Repository logo
 
Publication

Educar na diversidade: o impacto da turma E na inclusão de alunos imigrantes

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorMatos, Ana Beatriz
dc.date.accessioned2025-12-22T17:38:48Z
dc.date.available2025-12-22T17:38:48Z
dc.date.issued2025-12
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar o impacto da criação da Turma E no Agrupamento de Escolas da Madalena (Gaia) — composta maioritariamente por alunos imigrantes — enquanto estratégia de integração escolar. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso como método central, recorrendo à triangulação de dados por meio de entrevistas individuais (com a direção do agrupamento e a diretora de turma), grupos focais com docentes, alunos e encarregados de educação, e análise documental de três instrumentos institucionais: Projeto Educativo 2022–2026, “Aprendizagem e Inclusão – medidas e recursos” (2023-2024) e o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes (julho de 2024). Os resultados revelam que a Turma E constituiu uma prática pedagógica inovadora, eficaz na promoção da inclusão, do bem-estar e do sucesso escolar dos alunos imigrantes. A análise documental evidencia um compromisso institucional progressivo com a educação inclusiva, traduzido na conceção e implementação de instrumentos específicos, como o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes. A experiência analisada sublinha a relevância de uma resposta educativa articulada, baseada no diagnóstico individualizado, no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), na valorização das línguas e culturas de origem e na participação ativa de toda a comunidade educativa. Este estudo reafirma o papel da escola como espaço central de acolhimento, promoção da equidade e fortalecimento do sentimento de pertença.por
dc.identifier.citationAbelha, M., Seabra, F. & Matos, A. B. (2025). Educar na diversidade: o impacto da urma E na inclusão de alunos imigrantes. In: A. Mouraz, A., et al. (Org.). Aqui me Encontro – Estudos de caso (pp. 10-20). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-988-2
dc.identifier.isbn978-972-674-988-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20562
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta
dc.relationAquimeEncontro
dc.relation.hasversion10.34627/hr77-yg61
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAlunos imigrantes
dc.subjectIntegração escolar
dc.subjectTurma de acolhimento
dc.subjectDiversidade cultural e linguística
dc.titleEducar na diversidade: o impacto da turma E na inclusão de alunos imigrantespor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20
oaire.citation.startPage10
oaire.citation.titleAqui me Encontro – Estudos de caso
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAbelha
person.familyNameSeabra
person.givenNameMarta
person.givenNameFilipa
person.identifierH-1160-2016
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id57210809988
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Abelha_Seabra_Matos_2025.pdf
Size:
4.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: