Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- As e-atividades no desenho das estratégias de aprendizagemPublication . Goulão, FátimaNeste apartado as e-atividades são enquadradas num contexto de ensino a distância digital que proporciona novas formas de equacionar o próprio processo de ensino e aprendizagem. A conceção das e-atividades deve ter sempre em vista a avaliação. Devem produzir conhecimento e promover o desenvolvimento de competências. As e-atividades poderão ser um elemento dinamizador da inovação em contextos educativos e devem respeitar a aprendizagem do aluno.
- A dimensão europeia como fator estruturante do projeto da União EuropeiaPublication . Almeida, Ana Patrícia; Neves, ClaudiaNo contexto particular da União Europeia, a dimensão europeia da educação é um factor fundamental para a sustentabilidade deste projeto político. A partir de uma síntese das principais fases de construção do projeto europeu na área da educação e da formação, este capítulo procura explorar qual o papel atribuído à dimensão europeia da educação desde os tratados fundadores da União Europeia (UE) até à época atual. Finalizamos este capítulo com uma breve análise sobre os estudos desenvolvidos em torno do tema da dimensão europeia da educação e levantamos um conjunto de questões sobre a concretização desta dimensão europeia nos currículos nacionais e nas atividades em sala de aula.
- Pintura digital on-line: cursos e recursos para crianças e adultosPublication . Valente, Luís; Osório, António; Dias, Paulo
- Contextos de aprendizagem e mediação colaborativaPublication . Dias, Paulo
- As tecnologias de informação e comunicação e a qualidade das aprendizagens: estudos de caso em Portugal. Escola básica do 2º e 3º ciclos de Cabreiros. Cabreiros, PortugalPublication . Dias, Paulo; Vieira, Alexandra; Fontes, Cristina; Gonçalves, Armando; Faria, Ana Lúcia
- Sistemas de gestão da aprendizagem na Europa do SulPublication . Dias, Ana; Dias, Paulo; Pimenta, Pedro
- Processos de aprendizagem colaborativa nas comunidades onlinePublication . Dias, PauloNo presente artigo apresenta-se uma naálise dos processos colaborativos nas aprendizagens realizadas nas comunidades online. Esta análise baseia-se na concepção da Web como uma interface educacional para as interacções e contextualização das aprendizagens, sublinhando a importância dos processos participativos no desenvolvimento das comunidades e a idntificação das dimensões e estratégias para a implementação das actividades colaborativas.
- Comunidades de conhecimento e aprendizagem colaborativaPublication . Dias, Paulo
- Perceções sobre o 3º ciclo de avaliação externa das escolas: o olhar dos atores escolaresPublication . Correia, Ana Paula; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Henriques, SusanaApresentam-se os resultados de um estudo que dá a conhecer as representações de diretores, coordenadores e educadores / professores de dois agrupamentos de escolas e de uma escola com contrato de associação, na área territorial do sul, sobre os mecanismos de mudança decorrentes da implementação do 3º ciclo do Programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE).