Publication
Educar na diversidade: o impacto da turma E na inclusão de alunos imigrantes
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.contributor.author | Matos, Ana Beatriz | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-22T17:38:48Z | |
| dc.date.available | 2025-12-22T17:38:48Z | |
| dc.date.issued | 2025-12 | |
| dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da criação da Turma E no Agrupamento de Escolas da Madalena (Gaia) — composta maioritariamente por alunos imigrantes — enquanto estratégia de integração escolar. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso como método central, recorrendo à triangulação de dados por meio de entrevistas individuais (com a direção do agrupamento e a diretora de turma), grupos focais com docentes, alunos e encarregados de educação, e análise documental de três instrumentos institucionais: Projeto Educativo 2022–2026, “Aprendizagem e Inclusão – medidas e recursos” (2023-2024) e o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes (julho de 2024). Os resultados revelam que a Turma E constituiu uma prática pedagógica inovadora, eficaz na promoção da inclusão, do bem-estar e do sucesso escolar dos alunos imigrantes. A análise documental evidencia um compromisso institucional progressivo com a educação inclusiva, traduzido na conceção e implementação de instrumentos específicos, como o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes. A experiência analisada sublinha a relevância de uma resposta educativa articulada, baseada no diagnóstico individualizado, no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), na valorização das línguas e culturas de origem e na participação ativa de toda a comunidade educativa. Este estudo reafirma o papel da escola como espaço central de acolhimento, promoção da equidade e fortalecimento do sentimento de pertença. | por |
| dc.identifier.citation | Abelha, M., Seabra, F. & Matos, A. B. (2025). Educar na diversidade: o impacto da urma E na inclusão de alunos imigrantes. In: A. Mouraz, A., et al. (Org.). Aqui me Encontro – Estudos de caso (pp. 10-20). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-988-2 | |
| dc.identifier.isbn | 978-972-674-988-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20562 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Universidade Aberta | |
| dc.relation | AquimeEncontro | |
| dc.relation.hasversion | 10.34627/hr77-yg61 | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Alunos imigrantes | |
| dc.subject | Integração escolar | |
| dc.subject | Turma de acolhimento | |
| dc.subject | Diversidade cultural e linguística | |
| dc.title | Educar na diversidade: o impacto da turma E na inclusão de alunos imigrantes | por |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 20 | |
| oaire.citation.startPage | 10 | |
| oaire.citation.title | Aqui me Encontro – Estudos de caso | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Abelha | |
| person.familyName | Seabra | |
| person.givenName | Marta | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.identifier | H-1160-2016 | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 |
