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- A responsabilidade social na Volkswagen: carregar a bandeira ou apenas um smilie?Publication . Martins, Hélder Manuel de Moura; Simão, JoãoEste trabalho pretende aferir se o grupo empresarial Volkswagen efetua o reporte de Responsabilidade Social por via de uma abordagem substantiva ou apenas simbólica ao reporte. Para aferir da abordagem é avaliada a qualidade do discurso de Responsabilidade Social das Empresas presente nos relatórios de sustentabilidade do grupo Volkswagen em 2014 e 2016 anos imediatamente anterior e posterior a um escândalo “Dieselgate”. A uma abordagem apenas simbólica corresponderá uma baixa qualidade de reporte. É apresentado o conceito de Responsabilidade Social das Empresas, nomeada uma definição e as funções a desempenhar pelo reporte destas responsabilidades. É apresentada uma metodologia baseada em análise de conteúdo quantitativa com avaliação em separado de quatro dimensões distintas mas complementares de qualidade de discurso e os indicadores correspondentes antes de integrados num único indicador de qualidade normalizado. Uma análise de conteúdo qualitativa é efetuada em paralelo. O esquema de classificação base é apresentado e aplicado á informação existente nestes relatórios. Os relatórios no seu global têm qualidade média a elevada pela metodologia baseada em análise de conteúdo quantitativa embora diminuíndo de 2014 para 2016. Os mesmos resultados decompostos por grupos de indicadores sociais e ecológico-ambientais bem como o confronto com os resultados de análise de conteúdo qualitativa possível revelam as fragilidades de avaliações de qualidade de discurso com base em frequências estatísticas e que aproveitam á avaliação da qualidade destes relatórios: O uso de focos no reporte em grupos de tópicos onde o desempenho a reportar é positivo, omitindo reporte em tópicos onde o desempenho é negativo; O reporte de desempenho apresentado como positivo e voluntário mas corresponder apenas ao cumprimento de legislação; A utilização da terminologia ambígua em relação a que empresa em particular os desempenhos reportados se referem, expandindo bons desempenhos na Alemanha para o grupo como um todo; A multiplicação de peças de informação de bom desempenho ou acerca de atividades ou desempenhos quase irrelevantes para a dimensão do grupo. A avaliação final é de que estes relatórios apresentam indícios de uma comunicação sem sinceridade e manipulativa (Laufer, 2003) aumentando a transparência sobretudo quando a empresa tem bons desempenhos a reportar a que corresponde “um Smilie”, uma abordagem apenas simbólica ao reporte e a abordagem não se alterou de 2014 para 2016.