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Schlemmer, Eliane

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  • Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife
    Publication . Moreira, J. António; Schlemmer, Eliane
    A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada pela conectividade entre diferentes entidades, o que tem provocado mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus que inviabilizou a presença física de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a transpor metodologias e práticas, adotadas em salas de aula presencial física, para os meios online, resultando em práticas de ensino remoto, de ensino a distância, distintas das práticas consolidadas neste domínio e sustentadas pela pesquisa na área. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica é, por um lado, contribuir para delimitação de conceitos fundamentais no domínio da Educação mediada pelo digital, como Ensino Remoto ou Ensino a Distância, Educação a Distância ou eLearning, dentre outros e que muitas vezes são usados de forma indiferenciada sem rigor conceitual, e por outro, apresentar a proposição de um novo conceito e paradigma que designámos de Educação Digital OnLife.
  • Assessment and tracking of learning activities on a remote computer networking laboratory using the Inven!RA Architecture
    Publication . Grilo, Ricardo; Baptista, Ricardo; Schlemmer, Eliane; Gütl, Christian; Beck, Dennis; Coelho, António; Morgado, Leonel
    Assessment and tracking of activities in non-traditional contexts, such as immersive environments, is a complex and timeconsuming process for instructors. This limits the widespread adoption of immersive environments, since the consequences of those constraints are lack of awareness for orchestration of learning, and lack of elements for assessment. The Inven!RA architecture proposes tackling this problem by collecting status and outcome analytics from multiple immersive activities into a single learning plan, where they are mapped to learning objectives. This enables the creation of learning dashboards for instructors and students, to support their awareness and assessment, enabling learning orchestration and self-regulation of learning. We present an implementation of the Inven!RA architecture in a platform linked to a remote computer networking laboratory, exemplifying how the architecture can achieve its purported goals.
  • Do ensino remoto emergencial ao HyFlex: um possível caminho para a educação OnLIFE?
    Publication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António
    O Ensino Remoto Emergencial, as Aulas Simultâneas e o Modelo HyFlex representam opções pedagógicas construídas durante a pandemia da Covid-19. Estas propostas situam-se ao nível da solução de problemas, cuja resolução emerge da atenção à vida pragmática, o que implica criatividade. Nesse movimento, um novo nível de atenção é necessário, uma atenção suplementar, o que contribui para a invenção de problemas e onde se potencia a Educação Híbrida e emerge a Educação OnLIFE. O objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, último da trilogia “Paradigma de Educação OnLIFE”, é discutir as principais abordagens educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia e a emersão de um paradigma educacional em que não exista distinção entre offline e online, e em que as tecnologias digitais e as redes não sejam encaradas como ferramentas, mas como forças ambientais que afetam a nossa autoconceção, as nossas interações e como ensinamos e aprendemos.
  • Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online
    Publication . Locatelli, Ederson Luiz; Schlemmer, Eliane
    Devido ao crescimento acelerado da oferta de cursos na modalidade a distância, os projetos de EaD têm nos trazido uma série de questões a serem refletidas. Estas questões, que estão diretamente ligadas à concepção e gestão, tem ligação direta com o perfil de egresso que se pretende formar. No contexto brasileiro, a cada ano, mais de uma centena de cursos é ofertada, o que acaba por envolver um número cada vez maior de profissionais e alunos. A forma como está sendo concebida e gerida merece uma atenção especial pois tem resultado em algumas consequências: evasão; desafios organizacionais de uma instituição presencial que passa a oferecer EaD; custo da produção de cursos; inconsistência de cursos ofertados na modalidade de EaD; mercado de trabalho ainda não reconhece em grande parte, os cursos de graduação na modalidade EaD da mesma forma que os cursos presenciais; formatação inadequada dos projetos, etc. Buscando problematizar e apresentar outras alternativas para a elaboração dos projetos de Educação a Distância, este projeto de pesquisa apoiar-se-á no Design Estratégico para qualificar estes processos. Com a evolução do Design Industrial que era pensar produto, o Design Estratégico é uma disciplina recente dentro da grande área do Design, deixando de pensar somente em produto e passa a pensar de maneira mais complexa, na estratégia. Para Zurlo (2010), Design estratégico é, como a complexidade, uma palavra problema. Um sistema aberto que inclui diversos pontos de vista, modelos interpretativos articulados e várias disciplinas. Dizer que a educação passa a ser pensada a partir da complexidade, pode-se afirmar que mais elementos são levados em consideração ao se projetar. Que não somente os materiais, mas os sujeitos, docentes, tecnologias, mediação... passam a ser considerados na projetação tendo como foco os cenários possíveis. Essa pesquisa será de natureza aplicada, pois o conhecimento gerado visa aprimorar o trabalho no design de educação online, e apresentará uma abordagem qualitativa e quantitativa. Além disso, configura-se ainda como uma pesquisa exploratória, sendo que o problema de pesquisa será aperfeiçoado ao longo de todo o trabalho. Também, pode-se atribuir a esta pesquisa como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois serão utilizados materiais já publicados, os projetos das instituições e entrevistas com os profissionais envolvimentos. Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância e desenvolve-se com o seguinte problema de investigação: que relações são possíveis estabelecer entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online, tendo como foco os cursos de Pedagogia a Distância? Diante do problema exposto, o objetivo geral é mapear o cenário, elencar e analisar os principais projetos de Licenciatura em Pedagogia a Distância no Brasil. São objetivos específicos: •Quais são os pressupostos para a elaboração de projeto de EaD? •Como são desenhados os projetos de curso de Pedagogia online? •Quais diretrizes orientam? •Quais as contribuições do Design Estratégico para pensar a criação de projeto na Educação online?
  • Tablets no ensino de química nas escolas brasileiras : investigação e avaliação de aplicativos
    Publication . Nichele, Aline Grunewald; Schlemmer, Eliane
    Tecnologias móveis e sem fio, como tablets e smartphones, estão em crescente disseminação na sociedade. Algumas razões para sua popularidade são a facilidade de utilização, as variadas funções desempenhadas por meio de aplicativos e a mobilidade. Alguns aplicativos para esses dispositivos móveis apresentam potencial para os processos de ensino e de aprendizagem de diversas áreas, característica que, aliada à mobilidade dos aprendizes, viabiliza a prática do mobile learning. Neste contexto, e especialmente vinculado à área de química, identificamos diversos aplicativos para tablets. Entretanto, quando um professor decide adotá-los é imprescindível que duas questões sejam respondidas: quais são os aplicativos disponíveis e viáveis que podem contribuir para a aprendizagem em química de seus alunos? Quais são as premissas e critérios para selecionar os aplicativos para essa finalidade? Com a intenção de encontrar respostas, realizamos buscas de aplicativos para tablets na AppStore de maio/2012 a maio/2013, com frequência mensal, utilizando as palavras “química” e “chemistry”. Procurando identificar os aplicativos com potencial de adoção pelas escolas brasileiras, estabelecemos como critérios preliminares para selecioná-los ter conteúdo em língua portuguesa e download gratuito. Assim, os 34 aplicativos que retornaram à busca pela palavra “química” foram previamente analisados com relação a essas características. Procurando respostas para a segunda questão emergiu a necessidade de construir um modelo de avaliação específico para aplicativos para tablets, que propiciasse identificar possibilidades, limites e potencialidades para o ensino e a aprendizagem. O modelo criado contempla informações essenciais capazes de orientar a adoção de aplicativos na educação. Os 8 aplicativos com potencial para o ensino e aprendizagem de química, com conteúdo em idioma português e com download gratuito, foram avaliados por meio do modelo construído. Após análise do resultado dessa avaliação, finalizamos apresentando uma síntese das características desses aplicativos, indicando assim suas potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem em química.
  • Inven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digital
    Publication . Schlemmer, Eliane; Morgado, Leonel
    O desenvolvimento tecnológico transforma a sociedade, alterando o viver e conviver humano. Na educação, a presença do digital foi impulsionada na pandemia da COVID-19, evidenciando barreiras à transformação. Uma delas refere-se à circunstância de as plataformas digitais atuais reproduzirem ou encorajarem processos pré-digitais de ensino e de aprendizagem. Para potenciar transformações na Educação, precisamos de tecnologias não reprodutoras dos processos atuais. Tecnologias que instiguem professores e estudantes, em vez de os condicionar. O desafio está na proposta de metodologias e práticas; de arquiteturas e plataformas, fundamentadas em epistemologias reticulares que propiciem a conexão entre pessoas e tecnologias, por espaços digitais e físicos, e outras dimensões de complexidade, encaradas por conceitos como inventividade, ato conectivo transorgânico e ecologias inteligentes. Ou seja, a tecnologia precisa de estar alinhada com novas epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas. Apresentamos uma proposta de arquitetura tecnológica alinhada a transformação da educação: a Inven!RA, que visa permitir a produção de plataformas capazes de propiciar transformação do ensino e da aprendizagem. Fundamenta-se nas epistemologias reticulares-conectivas e nas metodologias inventivas, onde se entrelaçam ecologias educativas de participantes humanos e não humanos, reconhecendo o surgimento das novas formas atópicas de habitar, bem como a virtualização da educação numa perspectiva de ecossistema.
  • Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
    Publication . Oliveira, Lisiane Cézar de; Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António
    A aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal.
  • Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife
    Publication . Menezes, Janaína; Schlemmer, Eliane; La Rocca, Fabio; Moreira, J. António
    Experienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida.
  • Formação continuada em rede online de professores da educação básica
    Publication . Locatelli, Ederson Luiz; Schlemmer, Eliane; Fischer, Maria Cecilia Bueno
    Ao tratarmos de formação de professores, estamos nos referindo aos processos que contribuem para a constituição de competências do profissional que vai atuar na Educação Básica, compreendendo-a em toda sua complexidade, dados os desafios da contemporaneidade. Se nos voltarmos para a Universidade, enquanto instituição responsável pela formação inicial dos professores, temos que questionar como é que os cursos de licenciatura estão dando conta dessa tarefa. Todas essas questões, entre outras, vão constituindo a identidade profissional dos professores na contemporaneidade e pensar sua formação, portanto, significa pensá-la para além da formação inicial. Este artigo tratará de um projeto realizado com os professores da Rede Jesuíta de Educação no Brasil chamado Programa Loyola que vem proporcionando momentos de formação docente. A formação docente procura, através da modalidade a distância, uma nova forma de se apropriar das bases educativas jesuítas, tendo em vista o apostolado da educação. Com isso, a cibercultura torna-se um meio de capacitação docente nesse contexto, porque proporciona a criação de um espaço comum, onde, com o apoio das Tecnologias Digitais Virtuais - TDVs, é possível a interação entre docentes. O método científico utilizado na pesquisa foi uma abordagem qualitativa, configurando-se de forma exploratória e utilizando os procedimentos técnicos do estudo de caso e classificada como uma pesquisa bibliográfica e documental. Um dos objetivos da pesquisa foi como estimular a aprendizagem online, em rede, de forma que os professores, mesmo estando dispersos geograficamente, sintam-se pertencentes a um mesmo grupo que compartilha pressupostos comuns. Além deste, procurou verificar como propiciar o compartilhamento de experiências e a aprendizagem online, em rede. A aprendizagem em rede se deu de forma desafiadora, mas com um resultado satisfatório. O que moveu o grupo desde o início foi a curiosidade em aprender sobre uma nova tecnologia para trabalhar com os alunos.
  • Modalidade da pós-graduação stricto sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal
    Publication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António
    O artigo, discute os modelos de EaD e, a partir da portaria MEC/CAPES No 275/2018, problematiza a modalidade da pós-graduação stricto sensu, na relação com o contexto híbrido e multimodal. O objetivo é compreender como a cultura híbrida e multimodal contribui para pensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu, enquanto ecossistemas de inovação, tendo como pressuposto a epistemologia reticular, conectiva e atópica, fundamentada em Di Felice. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Kastrup para produção e análise de dados. Como resultado principal, apresenta-se a o Ecossistema de Inovação na Educação no contexto híbrido e multimodal, como forma de repensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu e sua sustentabilidade. Propõe-se ainda a ressignificação/ampliação da compreensão do lugar dos polos, que passam a ser entendidos enquanto espaços de aprendizagem e articulação com a comunidade/sociedade.