Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Emissão Nº 191. Criar turismo de qualidadePublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoAna Paula Pais, diretora coordenadora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal e José Porfírio, diretor do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta, debatem sobre o tema “Criar turismo de qualidade” com a moderação da jornalista Teresa Botelheiro.
- Contributos das poéticas de David Mourão-Ferreira e de Pedro Homem de Mello para o novo fado de Amália RodriguesPublication . Ferreira, Rui Manuel Martins; Pais, Carlos Castilho; Couto, Anabela GalhardoO presente estudo pretende analisar o contributo das poéticas de Pedro Homem de Mello e David Mourão-Ferreira para o surgimento do Novo Fado de Amália Rodrigues, nos anos 60 e 70 do século XX. Importa ressaltar que as obras poéticas específicas de Pedro e David são vastas e pré-existentes ao universo temporal que é objeto desta investigação. Também a carreira de Amália Rodrigues já se tinha iniciado muito antes desta época, mas a contribuição da poesia dos dois autores e a carreira de Amália representam um encontro particular no espaço e no tempo, materializado numa produção artística específica, designada por Novo Fado. O critério de seleção subjacente à centralidade do estudo da poética de Pedro e David prende-se com a pertinência da obra destes poetas, por terem sido os primeiros poetas eruditos vivos a estabelecerem uma colaboração estreita e dedicada com a artista Amália Rodrigues, que se manteve ao longo das suas vidas. Esta ligação adveio da intervenção do compositor Alain Oulman na adequação da poesia ao fado, procedendo ao levantamento dos poemas, com suporte musical da sua autoria, para os divulgar num novo tipo de fado. A obra poética de Pedro Homem de Mello, cantada por Amália, introduziu no repertório do fado poemas que exploram uma densa versatilidade de sentimentos humanos e emoções, com manifestação lírica. Já David Mourão-Ferreira, ao trazer a sua poesia para o fado, transmite-lhe simbolicamente um ambiente festivo e um tipo de sensualidade que, dispensando narrativas, introduzem inovação no conteúdo do fado, pela forma como aborda as emoções complexas ligadas ao amor e à paixão. A ambiguidade do fado e da personalidade de Amália acabará por lhe proporcionar um encontro feliz com novos e diversos tipos de públicos. Os encontros e desencontros da vida acabaram por servir de mensagem a este novo tipo de fado, que recorria a um simbolismo particular e a uma sensibilidade nova, para abordar as temáticas eternas, da vida e da morte.
- Novas configurações de famílias: análise sobre o posicionamento da jurisprudência brasileiraPublication . Jacarandá, Christine Helena Costa; Costa, Paulo Manuel; Alves, FátimaO objetivo deste trabalho é verificar em que medida a jurisprudência permitiu alargar a proteção constitucional às novas formas de família, corroborando com a análises de decisões jurisprudenciais com o mesmo objeto, a fim de verificar se há proximidade ou distanciamento do texto constitucional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, que se socorreu da análise documental. Para realização do estudo foram analisadas fontes documentais: livros, e-books, artigos, dissertações e teses. Foram incluídos nas análises fontes doutrinárias brasileiras no âmbito do Direito de Família e também foram analisados conteúdos jurisprudenciais que se correlacionavam com o objeto de estudo desta dissertação. Os resultados do estudo evidenciaram que o Direito deveria acompanhar a modificação dos costumes tradicionais da sociedade. Em conclusão este estudo aponta que as manifestações das decisões dos tribunais brasileiros com argumentos que reconhecem a pluralidade de modelos familiares possibilitaram a construir um regime jurídico aplicável à estes modelos de famílias pela via jurisprudencial. Os resultados do estudo evidenciam que as decisões dos tribunais brasileiros reconhecem a pluralidade de modelos familiares e que foi construído pela via jurisprudencial um regime jurídico de proteção a estas famílias. Tais decisões acarretam implicações para o tecido social, uma vez que as pessoas inseridas nestas novas formações familiares podem ter seus direitos tutelados, podem se sentir inclusas socialmente e também se pode gerar legislações mais atuais que atendam às demandas da sociedade.
- O internato de anestesiologia em Portugal: contributo do coordenador na supervisão das práticas pedagógicasPublication . Fernandes, Paula Cristina Gonçalves Sousa; Henriques, SusanaÉ claramente aceite na classe médica que todos os médicos deverão estar disponíveis para transmitir os seus conhecimentos, teóricos e práticos, aos que iniciam a formação médica pós-graduada, sempre que para tal sejam solicitados. No entanto, a ausência de formação pedagógica para o desempenho das funções de ensino constitui uma lacuna importante na orientação dos médicos internos. Este contexto enquadra o desenvolvimento da presente investigação cujos objetivos são compreender como é realizada a supervisão das práticas pedagógicas pelos Coordenadores do Internato de Anestesiologia em Portugal, qual a relevância da formação e o papel das competências não-técnicas no desenvolvimento das suas competências pedagógicas e caraterizar o perfil de competências fundamentais para o desempenho de funções de Orientador e Coordenador do Internato. Dada a natureza do estudo, optámos por um modelo de investigação misto (quanti-qualitativo) e como instrumentos de recolha de dados utilizámos a análise documental e o inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 27 Coordenadores do Internato de Anestesiologia do país. A análise estatística e a análise de conteúdo foram as técnicas utilizadas para o tratamento dos dados obtidos. Depois de analisados e discutidos os resultados, consideramoster atingido os objetivos a que nos propusemos, tendo sido possível desenhar uma proposta de perfil de competências do Orientador de Formação e do Coordenador do Internato e identificar um conjunto de práticas de Supervisão associadas ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Concluiu-se que os Coordenadores do Internato consideram não ter competências pedagógicas para o exercício das suas funções, contudo, atribuem-lhes importância fulcral e consideram frequentar ações de formação, no âmbito da Pedagogia, para as adquirir. Da mesma forma, também as competências não-técnicas foram reconhecidas pela maioria como importantes para o desempenho das suas funções, nomeadamente, as competências de comunicação e relações interpessoais, liderança, gestão de conflitos e de equipas de trabalho. Apesar de não se reconhecerem como Supervisores Pedagógicos, as caraterísticas que valorizam num Supervisor Pedagógico e as funções que lhe atribuem são muito sobreponíveis com aquelas que consideram ser as suas próprias caraterísticas enquanto Supervisores Pedagógicos e Coordenadores do Internato. Tendo em vista o desenvolvimento pessoal e profissional, próprio e dos Orientadores de Formação, consideramos que o Coordenador do Internato enquanto Supervisor Pedagógico deve adotar um estilo orientador, colaborativo e reflexivo no desempenho das suas funções.