Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Act-now: fairness revisitedPublication . Iazdi, Oz Solon Chovghi; Pooe, Keletso; Jacquinet, MarcThe present global pandemic crisis has revealed the strengths and weaknesses of the institutional frameworks of contemporary societies. These institutional structures are solidly grounded upon the belief systems that have been dominant for the last five hundred years, both in the Northern and the Southern hemispheres. No matter the contradictions and contrasting characteristics, certain epistemic, methodological and paradigmatic traits can be identified across national cultures, political regimes, ideological doctrines, social traditions and historical processes. In other words, no matter the opposition and dissimilarity across subjective and objective human realities, nevertheless, it is possible to argue that the last few centuries have created a powerful overall zeitgeist, the spirit of time, that unites local and global, individual and collective, and internal and external realities across the globe. These under currents help to interpret present day paradoxes, ambiguities and contradictions, all of which are at the core of latent and explicit conflicts and antagonisms, blocking eventual possible solutions to emerge and develop.
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- Competências digitais de professores do ensino superior privadoPublication . Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.; Lemos, Cátia; Valente, Sónia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Lara; Nunes, Maria da GraçaO reforço das competências digitais dos docentes do ensino superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) e o “skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. No âmbito desta iniciativa, a Universidade Aberta desenvolveu o projeto “Estratégias de acompanhamento da mudança interna, na transformação digital, na inovação e no bem-estar”. Nesta comunicação apresentamos os principais resultados obtidos junto de docentes de instituições de ensino superior privadas. A estratégia metodológica foi quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário concebido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão - DigCompEdu CheckIn - desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). No estudo em referência utilizamos a versão do questionário traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019). Os resultados permitiram identificar três dimensões essenciais: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais. A partir destes resultados é possível identificar, por um lado, necessidades de capacitação que permitam desenvolver as competências digitais destes docentes e, por outro lado, os níveis de fluência digital elevados e, por isso, com potencial de mobilização para a inovação das práticas docentes.
- O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CADPublication . Anjos, Purificação; Bettencourt, Carmen; Silva, Natacha Torres da; Prata, Isabel; Henriques, SusanaOBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.
- Digital literacy in mental health: the case of addictionsPublication . Henriques, Susana
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- Evaluation of the social impact of public and private interventions: methodological questions around knowledge managementPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Jacquinet, MarcThe context of the knowledge economy represents a multitude of influences and of conditioning factors, which affect all spheres of social life, including business and public policy decision-making processes. The programmed society was already pinpointed by Alain Tourraine, in 1970. The last quarter of the twentieth century witnessed the emergence of new visions and strategies related to such public and private interactions, focusing on innovation and collaboration, giving rise to new academic areas such as knowledge management and organizational learning. This evolution implies an effort to respond to the challenges posed by the globalization of markets and the impact of information and communication technologies.
- Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusivaPublication . Henriques, Susana; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Susana M.Com o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.
- Higher learning in Portugal: a Veblenian approach to the evolution of organizations and hierarchiesPublication . Jacquinet, MarcOn the basis of an international project on higher education transformation in Europe, and a more in-depth analysis of the case of Portugal, I develop a theoretical framework for the analysis of the internal dynamics of universities (promotion, control and mobility analysis) and the overall evolution of the population of these very universities and higher education organizations (polytechnics, private organizations, etc.). The aim of the paper "'J is to go back to Veblen's anal sis of the higher learning in America (Veblen 1899, 1918, L 1919) and propose a theoretical framework and a limited number of working hypothesis for studying the transformation of the higher education systems in Europe with, in the present paper, a particular emphasis on the Portuguese case by way of exemplification. The present contribution is a modest and original proposal for studying organizations that once interested Veblen and that interest all of us and that could respond to the continuous, recent and not so recent, appeal that the work of a central figure of American institutionalism (Aryrous and Sethi 1996, Hodgson 1998, Mayhew 1998). Veblen can be considered in the present research as much as a source of inspiration for fresh and good ideas and working hypotheses (to a similar degree as Schumpeter is for innovation and industrial organization studies). It is surely also an important theoretical point of departure for giving an institutional bent and an evolutionary theory for the study of the internal workings of universities and the evolution of their very population through different periods of growths and crises. First, I use concepts and hypotheses that Veblen used in his studies on the American universities (from Higher Learning in America or The Theory of Leasure Class) and other relevant works (such as the Theory of Business Entreprise). His study of the American universities was then in his time either weak or of recent creation and often with a rather low level of cumulative scholarship, a case that strangely remember us some European higher education systems such as the Portuguese case. Second, the evolutionary approach to (l) the evolution of the organizations (universities and polytechnic institutes and to (2) the dynamics of selection, hiring policies, promotions and mobility is better adapted for grasping the historical transformations of the national systems of higher education. The object of study is neither static nor simply reducible to representative agents. Finally, the distinction between ceremonial versus production or industrial production is reworked in order to describe some of basic mechanisms in the higher "learning" system, such as the making of hierarchies of teachers, tenure systems, and the problem of internal and external mobility. This treatment will integrate notions coming from Veblen, like ceremonial adequacy, with others from Hirschman, namely the notions of exit, voice, and loyalty, Canguilhem (pathology and normal) and Spengler (the problem of order). In the first section, I develop the general theoretical argument that I will adopt from Veblen and compare his context with the current one in higher education. In the second section, I will build on Veblen evolutionary concepts retained in the first part such as ceremonial adequacy with other contribution coming from organization theory, namely sociology and economics. In the case of economics, I will use in combination with the Veblenian arguments the concepts of voice, exit and loyalty advanced by Hirschman with the addition of the notion of apathy that some of his followers have developed for the study of organizations. A central theoretical notion in the present study is the concept of hierarchy that is linked to the concepts of normality and pathology. The two criteria are the building blocks or specific institutions for the edification and survival of hierarchies. The theory will be developed and illustrated in two parts. First, at the level of the organization (the university) the problem of hierarchy and (internal) mobility will be discussed. Second, at the level of the general system of higher education, the survival of organizations, the (external) mobility of individuals between the schools will be characterized so that we can get see how the critical factors of evolution are. The notions of hierarchy, normality and pathology will also be part of the treatment of the overall system with the introduction of the problem of order (Spengler 1948, 1968). The last section will illustrate more systematically the working of the system in the Portuguese case and discuss the problems of conflicts of rules and institutions that are at the center of the evolution and changes of the system of higher education.
- A implementação da responsabilidade social nas organizações esportivas no distrito federalPublication . Ocampo, Gisele Kede Flor; Jacquinet, Marc; Azevedo, Aldo António