Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
86.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Jogar e brincar são atividades humanas praticamente tão antigas como o próprio homem e que se encontram relacionadas com a génese da atividade Matemática.
Depois de analisar a universalidade e intemporalidade do jogar e do brincar, apresentando, sumariamente, algumas das suas especificidades, este capítulo analisa como jogos, paradoxos e puzzles se encontram relacionados com a Matemática em múltiplos aspetos. Nomeadamente, vamos observar como vários tipos de passatempos e outras atividades recreativas têm acompanhado o desenvolvimento da Matemática e do processo educativo, fazendo parte da atividade lúdica, e das práticas domésticas e escolares que contribuem para o desenvolvimento matemático do ser humano e da criança em especial.
Description
Keywords
Jogo Matemática Brincar Pré-escolar Família
Citation
Moreira, Darlinda - O jogo na matemática e na educação. In Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina, coord. - "O jogo e a matemática" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2004. ISBN 972-674-437-7. p. 57-87
Publisher
Universidade Aberta