LLCP | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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- Camilo Castelo Branco: exemplos de uma mnemotopia românticaPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Catastrophe et purification dans la littérature portugaise contemporainePublication . Sequeira, Rosa MariaLe langage de calamité et destruction qui est associé à la catastrophe montre surtout l` implication humaine, la vulnérabilité ou la peur de mourir ou de tout perdre qui accompagne la vie. Mais on voit ainsi que l`absence ou la présence des catastrophes naturelles est associée au conformisme ou inversement dans la littérature. Quand on regarde les romans qui appartiennent à la littérature portugaise contemporaine, on voit qu´ ils convoquent des émotions d`autrefois, mais qu´ils font l` histoire des identités sans histoire. Il n`y a aucune résolution scatologique, ni politique, ni cosmogonique, ni personnelle. Ces romans, dans leur passion pour le désordre, portent la trace de l` espoir et du désespoir. La catastrophe y joue un rôle essentiel en tant que promesse de lumière
- Contra o elogio mútuo: a paradoxal relação entre Sophia e CecíliaPublication . Bello, Maria do Rosário LupiEstudo das relações pessoais e artísticas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Cecília Meireles, com base numa carta inédita da primeira, onde faz também referência a Teixeira de Pascoaes, Miguel Torga, Jorge de Sena e Ruy Cinatti..
- Corpos narrativos: identidade e memória codificadas na carnePublication . Dias, Isabel de BarrosO artigo parte de um episódio, relatado na Crónica de 1344, onde D. Afonso Henriques exibe as cicatrizem que, no seu corpo, assinalam os combates que teve com os infiéis, para refletir sobre o significado destas marcas que se configuram como testemunhos de um percurso de vida. As cicatrizem tornam-se, assim, eloquentes, remetendo para aventuras ou acontecimentos, podendo ainda funcionar como sinal de predestinação ou de reconhecimento, consoante os contextos em que ocorrem, e desde que interpretadas corretamente.
- De algum teatro português e suas conturbações: da agonizante monarquia à promissora RepúblicaPublication . Vasconcelos, Ana IsabelO texto incide sobre as principais manifestações teatrais e os vários géneros representados nos palcos da capital portuguesa durante os primeiros dez anos da Primeira República. Trata-se de um período política e socialmente conturbado, marcado também por importantes movimentos culturais e literários, a que o teatro não terá ficado indiferente. Muito embora as tendências dominantes oscilassem entre a estética naturalista e um convencionalismo sonolento, foram produzidos textos e espetáculos que provocaram a opinião pública, desinquietando-a e obrigando-a a redirecionar o padrão do seu pensamento e a placidez dos seus hábitos. Ainda que se apresente difícil a delimitação cronológica das várias tendências dramatúrgicas – porque nem sempre concomitantes e, como bem sabemos, pelo facto de toda periodologia ser arbitrária e convencional –, a abordagem diacrónica seguida permite-nos eleger momentos que evidenciam ações disruptivas, com maior ou menor influência no campo da oferta teatral mais tradicional. Todavia, se foi esta última que prevaleceu no período aqui estudado, pelo que constitui o contexto de referência que acompanha o trajeto que aqui abordamos, dela também houve autores, momentos e movimentos que imprimiram novas dinâmicas e algumas mudanças de rumo significativas. Assistiremos, por isso, a avanços, recuos e hesitações no que à cena diz respeito, justamente reflexo da grande mobilidade da vida política e social nacional da altura. Tal como estas, o teatro vai tentando acompanhar a mudança dos tempos, nem sempre conseguindo acertar o passo.
- De costas voltadas para o mar : novos exílios, novas poéticas : Maria Gabriela Llansol : o dom poético ou o encontro inesperado do diversoPublication . Coelho, Paula MendesReflexão acerca da relação de MGL, uma das vozes mais radicais da literatura portuguesa dos últimos anos, com a 'pátria', com o mar, com o mundo, numa articulação com o constante questionamento poético que se constrói pelo pensamento sobre o fazer literário.
- De manchetes e leituras: as polêmicas e a recepção d'O Evangelho segundo Jesus CristoPublication . Grünhagen, SaraO estudo "De manchetes e leituras: as polêmicas e a recepção d'O Evangelho segundo Jesus Cristo", de Sara Grünhagen, investiga as reações públicas e mediáticas que acompanharam o lançamento do romance de José Saramago em 1991, destacando como uma "narrativa das polêmicas" se sobrepôs, em muitos momentos, à leitura efetiva da obra. Reconstituindo o percurso de uma recepção que foi e, até certo ponto, continua sendo atravessada por tensões ideológicas, religiosas e políticas, a análise centra-se não apenas nas críticas imediatas de setores conservadores e católicos — frequentemente baseadas em entrevistas e declarações do autor, mais do que no próprio texto —, mas também na controvérsia política desencadeada pela exclusão do romance do Prêmio Literário Europeu, em 1992, protagonizada pelo então subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara. O objetivo é demonstrar como esse contexto condicionou, em parte, a recepção do livro e relegou a análise literária do romance para segundo plano. Em contraponto, o estudo propõe uma revalorização crítica da obra, sublinhando a necessidade de a revisitar com o rigor que merece.
- De Pessoa a Sophia: um diálogo intertextual de reunificação do serPublication . Malheiro, HelenaOs poemas que Sophia dedica a Pessoa constroem-se sobre a sombra e a presença ausente daquele que foi “viúvo de si próprio”. No magistral poema “Cíclades” assistimos assim a uma incomparável evocação de Pessoa, onde, através do paralelismo com o herói homérico, Sophia leva ao paroxismo “as múltiplas navegações” da sua ausência prolixa e arrasadora, mitificando de forma inequívoca e singular aquele que viajou dentro de si à exaustão sem ter encontrado nenhum porto onde apaziguar a “saudade de pedra” de uma unidade irremediavelmente perdida.
- Do caos ao cosmos: a recriação dos mitos em Sophia de Mello Breyner AndresenPublication . Malheiro, HelenaA obra de Sophia é a exaltação permanente da cultura grega e da antiguidade clássica, através da procura de um tempo mítico primordial em que a integridade incólume do Ser se confundia com a claridade dos deuses. Não nos encontramos, contudo, perante uma explicação ou uma encenação fiel e verídica dos mitos, mas sim diante de uma mitologia muito pessoal em que Sophia se apropria de algumas temáticas míticas para as reinventar de forma singular, refundindo-as dentro de si para nos conduzir à sua poesia genesíaca de restabelecimento da unidade inicial perdida e da “inteireza do visível” .
- Dom João Tenório na modernidade : remitificação ou desmistificação?Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo discute a tese de que no século XX o mito literário teria desaparecido e sido substituído por um tipo, o caçador de mulheres,fazendo uma revisão das obras do donjuanismo português do século XX.