Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Álvaro de Campos e seu imaginário futurista: mitologia da sociedade de consumo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2022-Imaginário Futurista.pdf358.51 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tomando por método a mitodologia proposta por Durand (1982), o artigo realiza a mitocrítica e mitanálise do imaginário futurista no poema “Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra”, de Álvaro de Campos (Pessoa, 1993). O objetivo é demonstrar a atualidade da poética campista no século XXI, quando a tecnologia continua a impulsionar os signos da estrada e da viagem como predições das transformações humanas ocasionadas pela urbanização e velocidade que advêm do mundo das máquinas. Dentre as vanguardas do início do século XX, o futurismo anuncia o nascimento da sociedade de consumo tomando como símbolo o automóvel, de modo que a poética pessoana representa seu aparelhamento com a emergente indústria da publicidade, do branding e do marketing como forma de encantamento das sociedades para a experiência automobilística. A metodologia proposta por Durand (1989) estrutura antropologicamente a interpretação do sentimento modernista frente às transformações históricas que viriam a alterar a relação dos seres humanos com a natureza, os objetos e a cultura. A comparação entre a poética desse heterônimo de Fernando Pessoa, suas intertextualidades literárias e o movimento liderado por Marinetti (1909) nas artes visuais demonstra a acuidade dos futuristas ao imaginarem a realidade dos centros urbanos no século vindouro.

Description

Publicação de pesquisa realizada no quadro do seminário "Literatura e Imaginário" do Mestrado em Estudos Comparados - Literatura e Outras Artes.

Keywords

Imaginário Literatura Artes Futurismo Álvaro de Campos

Pedagogical Context

Citation

Gonçalves, Karina Fernanda e Dias, Isabel Maria de Barros, “Álvaro de Campos e seu imaginário futurista: mitologia da sociedade de consumo”, Travessias, v. 16, nº 3, 2022, pp. 1-16

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue