Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- D. João e a Máscara de António Patrício : o teatro da palavraPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo incide na problmatização da linguagem amorosa a propósito do texto dramático D. João e a Máscara, publicado em 1924, da autoria de António Patrício.
- Dom João Tenório : um estratega da sedução?Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa as estratégias de sedução e os tipos de Don Juan na literatura, analisando as diferentes aceções de sedução e as diferentes caracterizações da personagem.
- Recensão crítica: O Teatro em Lisboa no Tempo de Almeida GarrettPublication . Sequeira, Rosa MariaRecensão crítica ao primeiro volume de um conjunto de publicações do Museu Nacional do Teatro em Lisboa sob o título “O Teatro no tempo de …”. A coleção pretende divulgar aspetos do teatro que se demarcam dos tradicionais estudos de pendor mais literário ou sociológico e antes se assume como um espaço de vida por onde perpassa a necessidade do teatro, ora elegendo figuras históricas de influência na vida teatral ora certos acontecimentos memoráveis que foram determinantes na sociedade portuguesa. Este primeiro volume é dedicado à grande figura de Almeida Garrett e ao teatro do seu tempo.
- Fernando Pessoa: la mythification du géniePublication . Vila Maior, DionísioProcura-se abordar um conjunto de reflexões de Fernando Pessoa sobre as particularidades essenciais da “anima” portuguesa, reflexões essas através das quais Pessoa regista, em diversos passos da sua produção, a consciência de excecionalidade da sua própria obra, pelo contributo que ela traz para a Arte Superior. Todas as reflexões são orientadas para a justificação de Pessoa como um “poeta genial” e um “poeta universal”.
- A ressurgência dos sentidosPublication . Vila Maior, DionísioEspaço intersubjetivo da linguagem e do pensamento. Sebastianismo e Quinto Império. Reflexão com o suporte teórico de Mikhail Bakhtine.
- Da tradição oral ao mito literário : narrativas de Don Juan TenorioPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo versa sobre as narrativas orais peninsulares que deram origem ao mito literário de Don Juan, analisando-se o seu sistema mitológico.
- Don Giovanni ou o dissoluto absolvido de José Saramago : à sombra de MozartPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo incide no libreto do Prémio Nobel português, José Saramago, que foi levado à cena no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, em 2006. Na análise do libreto, é explorada a relação com o intertexto da ópera de Mozart / Da Ponte, estreada em Praga em 1787.
- O ‘instinto’ modernistaPublication . Vila Maior, DionísioProcura-se refletir, antes de mais, sobre a crise de valores que marcou os finais do século XIX e os princípios do século XX. Assim, e no contexto deste trabalho, relembrar essa crise traduzir-se-á, por um lado, na necessidade de se ter em consideração um quadro geral onde prevalece o valor de desterritorialização do discurso monológico, validado pelas noções de subversão, pluridiscursividade e decadência; relembrar essa crise traduzir-se-á, por outro lado, na imperatividade de precisão histórico-literária e teórico-metodológica, com o intuito de melhor se apreender o gesto vanguardista, cujos contornos, como se sabe, permitem encará-lo com virtualidades próprias do excesso e da oscilação do racionalismo aristotélico. Na sequência desta linha de orientação, parece conveniente reforçar, em seguida, esta reflexão inicial, transitando para um terreno mais específico: a produção teórica, estético-literária e manifestatária de alguns dos modernistas portugueses (entre eles, Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa e outros eus [nomeadamente, Álvaro de Campos, Alexander Search e Jean Seul de Méluret]). Aí, o diálogo entre convenção e subversão — que conforma a lógica do discurso da extravagância — é assumida, como veremos: pela presença do absurdo e do estranho; pela crítica à decadência dos valores europeus; pela exploração literária do motivo e da personagem que surpreendem; pela prática estilística de configuração carnavalesca; pelo recurso à narrativa, particularmente significativa, no que à exploração do macabro e da perversão diz respeito; enfim, pelo registo discursivo excêntrico àquele para que, então, um horizonte de expectativas tendia.
- Ler Don Juan com as mulheresPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa as leituras femininas no âmbito do donjuanismo quer a nível de crítica literária quer a nível de autoria feminina no domínio da ficção.
- Modernismo e indagação identitáriaPublication . Vila Maior, DionísioReflexão sobre a problemática da viagem na vivência modernista e no discurso literário modernista — incidindo-se uma atenção particular sobre a produção literária de Fernando Pessoa (e dos seus outros eus), Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. Nesse sentido, estudo essencialmente o tópico da viagem interior, tópico que — apontando frequentemente para a busca do “Ideal” — é nuclear na poesia e/ou ficção destes representantes do modernismo português, que, pela literatura, procuraram apreender dinamicamente o seu universo interior, na busca identitária do eu.