Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals
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Browsing Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- Ciganos portugueses: escola e mudança socialPublication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Costa, Ana RitaO cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
- Editorial: climate change and societyPublication . Alves, Fátima; Schmidt, LuísaClimate change presents one of the greatest challenges of the 21st Century. It will massively affect human societies in complex and multiple ways. And it seems to be almost uncontrollable in the near future. Our knowledge of the chemistry and physics of climate change, its causes and its consequences for planetary systems, is far greater than our understanding of the societal changes it poses. Climate change results from a complex process of societal transformations, which we all need to understand to better cope with the challenges it presents. Climatic conditions play a significant role and interfere with people’s lives in multiple ways. The causes are essentially known, based on unequivocal human action. All solutions also involve human decision and action. It is social and human action in both individual and social settings that are decisive for the future pathways of climate change and its disentanglement. There is also a factor of climate injustice that must be addressed. The nations that contributed most to the problem are often those that experience more limited and manageable consequences while those who contributed the least are often the most affected, vulnerable and unprepared. With climate change, the risk of conflicts, disasters and internal displacement increases so exacerbate existing inequalities and poverty. This presents a moral conundrum of the highest order. At the ecological level, the destruction or disintegration of nature/nurture is more visible, with strong impacts on the availability and reduction of natural resources. In terms of social systems, climate change breaks down social organization, housing, the food system, generates migration, increases economic losses, hunger and public health breakdowns. In a more invisible way, climate change destroys cultural belonging and individual and collective identities. In addition to these expected impacts in the most diverse social, cultural, economic and environmental sectors, human health has emerged as an important area of considerable alarm. Although not frequently mentioned or targeted as a key political concern, it is expected that the impact of climate change on human health will be severe, both in the proliferation and incidence of diseases. Moreover, climate change will have extensive implications to human wellbeing, which will reflect on social structures and ways of life.
- “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de casoPublication . Abrantes, Pedro; Seabra, Teresa; Caeiro, Tiago; Almeida, Sofia; Costa, RaquelO artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
- Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, OlgaA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
- Rights and indigenous adolescence in Mexico: new subjects, new dilemmasPublication . Saraví, Gonzalo; Abrantes, Pedro; Bertely, MaríaThis article aims to discuss the advances and challenges related to the fulfillment of the rights of Mexican indigenous children, especially during their adolescent years (ages 12-18). The article has two main sections. First, we review a selection of qualitative and statistical literature that provides a broad overview of the rights of indigenous youth in Mexico and of issues pertaining to their identities and living conditions. Secondly, we present a synopsis of the results of a collaborative research project recently undertaken in thirteen indigenous communities located in different regions of Mexico, and one in the US. The results of the study shed light on the varied circumstances of youth living in diverse rural and urban socio-economic contexts. Drawing upon the study’s findings, we discuss three critical aspects of indigenous youth rights: growing indigenous youth awareness of their rights; the evolving and differentiated identities of indigenous adolescents; and the connection between indigenous youth identity and rights.
- Socialização: onde a sociologia e as neurociências se encontramPublication . Abrantes, PedroO artigo apresenta um diálogo entre perspetivas atuais, nos campos da sociologia e das neurociências, em torno dos processos de socialização, observando tensões e hiatos, mas também convergências e pistas para um desenvolvimento científico assente na cooperação interdisciplinar. Esta discussão centra-se em três domínios profundamente interligados: perceções e disposições; emoções e relações; consciência e reflexividade. Advoga-se que avanços recentes no campo das neurociências são valiosos para o desenvolvimento do conhecimento sociológico e vice-versa, nomeadamente numa questão central para ambos: o modo como desenvolvemos (e articulamos) disposições e um eu autobiográfico, a partir das experiências que vivemos.