LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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- Accreditation and Certification of Teaching and Learning Centres Service (ACCEA)Publication . Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira
- Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na WikipédiaPublication . Gamez, Luciano; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste relatório dá-se conta, sucintamente, do trabalho de investigação acolhido pela UID LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning e Departamento de Educação a Distância e Elearning (DEED) Universidade Aberta, ambas unidades daquela instituição de ensino superior, no âmbito do projeto de pós-doutoramento Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na Wikipédia.
- Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunosPublication . Casanova, Maria Prazeres; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaO presente relatório visa apresentar uma investigação-ação sobre a perspetiva dos alunos ao realizarem tarefas de avaliação formativa mediadas por ferramentas digitais. O estudo insere-se na especialidade Educação a distância e elearning, tendo sido dado uma especial enfase à avaliação digital. Os desafios colocados à escola pelo uso de ambientes digitais pressupõem que os seus atores educativos, nomeadamente os professores, possuam skills que lhes facultem o uso de tecnologias digitais ao serviço de novas pedagogias e das necessidades educativas dos alunos. De modo a viabilizar o estudo, seguimos uma metodologia de investigação-ação em que a componente formativa foi significativa. Definimos os seguintes objetivos: identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital estão presentes nas práticas de avaliação dos alunos; identificar práticas de avaliação que os alunos consideram de maior utilidade na sua aprendizagem; compreender o modo como são promovidos o processo de regulação e o feedback, bem como se são utilizadas ferramentas digitais. No contexto da formação ministrada aos professores proporcionou-se a reflexão sobre as práticas de avaliação formativa mediadas pelo uso de tecnologias digitais em contexto blearning. Esta reflexão teve como quadro teórico o modelo PrACT da avaliação formativa alternativa digital, nas suas quatro dimensões-autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade clarificadas pelos seus diversos critérios (Pereira A. , Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)-e as experiências pedagógicas ocorridas em sala de aula. Neste processo foram privilegiados: a cooperação e a interatividade entre os alunos e entre professores e alunos, a criatividade, a flexibilidade na gestão do tempo para realização da tarefa e o feedback útil e atempado. Procurou-se que os professores adequassem as estratégias de avaliação formativa digital ao perfil dos seus alunos e que aplicassem instrumentos de avaliação diversificados. Os alunos consideraram as propostas avaliativas de grande utilidade para o desenvolvimento das suas aprendizagens especialmente pelas suas características formativas desenvolvidas em ambientes digitais.
- Avaliação formativa: um estudo sobre a formação de professores em contexto BlearningPublication . Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, LúciaA presente investigação insere-se no âmbito da avaliação em Educação. Constitui um estudo desenvolvido na formação de professores, segundo o modelo blearning, conjugando contextos de aprendizagem digital e colaborativa com conceitos do domínio da avaliação. O quadro de referência da avaliação de competências em ambiente digital, segundo o qual as propostas de avaliação, o seu desenho, execução e feedback são mediados pelas tecnologias, promovendo a autorreflexão, a metacognição e o desenvolvimento pretendido, constituiu a pedra basilar. Os alicerces teóricos fundamentaram-se na avaliação para as aprendizagens, nomeadamente, nas quatro dimensões da matriz conceptual para a avaliação alternativa digital (autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade (Pereira, Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)). Neste estudo adotámos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa tendo desenhado um projeto formativo. O trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação com recurso à estratégia de intervenção-reflexão. Estipulámos os seguintes objetivos: a) compreender como se caraterizam as práticas de avaliação formativa que têm lugar na sala de aula no quotidiano das salas de aula dos professores envolvidos na formação; b) clarificar se os professores integram a dimensão tecnológica quando desenham e executam a avaliação; e c) identificar que ferramentas digitais utilizam na regulação da aprendizagem dos alunos. Foi nossa finalidade proporcionar desafios aos professores para a inclusão de novas modalidades de avaliação da aprendizagem dos alunos segundo um modelo de ensino presencial que adotasse práticas colaborativas de elearning socioconstrutivistas. As propostas formativas apontaram caminhos para que a incorporação de ferramentas digitais, nas práticas de avaliação formativa e feedback, passasse a ser considerada como um processo intrinsecamente pedagógico, didático, deliberado e interativo. As sessões de formação para professores, ancoraram-se numa ação de melhoria de Escola, sobre avaliação formativa. Neste relatório caracterizaremos os processos de formação e construção de conhecimento dos participantes e evidenciaremos as características da investigação-ação e da supervisão dos contextos criados. A recolha de dados apontou evidências sobre as potencialidades e constrangimentos do recurso a um cenário em que os procedimentos de avaliação formativa ocorrem em ambiente digital de aprendizagem. Os resultados permitiram caraterizar as práticas de avaliação dos professores, ainda com pendor tradicional, o modo como começam a incorporar as tecnologias na avaliação dos alunos, e o tipo de ferramentas digitais que utilizam na regulação das aprendizagens, indicativo de escassa fluência no seu domínio.
