| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.63 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da criação da Turma E no Agrupamento de Escolas da Madalena (Gaia) — composta maioritariamente por alunos imigrantes — enquanto estratégia de integração escolar. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso como método central, recorrendo à triangulação de dados por meio de entrevistas individuais (com a direção do agrupamento e a diretora de turma), grupos focais com docentes, alunos e encarregados de educação, e análise documental de três instrumentos institucionais: Projeto Educativo 2022–2026, “Aprendizagem e Inclusão – medidas e recursos” (2023-2024) e o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes (julho de 2024). Os resultados revelam que a Turma E constituiu uma prática pedagógica inovadora, eficaz na promoção da inclusão, do bem-estar e do sucesso escolar dos alunos imigrantes. A análise documental evidencia um compromisso institucional progressivo com a educação inclusiva, traduzido na conceção e implementação de instrumentos específicos, como o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes. A experiência analisada sublinha a relevância de uma resposta educativa articulada, baseada no diagnóstico individualizado, no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), na valorização das línguas e culturas de origem e na participação ativa de toda a comunidade educativa. Este estudo reafirma o papel da escola como espaço central de acolhimento, promoção da equidade e fortalecimento do sentimento de pertença.
Description
Keywords
Alunos imigrantes Integração escolar Turma de acolhimento Diversidade cultural e linguística
Pedagogical Context
Citation
Abelha, M., Seabra, F. & Matos, A. B. (2025). Educar na diversidade: o impacto da urma E na inclusão de alunos imigrantes. In: A. Mouraz, A., et al. (Org.). Aqui me Encontro – Estudos de caso (pp. 10-20). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-988-2
Publisher
Universidade Aberta
