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Relatório | 8.04 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
O tema da pesquisa foi a educação na cultura híbrida e multimodal, considerando o princípio da simetria ou ontologia plana, proposta por Bruno Latour, numa perspectiva epistemológica reticular, conectiva e atópica, a partir de Massimo Di Felice. Essa pesquisa deu continuidade à trajetória de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq e ampliou a tecnologia-conceito Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal, propondo alargar e aprofundar a compreensão do lugar dos polos/ambientes profissionais, enquanto espaços de aprendizagem, na concepção e design de cursos, tendo em vista o parecer CNE/CES No: 462/2017 e a portaria MEC/CAPES No 275/2018. O problema de pesquisa foi assim expresso: Como a cultura híbrida e multimodal contribui para conceber e desenhar cursos, enquanto ecossistemas de inovação na educação, tendo como pressuposto uma epistemologia reticular, conectiva e atópica? O objetivo principal consistiu em construir uma proposta orientadora
para conceber e desenhar cursos híbridos e multimodais, enquanto ecossistemas de inovação, que contemplasse
metodologias inventivas e práticas pedagógicas agregativas, transcendendo o espaço físico das instituições
educacionais para os polos/ambientes profissionais. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem
qualitativa, foi desenvolvida a partir do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Virgínia Kastrup.
Como instrumentos e materiais fez uso dos documentos que regulamentam a Educação a Distância (EaD) no Brasil e em
Portugal, modelo de EaD e projetos de cursos desenvolvidos pela Universidade Aberta (UAb) registros de metodologias
e práticas desenvolvidas pela UAb e pelo GPe-dU e entrevistas semi-estruturadas. Entre os principais resultados da
pesquisa estão: a construção teórico-metodológica orientadora para a concepção e desenho de cursos; a proposição de
um framework para subsidiar esse desenho; a identificação de elementos que contribuem para o desenho da plataforma
tecnológica para suportar cursos híbridos e multimodais (um dos objetivos e entregas do PRINT – Transformação Digital
e Humanidades), o aprofundamento das relações entre a UNISINOS e a UAb e, a co-criação de uma preoposta de curso
híbrido e multimodal (Mestrado Profissional Educação e Transformação Digital – MP e-TraDi)e; publicações científicas
em periódicos e eventos.
Description
Keywords
Educação Aprendizagem Cultura híbrida e multimodal Epistemologia reticular, conectiva, atópica Design Ecosistema de inovação
Citation
Schelemer, Eliane (2020). Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal, Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL), LE@D, Universidade Aberta