cesário é também considerado um dos maiores poetas portugueses, sendo a sua poesia lida como exemplo para defesa de várias teses: assinala a passagem entre o romantismo e o realismo com uma perfeição formal parnasiana; representa o binómio contrastante do campo e da cidade; descreve a mulher como lugar de sossego e de desassossego. O presente trabalho, partindo destes pressupostos, pretende chegar àquele que Lourenço enuncia. Para isso, descrever-se-á um caminho de aprendizagem do dizer poético, caminho feito nos poemas «Nevroses», «Num Bairro Moderno», «Cristalizações» e «Noitada», avançando-se depois para «O Sentimento dum Ocidental» e «Nós». Do resultado desta aprendizagem, poder-se-á dizer que aqueles poemas instauram um idioma que permite colocá-los em diálogo com outros graus zeros da poesia contemporânea e mostrar que a poesia transmite, mais do que conhecimento, modos de ver.