Literatura Portuguesa
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Recent Submissions
- Contributos das poéticas de David Mourão-Ferreira e de Pedro Homem de Mello para o novo fado de Amália RodriguesPublication . Ferreira, Rui Manuel Martins; Pais, Carlos Castilho; Couto, Anabela GalhardoO presente estudo pretende analisar o contributo das poéticas de Pedro Homem de Mello e David Mourão-Ferreira para o surgimento do Novo Fado de Amália Rodrigues, nos anos 60 e 70 do século XX. Importa ressaltar que as obras poéticas específicas de Pedro e David são vastas e pré-existentes ao universo temporal que é objeto desta investigação. Também a carreira de Amália Rodrigues já se tinha iniciado muito antes desta época, mas a contribuição da poesia dos dois autores e a carreira de Amália representam um encontro particular no espaço e no tempo, materializado numa produção artística específica, designada por Novo Fado. O critério de seleção subjacente à centralidade do estudo da poética de Pedro e David prende-se com a pertinência da obra destes poetas, por terem sido os primeiros poetas eruditos vivos a estabelecerem uma colaboração estreita e dedicada com a artista Amália Rodrigues, que se manteve ao longo das suas vidas. Esta ligação adveio da intervenção do compositor Alain Oulman na adequação da poesia ao fado, procedendo ao levantamento dos poemas, com suporte musical da sua autoria, para os divulgar num novo tipo de fado. A obra poética de Pedro Homem de Mello, cantada por Amália, introduziu no repertório do fado poemas que exploram uma densa versatilidade de sentimentos humanos e emoções, com manifestação lírica. Já David Mourão-Ferreira, ao trazer a sua poesia para o fado, transmite-lhe simbolicamente um ambiente festivo e um tipo de sensualidade que, dispensando narrativas, introduzem inovação no conteúdo do fado, pela forma como aborda as emoções complexas ligadas ao amor e à paixão. A ambiguidade do fado e da personalidade de Amália acabará por lhe proporcionar um encontro feliz com novos e diversos tipos de públicos. Os encontros e desencontros da vida acabaram por servir de mensagem a este novo tipo de fado, que recorria a um simbolismo particular e a uma sensibilidade nova, para abordar as temáticas eternas, da vida e da morte.
- A gestão do ethos político: estudo das estratégias argumentativas de descredibilização e persuasão no debate sobre o estado da NaçãoPublication . Viola, Ana Isabel; Seara, Isabel; Manole, VeronicaA presente tese contempla o estudo da gestão do ethos político através de uma análise retóricopragmática das estratégias de descredibilização e persuasão no subgénero de discurso político parlamentar debate sobre o estado da Nação, numa perspetiva teórica da argumentação no discurso (Amossy, [2000]), integrada na Análise do Discurso. No primeiro capítulo da análise, centramo-nos no funcionamento das figuras do discurso identificadas no contradiscurso e sua refutação e evidenciamos o seu valor pragmático na conquista da adesão do auditório a uma imagem desvalorizadora do adversário, salientando o seu contributo para a gestão do ethos dos oradores. A identificação e análise das tipologias de argumentos utilizadas pelos oradores, realizada no segundo capítulo da análise, permite-nos categorizar as várias configurações argumentativas utilizadas no discurso parlamentar no género em estudo. No terceiro capítulo, estudamos os procedimentos retórico-discursivos adotados no contradiscurso e sua refutação, portanto, na sua dimensão polémica, procurando observar quais as estratégias mobilizadas pelos políticos para preservar e salvar a sua face, bem como para a construção ou afirmação de uma identidade política. Através do tipo de argumentação, bem como dos procedimentos retóricos mobilizados e da forma como se processa a interação agonal, reconstruímos os tipos de ethè (individuais e coletivos) discursivos dos oradores e procuramos mostrar que o ethos que os políticos desejam projetar (Charaudeau, [2005]) é inverso à imagem desvalorizadora que constroem do adversário. Concluímos que a construção e gestão do ethos político se configura como uma forma de legitimação política que revela não apenas conflitos ideológicos mas que denuncia, sobretudo, estratégias de posicionamento.
