Loading...
72 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 72
- Nonverbal communication in the learning processPublication . Moreira, Darlinda
- O ensino profissional: motivações e expectativas dos alunos numa escola profissionalPublication . Santos, Marília; Moreira, DarlindaO ensino profissional assume, presentemente, um papel cada vez mais preponderante na formação e escolarização dos jovens que escolhem esta via de ensino. Com um crescimento constante que se acentuou desde 2005, quando esta oferta foi alargada às escolas públicas, regista-se atualmente um número de cerca de 118 mil jovens a frequentar esta modalidade de formação, que, apesar do crescimento e do reconhecimento em termos escolares é ainda socialmente estigmatizada e associada a percursos de insucesso escolar. Deste modo, ao ser o ensino profissional uma opção para o cumprimento da escolaridade obrigatória de 18 anos e, simultaneamente, uma formação com perspetivas de empregabilidade, é pertinente dar a voz aos alunos sobre o curso que frequentam para confirmar ou contestar esta imagem associada aos cursos profissionais. Começamos por expor um breve historial que conduziu ao panorama atual do ensino profissional e, de seguida, apresentar os resultados de um estudo de caso realizado numa escola profissional, localizada no distrito de Lisboa. Considerando que o objetivo era investigar as perspetivas dos alunos de uma escola profissional em particular, de modo a aplicar o conhecimento produzido para a melhoria dos cursos e da escola, para além de apresentar o perfil socioeducativo e escolar dos alunos, serão apresentados os resultados relativamente a motivações e expectativas para a frequência de um curso profissional, aspetos valorizados tanto ao nível da frequência do curso como do contexto de trabalho e projetos profissionais dos alunos.
- Inovar para a qualidade na educação digitalPublication . Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas
- Diversity in european school populations: a study in Portugal and Greece with particular attention to romany culturesPublication . Stathopoulou, Charoula; Moreira, DarlindaThe growing cultural diversity of school populations poses new challenges to schools and also to schooling equity. Schools (as well as minority and dominant group leaders) should avoid cultural closure and instead should involve recognition of different ways of knowing, in order to share cultural elements and to enable constructive interactions; these practices promote education for peace, respect for diversity and social justice. In this paper, we explore the contributions of Ethnomathematics to the understanding of school diversity in Portugal and Greece, focusing particularly on the Romany culture of these countries. We suggest ways to improve mathematics learning and enhancing the social role of mathematics education in general.
- Insucesso escolarPublication . Moreira, Darlinda
- O Projeto DIV.ED : experimentando a diversidade no ensino superiorPublication . Moreira, DarlindaA consciência da diversidade é um pressuposto fundamental para uma sociedade que encara a coesão social, a igualdade de género, o diálogo intercultural e a mobilidade educacional e profissional como um bem. Assim, o objetivo principal deste poster é divulgar o projeto Europeu “Diversity in the Learning Experience in (Higher) Education (DIV.ED)”, que se foca nos tópicos da “Diversidade” e “aceitação/tolerância” especialmente no contexto do Ensino superior europeu. Os principais objetivos do projeto são uma melhor compreensão sobre "como eu próprio devo ser entendido", bem como sobre "a forma de entender outros ". Em especial, e de forma resumida, com este projeto pretende-se i) desenvolver competências interculturais e de colaboração para futuras interações em contextos interculturais, uma maior capacidade de agir e comunicar em cenários internacionais e contribuir para a aprendizagem ao longo da vida. O projeto está a desenvolver um conjunto de produtos educativos tendo em mente tanto formas de aprendizagem informal como formal. Enquanto formas de aprendizagem informal privilegia-se um conjunto de produtos multimédia, designadamente: um blog, uma página web e um filme documentário sobre a diversidade cultural. Este filme documentário dirige-se tanto aos estudantes como ao público em geral e pode ser utilizado em instituições de ensino, pretendendo sensibilizar para esta temática. Outro produto importante é o desenvolvimento de um curso de 6 ECTS para ser implementado em diferentes ambientes educacionais e junto de populações diversas. Assim, o curso será experimentado em quatro países da União Europeia, ou