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- A gestão do ethos político: estudo das estratégias argumentativas de descredibilização e persuasão no debate sobre o estado da NaçãoPublication . Viola, Ana Isabel; Seara, Isabel; Manole, VeronicaA presente tese contempla o estudo da gestão do ethos político através de uma análise retóricopragmática das estratégias de descredibilização e persuasão no subgénero de discurso político parlamentar debate sobre o estado da Nação, numa perspetiva teórica da argumentação no discurso (Amossy, [2000]), integrada na Análise do Discurso. No primeiro capítulo da análise, centramo-nos no funcionamento das figuras do discurso identificadas no contradiscurso e sua refutação e evidenciamos o seu valor pragmático na conquista da adesão do auditório a uma imagem desvalorizadora do adversário, salientando o seu contributo para a gestão do ethos dos oradores. A identificação e análise das tipologias de argumentos utilizadas pelos oradores, realizada no segundo capítulo da análise, permite-nos categorizar as várias configurações argumentativas utilizadas no discurso parlamentar no género em estudo. No terceiro capítulo, estudamos os procedimentos retórico-discursivos adotados no contradiscurso e sua refutação, portanto, na sua dimensão polémica, procurando observar quais as estratégias mobilizadas pelos políticos para preservar e salvar a sua face, bem como para a construção ou afirmação de uma identidade política. Através do tipo de argumentação, bem como dos procedimentos retóricos mobilizados e da forma como se processa a interação agonal, reconstruímos os tipos de ethè (individuais e coletivos) discursivos dos oradores e procuramos mostrar que o ethos que os políticos desejam projetar (Charaudeau, [2005]) é inverso à imagem desvalorizadora que constroem do adversário. Concluímos que a construção e gestão do ethos político se configura como uma forma de legitimação política que revela não apenas conflitos ideológicos mas que denuncia, sobretudo, estratégias de posicionamento.
- O papel das micrograduaçõesPublication . Caetano, Fernando J. P.; Casanova, DiogoPalestra acerca da adoção de microcredenciais nas IES em Portugal e na Universidade Aberta em particular.