- A retórica na ficção: a construção da personagem em diálogos de cinco escritores humanistasPublication . Antunes, Roberto Carmo; Dias, Isabel de Barros; Padeira, Ana Rita SoveralOs diálogos de cinco humanistas portugueses (Ropicapnefma de João de Barros, Diálogos em Roma de Francisco de Holanda, Imagem da Vida Cristã de frei Heitor Pinto, Diálogos de frei Amador Arraiz e o primeiro e o segundo diálogos Do Soldado Prático de Diogo do Couto) são estudados na presente tese de doutoramento sob a perspetiva narrativa, nomeadamente a da construção das personagens. São também analisados os aspetos conversacionais e retóricos, a partir do pressuposto, porém, que estes elementos integram a dimensão ficcional onde transcorre o enredo dialógico. Deste ponto de vista, os interlocutores dos colóquios não se pronunciam como porta-vozes do autor empírico da obra: trata-se de figuras que, por meio de ações discursivas praticadas alternadamente, estão habilitadas a persuadir e a ser persuadidas pelas demais, comportando-se de acordo com a sua personalidade própria. Constatou-se que o procedimento metodológico sucintamernte descrito acima oferece contributos objetivos para questões que, tradicionalmente, vêm sendo levantadas pela crítica a respeito das obras do corpus desta tese. Além disto, como a narração está associada ao delectare, o qual, unido ao docere, constitui o objetivo do diálogo literário, a ênfase nas ações e transformações das personagens pode constituir também a base teórica para definir estratégias de divulgação ampla das obras estudadas, visando um público menos restrito do que o formado por investigadores e estudantes universitários. Os diálogos de Platão e Cícero eram a grande referência estilística, retórica e filosófica para a intelectualidade do Humanismo; os diálogos portugueses, além de revelarem os contrastes ideológicos existentes no reino durante o século XVI, chegaram, no caso dos de frei Heitor Pinto, a ser copiosamente publicados e lidos naquela época. A posição periférica ocupada atualmente pelos textos deste género no cânone literário deve, portanto, ser revista, sendo que compreender o sentido da voz das personagens é o caminho aqui apontado como condição essencial para que tal ocorra.
- Cesário Verde: a aprendizagem da poesiaPublication . Meireles, Pedro; Piedade, Ana NascimentoA poesia de Cesário Verde constitui o «grau zero», para citar uma expressão de Eduardo Lourenço, da poesia portuguesa contemporânea. Cesário é também considerado um dos maiores poetas portugueses, sendo a sua poesia lida como exemplo para defesa de várias teses: assinala a passagem entre o romantismo e o realismo com uma perfeição formal parnasiana; representa o binómio contrastante do campo e da cidade; descreve a mulher como lugar de sossego e de desassossego. O presente trabalho, partindo destes pressupostos, pretende chegar àquele que Lourenço enuncia. Para isso, descrever-se-á um caminho de aprendizagem do dizer poético, caminho feito nos poemas «Nevroses», «Num Bairro Moderno», «Cristalizações» e «Noitada», avançando-se depois para «O Sentimento dum Ocidental» e «Nós». Do resultado desta aprendizagem, poder-se-á dizer que aqueles poemas instauram um idioma que permite colocá-los em diálogo com outros graus zeros da poesia contemporânea e mostrar que a poesia transmite, mais do que conhecimento, modos de ver.
- A ficção de Orlando da Costa: um contributo para o conhecimento da obraPublication . Rodrigues, Maria Filomena; Pais, Carlos CastilhoPara o nosso trabalho escolhemos, entre a obra literária de Orlando da Costa, os romances O Signo da Ira (1961) e O Último Olhar de Manú Miranda (2000) como objetos principais deste estudo. Ao encontro do interesse pela literatura e cultura indo-portuguesa e goesa que se tem vindo a desenvolver nas últimas décadas, nomeadamente no Brasil, França e India, o nosso estudo pretende dar a conhecer alguns aspetos da obra literária deste escritor quanto ao estilo e às temáticas do colonialismo português durante o período de ditadura em Portugal. Para o efeito, pretendemos com este trabalho justificar porque Orlando da Costa deve constar entre os autores da Lusofonia e da literatura goesa, não só pelas características da sua literatura em geral, mas também pelo valor literário das suas obras. Aliás, o primeiro dos seus romances, O Signo da Ira, foi merecedor de um prémio no ano seguinte à sua publicação, em mil novecentos e sessenta e um. Esse primeiro livro é uma referência fundamental para o estudo da obra do autor, pois insere o nome do escritor no quadro de uma literatura goesa durante o período colonial do século vinte. Contar a história real das fragilidades da sociedade goesa, seja entre os autóctones, ou alargada aos colonizadores, foi um investimento do autor em prol de uma literatura cuja temática diz respeito a goeses e a portugueses. Ainda que não sendo vasta a sua obra literária, os seus livros de temática goesa são fundamentais para compreensão da História da Literatura da Lusofonia. O que se apresenta a seguir pretende modestamente contribuir para o conhecimento da literatura do período da época colonial portuguesa.
- Fernando Namora : do neorrealismo ao humanismoPublication . Nunes, Armindo José Pires de Azevedo; Vila Maior, Dionísio; Duarte, Maria do Rosário da CunhaPretende-se com esta Tese apresentar uma leitura crítica da vasta obra literária de Fernando Namora, orientando-a para uma das suas vertentes mais significativas e incontestáveis – o apaixonado Humanismo que a percorre. Na verdade, o escritor soube sempre manter um olhar simultaneamente constante, lúcido e atento face aos reais problemas do seu tempo, que são, afinal, os sofrimentos, as preocupações e as angústias comuns à maioria dos Homens. Renovando continuamente a sua arte narrativa (e mesmo poética) em função das circunstâncias estético-ideológicas com que se ia confrontando, Fernando Namora transmitiu, em cada um desses momentos, a verdade do Homem Português nas suas mais singelas especificidades, do mesmo modo que o integra no mundo que o rodeia, embora tendo plena consciência de que essa verdade é dolorosa e inquietante. Desde o sofrimento extremo, a alienação e a opressão a que estava votado o Homem neorrrealista, passando pela angústia ontológica do Homem existencialista, que permanentemente se questiona com o intuito de desvendar o mistério do ser, e desaguando no desencanto e na incapacidade de atingir a felicidade do Homem pós-revolução de abril, a obra namoriana unifica-se no fio condutor desse imenso Humanismo dado que, a cada momento, o escritor procura clarificar o sentido da existência humana, solidarizando-se com o sofrimento, a injustiça, a angústia, a desilusão e a infelicidade do Homem Português. A obra literária namoriana concretiza, por conseguinte, a fusão total entre os anseios e as inquietações do escritor com o Homem e os seus valores, permitindo o encontro com a vida e com os Homens, o que enriquece ainda mais esse Humanismo. Esta Tese visa, assim, realizar uma viagem espacial e temporal pelo Humanismo em que a obra de Fernando Namora assenta, a qual se constitui como importante documento do seu tempo, legando-nos o exemplo de uma forte lição humanista de amor incondicional ao próximo.