seja, em quatro diferentes línguas e utilizando diferentes modalidades (elearning, presencial e blending learning). O curso foi concebido, através de uma abordagem colaborativa, por um grupo de acadêmicos, parceiros, no âmbito do projeto. Com o objetivo de envolver os alunos mais profundamente na aprendizagem e reflexão, a abordagem pedagógica desenvolvida apoia-se em interconexões entre conhecimento conceitual e narrativas digitais que foram desenvolvidos pelos alunos no âmbito da proposta e supervisão dos professores. Assim, os conceitos científicos como por exemplo "diversidade", "identidade" e "relações interculturais" são aprofundados pelos estudantes através das suas experiências pessoais, juntamente com a possibilidade de construção de um conhecimento coletivo baseado na partilha e troca de diferentes narrativas sobre como eles viveram e compreender "o diferente". No âmbito do projeto o curso será testado através de um piloto que pretende recolher o resultado das primeiras experiências e integrá-las em proveito do próprio curso antes da sua disseminação. Este poster pretende ainda reportar sobre a nossa experiência no processo de elaboração do curso anteriormente mencionado para que aqueles que desejam prosseguir com projetos semelhantes.
- Microcredentials: an opportunity towards the digital transformationPublication . Caetano, Fernando J. P.; Casanova, Diogo; Moreira, DarlindaThis communication aims to present one of the online courses included in the Microcredentials portfolio of the Universidade Aberta, in Portugal. We start by presenting a framework of the European guidelines on Microcredentials, defining its main characteristics, namely highlighting its advantages in the context of reskilling or upskilling with a view to its applicability in the labor sector. Following the guidelines of the Portuguese Ministry of Higher Education, and specific EU funding under the Impulso Adultos programme, a proposal for a Microcredential in Digital and Distance Learning was conceptualized and developed for teachers´ training, with more than 1200 teachers already involved. An evaluation carried out through a survey delivered to trainees shows very positive results in all items evaluated, with strong emphasis on the transferability and applicability of the knowledge acquired to work contexts. These results show that this course, developed within the scope of Microcredentials, broadly meets the needs of reskilling and upskilling, which are increasingly important in the adaptability of adults to the new challenges that digital transformation implies.
- Explorar conexões entre matemática local e matemática globalPublication . Latas, Joana; Moreira, DarlindaA integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões.
- Curricular transformation as context to share practices : a case in the portuguese schoolsPublication . Moreira, Darlinda; Campelos, SandraThis article emerged from a larger study of professional practices of mathematics teachers. It addresses the concept of practice discussing the balance between the collective and individual component of practices and its implications to comprehend some transformations and consolidations of mathematics teachers practice in the Portuguese contemporaneous context.
- Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAbPublication . Moreira, Darlinda; Seabra, FilipaEste capítulo tem como objetivo expor e analisar o amplo entendimento da ideia de mobilidade virtual tanto em articulação com a internacionalização no contexto do ensino superior a distância online, como explorando as suas potencialidades e lugar na atualidade e no futuro da educação terciária. Para isso apresenta o projeto-piloto que promoveu a mobilidade virtual no contexto Iberoamericano – o projeto PIMA-AIESAD – que juntou quatro universidades, nos anos 2012/13 e 13/14, através de um processo de negociação entre as coordenações das licenciaturas que constituíam a rede universitária do projeto, entre as quais a Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb). Seguidamente expõe os processos necessários para a concretização da experiência de internacionalização e prosseguimento virtual dos estudos no estrangeiro, que permitiu aos estudantes vivenciar a mobilidade virtual durante um semestre. Por último, partindo de relatos de experiências dos estudantes e de gestores do projeto que participaram na iniciativa, e da análise elaborada por parte da coordenação do projeto discute-se as mais-valias da experiência e reflete-se sobre as limitações e dificuldades encontradas, visando contribuir para apoiar o desenvolvimento de outros projetos de mobilidade virtual.