- Boas práticas para a produção de documentos de texto acessíveisPublication . Manuelito, Helena; Silva, Maria de Fátima; Nunes, Margarida; Bastos, Glória
- Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superiorPublication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Almeida, Leandro S.; Santos, Sandra; Silva, Ana Daniela; Sampaio, CéliaO programa Boost for Career é um programa de intervenção a distância destinado à promoção dos recursos de carreira de estudantes do ensino superior. Registado no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais - Direção de Serviços de Propriedade Intelectual), com o número: Registo de obra em co-autoria n.º 750/2023. Data de registo - 04/04/2023.
- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)Publication . Cardoso, Ariston Lima; Moreira, J. AntónioO objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.
- Contributo do ensino a distância para a formação contínua de professores (memorando)Publication . Carmo, Hermano
- Ecossistemas de inovação na educação na cultura híbrida e multimodalPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioO tema da pesquisa foi a educação na cultura híbrida e multimodal, considerando o princípio da simetria ou ontologia plana, proposta por Bruno Latour, numa perspectiva epistemológica reticular, conectiva e atópica, a partir de Massimo Di Felice. Essa pesquisa deu continuidade à trajetória de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq e ampliou a tecnologia-conceito Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal, propondo alargar e aprofundar a compreensão do lugar dos polos/ambientes profissionais, enquanto espaços de aprendizagem, na concepção e design de cursos, tendo em vista o parecer CNE/CES No: 462/2017 e a portaria MEC/CAPES No 275/2018. O problema de pesquisa foi assim expresso: Como a cultura híbrida e multimodal contribui para conceber e desenhar cursos, enquanto ecossistemas de inovação na educação, tendo como pressuposto uma epistemologia reticular, conectiva e atópica? O objetivo principal consistiu em construir uma proposta orientadora para conceber e desenhar cursos híbridos e multimodais, enquanto ecossistemas de inovação, que contemplasse metodologias inventivas e práticas pedagógicas agregativas, transcendendo o espaço físico das instituições educacionais para os polos/ambientes profissionais. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Virgínia Kastrup. Como instrumentos e materiais fez uso dos documentos que regulamentam a Educação a Distância (EaD) no Brasil e em Portugal, modelo de EaD e projetos de cursos desenvolvidos pela Universidade Aberta (UAb) registros de metodologias e práticas desenvolvidas pela UAb e pelo GPe-dU e entrevistas semi-estruturadas. Entre os principais resultados da pesquisa estão: a construção teórico-metodológica orientadora para a concepção e desenho de cursos; a proposição de um framework para subsidiar esse desenho; a identificação de elementos que contribuem para o desenho da plataforma tecnológica para suportar cursos híbridos e multimodais (um dos objetivos e entregas do PRINT – Transformação Digital e Humanidades), o aprofundamento das relações entre a UNISINOS e a UAb e, a co-criação de uma preoposta de curso híbrido e multimodal (Mestrado Profissional Educação e Transformação Digital – MP e-TraDi)e; publicações científicas em periódicos e eventos.