Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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- Um acontecimento mediático na Europa das Luzes: a propaganda antijesuítica pombalina em Portugal e na EuropaPublication . Franco, José Eduardo; Vogel, ChristineO Marquês de Pombal e a propaganda que promoveu de forma sistemática e programada em Portugal e na Europa contra a Companhia de Jesus – tentando que os seus panfletos fossem conhecidos em todas as paragens extra-europeias onde os Jesuítas se tinham implantado – geraram um verdadeiro acontecimento mediático na Época das Luzes. Pombal não merece apenas o título de autor da construção de um mito fantástico dos Jesuítas como instrumento constituído, entre outros fins, para legitimação da sua política reformista e como meio de garantir a sua longevidade pessoal no poder. Merece também o estatuto de um dos maiores promotores de uma vasta campanha nacional e internacional sem precedentes em Portugal contra uma instituição.
- Alteridade e humanismo em VieiraPublication . Pinto, PorfírioAs “descobertas” e “conquistas” ibéricas dos séculos XV e XVI obrigaram a Europa a repensar a sua relação com o “outro”, com uma “nova humanidade”, nomeadamente com o “negro” e com o ameríndio. E se o negro-africano foi objeto de tráfico esclavagista, entre a aceitação geral e a inevitabilidade “para o bem das colónias”, o “índio” americano esteve no âmago de um debate acerca de “direitos”, que certamente conduziria às modernas declarações de “direitos humanos”. O presente ensaio parte deste contexto geral, para se centrar na abordagem vieirina desta “nova humanidade”.
- Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFEPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioA sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE
- Anticastelhanismo e construção da identidade de Portugal no século XVI: o contributo da primeira História de Portugal de Fernando OliveiraPublication . Franco, José EduardoA Identidade Portuguesa foi esculpida culturalmente através de processos que passavam pela afirmação de valores próprios e distintivos acompanhados pela negação dos apostos ou tidos como aquilo que se requeria identificação como o outro contrário de nós. A construção de uma cultura negativa do outro ou dos outros, como o castelhano e o mouro, para referir apenas dois “antis” estruturantes, constitui o lado negativo da nossa cultura nacional que não deixou de ser relevante para a consolidação da ideia de povo capaz de gerir os seus destinos. Fernando Oliveira, primeiro gramático e autor da primeira História de Portugal, ilustra um desses processos de elaboração identitária que passou pela figuração negativa do castelhano.
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- Um centenário duplo e paradoxal: Fundação da República Portuguesa e a expulsão das ordens e congregaçõesPublication . Franco, José EduardoEste artigo pretende reflectir sobre o significado extraordinário de que se reveste a comemoração do Centenário da República, em dimensão dupla. Com efeito, a revisitação celebrativa do processo de implantação e afirmação do regime republicano deve ser feita na sua globalidade e de modo a abrir novos horizontes de conhecimento e compreensão que implique a releitura da republicanização do país na sua dimensão de promoção de um projecto novo de sociedade, mas também do seu lado predador: de exclusão das experiências sócio-institucionais que não se coadunavam com a nova ideologia que se tornou dominante.
- Comparing NPS users in nightlife settings and online communitiesPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Van Hout, Marie Claire; Hearne, Evelyn; Benschop, Annemieke; Korf, Dirk; Bujalski, Michal; Wieczorek, Łukasz; Werse, Bernd; Felvinczi, Katalin; Dąbrowska, Katarzyna; Kaló, Zsuzsa; Kamphausen, Gerrit; Nabben, TonEste artigo relata a comparação entre dois grupos de usuários de Novas Substâncias Psicoativas (NPS): usuários em ambientes noturnos e usuários em comunidades on-line. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em seis países da UE (Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polônia e Portugal) com uma amostra de conveniência de usuários adultos (18 anos ou mais) de NPS atuais (12 meses). Os participantes preencheram um questionário on-line ou com caneta e papel. Foram alcançados 2.757 entrevistados nos seis países europeus durante a coleta de dados nos dois grupos de usuários considerados. A comparação foi baseada em características sociodemográficas, padrões de uso e mercado. Os grupos de NSP usados são: misturas de ervas e/ou canabinoides sintéticos; estimulantes de marca e/ou estimulantes/empatogênicos/nootrópicos obtidos puros; psicodélicos; dissociativos; e outras NSP. A Internet e os mercados virtuais assumem grande relevância tanto para a vida noturna quanto para as comunidades on-line. As diferentes políticas de drogas e a localização geográfica diversa entre os países participantes são as principais características que afetam os resultados, ou seja, a presença/ausência de algumas substâncias ou o conceito legal de NSP. A comparação entre usuários em ambientes de vida noturna e usuários on-line destacou tendências substanciais no uso de NPS entre países e grupos de usuários. Novas oportunidades no mercado de drogas foram impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos na Internet.
- Da globalização à glocalização: educar para uma globalização de rosto humano: proposta de sete princípios para a utopia do mundo unidoPublication . Franco, José EduardoNas palavras do Padre António Vieira escritas na sua História do Futuro, Portugal, através das suas viagens marítimas de descobrimento dos novos caminhos dos mares, deu a “conhecer o mundo ao próprio mundo”. A partir da história universalista de Portugal como país pioneiro da globalização e com 600 anos de experiência na relação com o mundo que conheceu na sua redondeza e ajudou a que os outros continentes se conhecessem entre si, refletiremos sobre as fases históricas da globalização e sobre o estado desregulado e perigoso que lhe dá forma no momento presente. Proporemos 7 princípios ou vectores pedagógicos orientadores de um projeto de educação para lidar com o mundo globalizado em que vivemos, a fim de que seja possível construir uma globalização de rosto humano.
- Das ordens às congregações religiosas: metamorfoses da vida consagrada católicaPublication . Franco, José EduardoA vida monástica, vida regular e também denominada tecnicamente vida religiosa ou vida consagrada na Igreja Católica é umas das formas de viver a experiência cristã de forma radical que se afirmou no fim do período da Igreja Antiga com uma pujança extraordinária e com expressões múltiplas. Considera Jaques Le Goff ser este objecto de estudo historiográfico fundamental para compreender a caminhada histórica da civilização ocidental.
- Dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ de escolas: uma abordagem sistémica luhmannianaPublication . Salgueiro, João Esteves; Henriques, SusanaO texto que se apresenta parte da possibilidade de as dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ poderem fazer ressaltar elementos inovadores sustentados na produção de mecanismos autopoiéticos. Para o efeito, convoca-se a teoria dos sistemas sociais do sociólogo alemão Niklas Luhmann, numa abordagem teórica e metodológica, utilizando-se como instrumentos de recolha de dados a entrevista semidiretiva e notas de campo. Para a análise do corpus documental recorre-se ao método de análise de conteúdo.