- As práticas discursivas nas interações verbais em contexto pedagógico : contributos da sociolinguística interacional para o estudo do discurso na aula de portuguêsPublication . Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira; Almeida, Carla Aurélia deO presente estudo pretende contribuir para o conhecimento das práticas discursivas, da organização estrutural da interação conversacional e dos processos interpretativos dos participantes, em situação de ensino e aprendizagem do Português, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, na perspetiva do modelo da Sociolinguística Interacional. A análise do discurso pedagógico realizada tem como objetivo a tomada de consciência, pelos professores, do funcionamento dos discursos no contexto institucional escolar e da importância da interação verbal para se alcançarem objetivos de aprendizagem da leitura e escrita e consequente desenvolvimento da literacia. O estudo inclui ainda como objeto de análise específico as estratégias discursivas e os dispositivos conversacionais na interação verbal, no âmbito do programa pedagógico Ler para Aprender (“Reading to Learn”) e as potencialidades da pedagogia genológica para a aprendizagem da língua portuguesa. Para a realização do estudo, registou-se a interação oral ocorrida durante um conjunto de aulas de Português, que incluiu um subconjunto de aulas nas quais se adotaram as propostas da pedagogia genológica (segundo o programa Ler para Aprender,) e procedeu-se à sua transcrição para a constituição do corpus. A análise tomou como eixos as estratégias discursivas, a ritualização das práticas interlocutivas e interacionais e os processos de figuração nas interações verbais na coconstrução da aprendizagem, no contexto específico da aula de Português, sob a perspetiva da Sociolinguística Interacional. Os resultados da análise deste corpus de transcrição do discurso oral, no contexto pedagógico das aulas de Português das duas turmas, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional colocam em evidência que, nas interações verbais, professores e alunos desempenham os seus papéis discursivos no cumprimento de “rotinas verbais”, nas respetivas funções de ensinar e aprender, tendo em atenção as pistas de contextualização. As estratégias conversacionais na coconstrução das aprendizagens e na partilha de sentidos dos textos orais e/ou escritos são múltiplas e diversificadas, tendo por base a estrutura triádica constituída pelas perguntas do professor, as respostas dos alunos e o feedback avaliativo que constituem regularidades discursivas próprias da aula. O programa Ler para Aprender consubstancia-se num conjunto de atividades pedagógicas específicas que ampliam e densificam essa estrutura triádica, por meio da integração de dispositivos conversacionais específicos, baseados no apoio em interação por parte do professor. Esses dispositivos revelam as suas potencialidades para o desenvolvimento de processos inferenciais e interpretativos, na leitura, e para mobilizar os recursos linguísticos e discursivos, desvendados por meio da leitura, para o desenvolvimento da capacidade de escrita dos próprios alunos.
- A metaficção em Mário de CarvalhoPublication . Vieira, Maria Cecília de Sousa; Sequeira, Rosa MariaA metaficção é um traço basilar da literatura pós-modernista. Embora muitos escritores, ao longo da história literária, tenham desvendado no interior das suas narrativas o modo como estas são construídas, é na escrita pós-modernista, nomeadamente na carvalhiana, que se reforça o legado cervantino e se (re)inventam novas maneiras de narrar. O modo como os textos contemporâneos dialogam com a memória literária, com distanciamento crítico, a profusão e a conjugação peculiar de estratégias metaficcionais e, sobretudo, a ênfase dada ao papel do leitor são aspetos que diferenciam a literatura metaficcional contemporânea da anterior. Através de um corpus selecionado de Mário de Carvalho – Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto, Fantasia para dois coronéis e uma piscina e A arte de morrer longe – pretendemos demonstrar que a metaficção é uma tendência marcante da sua poética, inserindo-se naquele grupo de escritores que, reconhecidamente, são mestres da metaficção. Mais do que evidenciar as estratégias metaficcionais utilizadas pelo escritor, o propósito que norteia este trabalho é mostrar que, por meio delas, e ao sabor de uma heterodoxia muito própria, o autor contesta uma praxis de cariz representativo, parodia a convenção, discute expedientes literários, problematiza conceitos teóricos institucionalizados da teoria literária, reelabora textos do património literário, interroga a sua própria poesis e propõe o redimensionamento dos papéis assumidos pelo leitor. Sendo o programa destes textos a subversão das convenções literárias, a coexistência de exercícios metaficcionais e a revelação da sua condição de artifício, os desafios colocados ao leitor são exigentes. Solicita-se-lhe que reconheça o texto como ficcional e, simultaneamente, que se envolva na recriação do texto como instância-agente de todo o processo narrativo. É nesta perspetiva que se percebe que as narrativas metaficcionais de Mário de Carvalho cumprem propósitos didáticos. Ao expor o modus faciendi, estes textos almejam fazer emergir leitores aptos a efetuar uma leitura ativa e autorreflexiva e capazes de serem verdadeiros parceiros na produção das obras, substituindo os leitores que adotam uma postura passiva e acrítica.
