Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Title
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Álvaro de Campos e seu imaginário futurista: mitologia da sociedade de consumoPublication . Gonçalves, Karina; Dias, Isabel de BarrosTomando por método a mitodologia proposta por Durand (1982), o artigo realiza a mitocrítica e mitanálise do imaginário futurista no poema “Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra”, de Álvaro de Campos (Pessoa, 1993). O objetivo é demonstrar a atualidade da poética campista no século XXI, quando a tecnologia continua a impulsionar os signos da estrada e da viagem como predições das transformações humanas ocasionadas pela urbanização e velocidade que advêm do mundo das máquinas. Dentre as vanguardas do início do século XX, o futurismo anuncia o nascimento da sociedade de consumo tomando como símbolo o automóvel, de modo que a poética pessoana representa seu aparelhamento com a emergente indústria da publicidade, do branding e do marketing como forma de encantamento das sociedades para a experiência automobilística. A metodologia proposta por Durand (1989) estrutura antropologicamente a interpretação do sentimento modernista frente às transformações históricas que viriam a alterar a relação dos seres humanos com a natureza, os objetos e a cultura. A comparação entre a poética desse heterônimo de Fernando Pessoa, suas intertextualidades literárias e o movimento liderado por Marinetti (1909) nas artes visuais demonstra a acuidade dos futuristas ao imaginarem a realidade dos centros urbanos no século vindouro.
- Os anais portugueses (séculos XIV-XVI) e a Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP)Publication . Moreira, Filipe AlvesNos últimos dez anos, a Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP), do projeto Philo-biblon, tem descoberto, identificado e dado a conhecer vários textos analísticos portugueses escritos ou compilados entre finais do século XIV e princípios do século XVI. Este trabalho apresenta com mais detalhe estes textos, após uma contextualização geral acerca das suas caraterísticas e relações com outros tipos de obras, nomeadamente as crónicas.
- Apresentação [do] Dossier "100 Anos da Geração de Orpheu"Publication . Vila Maior, Dionísio
- Chinese voices in portuguese: call needs for the oral skills learningPublication . Castelo, AdelinaThis study aims at identifying which CALL (Computer-assisted Language Learning) materials should be made available to the Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language (PFL) for them to improve their oral skills in a more autonomous way. Adopting an approach of needs analysis and clients’ views inquiry, it is based on an online questionnaire completed by 418 Chinese volunteer participants who are learners of PFL. The participants’ perceptions about (a) their own difficulties in pronunciation and oral understanding and (b) the CALL materials needed to address these oral skills were analysed in three ways: as a whole; according to the participants’ proficiency level in PFL; according to their geographical region. The results allowed for a reflection on the relevance of using these inquiries and for the proposal of a prioritisation list for the creation of new CALL materials. This list gives special importance to the tasks perceived as the most difficult by the participants (distinction of voicing, liquids and vowel height, understanding of text and word) and to the CALL types of materials considered the most needed (word recognition system, recorded rhymes, poems, tongue twisters, songs or texts with written transcription).
- D. João e a Máscara de António Patrício : o teatro da palavraPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo incide na problmatização da linguagem amorosa a propósito do texto dramático D. João e a Máscara, publicado em 1924, da autoria de António Patrício.
- Da tradição oral ao mito literário : narrativas de Don Juan TenorioPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo versa sobre as narrativas orais peninsulares que deram origem ao mito literário de Don Juan, analisando-se o seu sistema mitológico.
- Diálogos portugueses: contributo para um catálogo (Idade Média-século XVIII)Publication . Alpalhão, Margarida Santos; Dias, Isabel de BarrosArtigo que disponibiliza um catálogo de textos dialogais portugueses, desde o período medieval até ao século XVIII. O conjunto de textos identificado amplia o corpus conhecido e divulgado até ao momento. O catálogo é precedido por uma introdução onde são apresentados os critérios de seleção e de descrição adotados, bem como exemplos de áreas ainda carentes de investigação.
- Dom João Tenório : um estratega da sedução?Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa as estratégias de sedução e os tipos de Don Juan na literatura, analisando as diferentes aceções de sedução e as diferentes caracterizações da personagem.
- Don Giovanni ou o dissoluto absolvido de José Saramago : à sombra de MozartPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo incide no libreto do Prémio Nobel português, José Saramago, que foi levado à cena no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, em 2006. Na análise do libreto, é explorada a relação com o intertexto da ópera de Mozart / Da Ponte, estreada em Praga em 1787.
- Dos desconcertos do nada ao "sincero caso pessoal" de Almada NegreirosPublication . Vila Maior, DionísioO presente texto abordará o modo como os principais órficos olharam a crise de valores que marcou os finais do século XIX e os princípios do século XX. Essa reflexão basear-se-á fundamentalmente nos testemunhos dos próprios, todos eles demarcando um cenário cujos contornos provam decisivamente um sentido geral de fragmentação estético e ideológica. Nunca esquecendo a especificidade das suas práticas críticas, estéticas e literárias, procurar-se-á confirmar o alcance hermenêutico dessa leitura, confinando o âmbito de pesquisa ao estudo das potencialidades informativas comprometidas com a perceção de si mesmos como sujeitos em busca de uma determinada plenitude, em parte (mas não só) conseguida nos discursos do Orpheu — revista que, em primeira instância, deixou entrever o desejo de uma totalidade (por esta noção se colocando em causa o próprio sentido negativo de crise) e, em última instância, validou quer o florescimento de outras revistas literárias, quer, sobretudo com Almada Negreiros, a ousadia do “artista literário” e quer a “dimensão individual do sujeito”.