Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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- Observação da interacção dos alunos em trabalho de grupo: uma metodologia possíivelPublication . Loureiro, Maria José; Dias, Paulo
- Sistemas de gestão da aprendizagem na Europa do SulPublication . Dias, Ana; Dias, Paulo; Pimenta, Pedro
- As tecnologias de informação e comunicação e a qualidade das aprendizagens: estudos de caso em Portugal. Escola básica do 2º e 3º ciclos de Cabreiros. Cabreiros, PortugalPublication . Dias, Paulo; Vieira, Alexandra; Fontes, Cristina; Gonçalves, Armando; Faria, Ana Lúcia
- Comunidades de conhecimento e aprendizagem colaborativaPublication . Dias, Paulo
- Hiperespaços e materiais para formação a distânciaPublication . Bidarra, JoséO presente artigo aborda vários aspectos relevantes da concepção, mediatização e exploração de materiais didácticos para formação a distância. Salienta-se, nomeadamente, a capacidade de ensinar e aprender através de tecnologias digitais em rede, essencialmente com características não-lineares, que permitem tornar mais eficaz o esforço cognitivo. Através da integração de materiais multimédia e da capacidade para construir materiais hipermédia, onde se inclui a avaliação global de processos e produtos, relacionam-se as potencialidades da tecnologia existente actualmente com as necessidades pedagógicas, sociais e culturais dos aprendentes nos dias de hoje.
- Processos de aprendizagem colaborativa nas comunidades onlinePublication . Dias, PauloNo presente artigo apresenta-se uma naálise dos processos colaborativos nas aprendizagens realizadas nas comunidades online. Esta análise baseia-se na concepção da Web como uma interface educacional para as interacções e contextualização das aprendizagens, sublinhando a importância dos processos participativos no desenvolvimento das comunidades e a idntificação das dimensões e estratégias para a implementação das actividades colaborativas.
- O jogo na matemática e na educaçãoPublication . Moreira, DarlindaJogar e brincar são atividades humanas praticamente tão antigas como o próprio homem e que se encontram relacionadas com a génese da atividade Matemática. Depois de analisar a universalidade e intemporalidade do jogar e do brincar, apresentando, sumariamente, algumas das suas especificidades, este capítulo analisa como jogos, paradoxos e puzzles se encontram relacionados com a Matemática em múltiplos aspetos. Nomeadamente, vamos observar como vários tipos de passatempos e outras atividades recreativas têm acompanhado o desenvolvimento da Matemática e do processo educativo, fazendo parte da atividade lúdica, e das práticas domésticas e escolares que contribuem para o desenvolvimento matemático do ser humano e da criança em especial.
- A new development model for educational softwarePublication . Escudeiro, Paula; Bidarra, José
- Educational software engineering models: evaluating educational softwarePublication . Escudeiro, Paula; Bidarra, JoséThis paper presents the overall evaluation of the Quantitative Evaluation Framework (QEF) approach which has been applied in an operational teaching environment for the last six years. During this period we have evaluated the difference between educational software systems that were developed using the Techno Didactical Extension for Instruction/Learning Based on Computer (X-TEC) model and educational software systems using other models. The X-TEC model is used in the development of educational software in order to strengthen the potential quality of e-Learning systems. We selected the QEF approach for this evaluation to highlight the strengths and limitations of the X-TEC model. We adapted the approach in a way that the essential criteria are assessed in a pre-evaluation phase which will cover the general usage requirements. In this research project we conduct experiments with groups of students and teachers in Multimedia Information Systems classes of Oporto Polytechnic, to examine the influence of training in an instructional system design approach on their attitude to re-use this approach, and on their performances in design, using this approach.
- “Suponhamos que...” : aspectos da retórica do discurso matemáticoPublication . Moreira, DarlindaNão sou uma estudiosa da literatura, nem das línguas, nem mesmo da linguagem. Antes sou uma estudiosa do processo educativo e, em especial, interesso-me pelas influências culturais nos processos de produção e aprendizagem da matemática. É com a atenção nestas temáticas que, nos anos 80 do século XX, começo a procurar o significado da frase “a matemática é uma linguagem”, a qual não só estava na moda na época, como parecia igualmente promissora de novas perspectivas pedagógico-didácticas na área do ensino da matemática. O desenrolar da investigação nestas temáticas rapidamente realizou as expectativas esperadas, tendo não só acrescentado novas visões sobre o acto comunicativo e discursivo das aulas de matemática, mas também uma maior complexidade ao assunto, já por si bastante complexo, do ensino da matemática. Com efeito, ainda na década de 70, surgem estudos que identificam os textos dos problemas matemáticos como possíveis locais de distúrbios linguísticos que poderiam afectar o desempenho matemático, evidenciando que as variáveis estruturais do enunciado de um problema, como por exemplo, o tamanho do texto, o número de orações principais, as orações subordinadas e expressões preposicionais e o número de palavras da pergunta do problema, influenciam a resolução dos problemas aritméticos (Jerman e Mirman, 1973). Na década de 80, as relações entre a linguagem e a matemática são analisadas, por exemplo, por Pimm (1988) que, inspirado pela noção de registo de Halliday (1975a), foca a sua atenção naquilo que se passou a denominar “o registo matemático”. Depois de um detalhado estudo sobre as características próprias do falar matemático, observa como este não só exige um alto domínio de competências linguísticas, como requer mesmo, em certas situações uma forma diferente do uso da língua-mãe. Ainda nesta época, começa a divulgar-se a ideia de discurso aplicada às especificidades do campo científico e, em especial, à comunicação inerente aos processos de ensino-aprendizagem da matemática (NCTM, 1990). Actualmente, a investigação sobre temáticas da comunicação e da linguagem em contextos de educação matemática continua vigorosa e merecedora de vasta atenção. Gostaria, aqui, de destacar dois temas de pesquisa com os quais me relaciono especialmente: o papel dos diferentes tipos de texto que se utilizam em contextos matemáticos e a comunicação em contextos da educação matemática em salas de aula multiculturais e multilingues.