- Júlio Dinis, apologista da Kunstreligion : influência de uma corrente de pensamento europeu no percurso literário dinisianoPublication . Grieben, Fernanda Alves AfonsoO principal objetivo desta tese consiste na análise da possível influência de uma corrente de pensamento europeu no percurso literário dinisiano. Considera-se que esse percurso inicia em 1861, quando Joaquim Guilherme Gomes Coelho – usando pela primeira vez o pseudónimo de Júlio Dinis – publica três poemas num «periódico de poesias inéditas», A Grinalda, e termina nos primeiros dias de setembro de 1871, com a revisão do manuscrito da sua última Crónica da Aldeia, Os Fidalgos da Casa Mourisca. A corrente de pensamento acima referida constituiu-se como um paradigma filosófico da modernidade, de influência hegeliana, e é comummente designada por Kunstreligion (religião da arte), por ter conhecido o seu centro teórico na Alemanha, embora, a partir de 1850, se tenha expandido por outros países europeus, onde a sua receção se efetuou, pri-meiramente, de forma pontual, por parte de alguns artistas – entre eles o nosso Júlio Dinis, mas também Antero de Quental – que começaram então a exaltar a arte como religião, da qual o artista, assumindo funções ministeriais, se apresenta como sacerdote. A missão a cumprir seria a de educar e civilizar o povo europeu, num tempo em que as sociedades da Europa ocidental experienciam um acelerado processo de secularização. Desta forma, na segunda metade do século XIX, o conceito de Kunstreligion radicaliza-se, começando a exprimir uma relação de concorrência, no espaço público, entre a arte e a religião oficial – no caso português, entre a arte e o catolicismo. Essa concorrência expressa-se, sobretudo, através da atitude dos artistas, que, com a sua prática artística, intervêm criticamente na sociedade, com o intento de ajudar a (re)construí-la, veiculando os valores inerentes à ideo-logia que defendem – e a Kunstreligion difunde enquanto corrente estético-filosófica.
- O espaço em Saramago : da negatividade à utopia (em A Caverna, As Pequenas Memórias, Ensaio sobre a Cegueira, Levantado do Chão e Memorial do Convento)Publication . Ruivo, Horácio Protásio Marques; Vila Maior, DionísioO presente estudo incide sobre o espaço na obra literária do português José Saramago. Considerada uma categoria intencionalmente privilegiada pelo escritor em muitos dos seus romances, não apenas na dimensão física, mas numa multiplicidade de sentidos emergentes a partir dos diferentes topoi apresentados, reconhece-se a existência de uma linha ascensional que reflete a forma evolutiva como vão sendo apresentados os espaços, reais ou sugeridos, em interação com as personagens, implicando nestas um forte crescimento interior. Vão ser exploradas as dimensões humana e simbólica do espaço. A cada uma destas dimensões é associada, respetivamente, a memória e a violência, ambas consideradas importantes linhas de forças na obra saramaguiana. A memória revela-se como um espaço determinante na formação da consciência individual e coletiva: a memória individual visa recuperar do passado a essência daquilo em que o ser humano se vem a tornar; a memória coletiva surge pela necessidade de resgatar momentos do passado histórico que foram intencionalmente eliminados do discurso canónico. Por seu turno, a violência surge associada a espaços, menos físicos do que simbólicos, e constitui-se como metáfora da sociedade - espaço onde o ser humano é frequentemente desrespeitado na sua condição ou é induzido a um estado de apatia, que o impede de se afirmar e realizar como pessoa. A partir de cinco romances analisados, procura-se sustentar a tese segundo a qual o espaço, em Saramago, evolui da negatividade para uma dimensão próxima da utopia, surgindo a negatividade refletida na forma como o autor nos apresenta os espaços iniciais, nos quais a movimentação das personagens parece contagiada por uma carga negativa que as condiciona. Contudo, desse espaço emanam forças que fazem germinar nas personagens a consciencialização do caos em que se encontram, e essas forças impelem-nas à busca de um outro espaço, de utopia, onde seja possível (re)viver.