CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraNas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
- Carreira num call center: a realidade portuguesaPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Afonso, Ana de Fátima RodriguesAtualmente, muitos jovens adultos com bastantes qualificações são excluídos do mercado de trabalho por este não estar adaptado às suas qualificações (BONO, 2000). O mercado dos cal centers tem ocupado uma posição de destaque na geração de novos postos de trabalho (SILVA, 2006), onde muitos dos jovens que lá ingressam esperam que seja temporário, de passagem, enquanto não encontram um trabalho melhor (LOUÇÃ, 2012). No entanto, o temporário torna-se, por vezes, longo, devido às restrições atuais do mercado de trabalho, levando os trabalhadores a permanecer, contrato após contrato, adaptando-se como podem aos ritmos e exigências da profissão, e suportando a desvalorização social e o estigma sobre o trabalho que realizam e, assim, seguindo carreira (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). Deste modo, surge a importância de refletir acerca dos motivos que levam esses trabalhadores a desenvolver carreira num call center.
- Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusivaPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
- Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentávelPublication . Araújo, Domira Fernandes; Ramos, Maria da Conceição PereiraEste artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as dife rentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.
- Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural: políticas e estratégias de promoção do diálogo interculturalPublication . Ramos, NatáliaAs problemáticas da diversidade cultural e da interculturalidade são da maior actualidade no contexto do mundo globalizado, estando no centro das preocupações dos Estados, dos profissionais e da população, em geral. Elas implicam um novo reposicionamento metodológico e epistemológico em nível da pesquisa, intervenção e formação, colocando novos desafios às sociedades e políticas do século XXI, no que diz respeito à gestão da diversidade cultural, das identidades, dos conflitos, da educação e da comunicação interculturais, às interacções entre o eu e o outro, entre o universal e o singular. São apresentados e analisados alguns princípios, estratégias e políticas de: acolhimento e promoção da diversidade cultural; aquisição de competências pedagógicas, comunicacionais, interculturais e de promoção de valores democráticos; gestão das identidades múltiplas e da diversidade cultural; reforço da cidadania, da interculturalidade e da participação de grupos subrepresentados ou em exclusão na sociedade; criação de espaços de diálogo intercultural nos diferentes setores da sociedade; promoção da comunicação e diálogo intercultural nas relações individuais, intergrupais e interculturais.
- Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e interculturalPublication . Moreira, DarlindaOs contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.
- Education of immigrant students: the experience of a state school in São PauloPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaThe aim of the study is to investigate the experience of a municipal elementary school in São Paulo in welcoming immigrant students. Data collection was conducted through interviews with the principal, pedagogical coordinator, teachers and Bolivian immigrant parents; classroom observations, break time and project meetings for immigrant students; application of student proximity scale and analysis of school performance. The results showed that, in the perception of professionals and parents, there was a significant reduction in the manifestations of prejudice and discrimination, as well as greater interaction among students. School initiatives to enhance the culture of immigrants should be highlighted, as well as the incorporation of the theme of immigration into the curriculum through the learning scripts produced by teachers. Finally, the importance of democratic management and collective participation is highlighted for the achievement of a more inclusive school.
- Género e educação: o acesso à educação e o empoderamento de mulheres em contexto de migração forçada em PortugalPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente artigo debruça-se sobre os resultados alcançados numa investigação, no âmbito do mestrado em Relações Interculturais, centrada em compreender a realidade psicossocial de mulheres refugiadas em Portugal. O principal objetivo foi analisar e refletir sobre as trajetórias migratórias, de resiliência e de integração, determinando quais as principais dificuldades e quais os principais fatores protetores presentes na situação de refúgio, de acordo com os significados que as mulheres atribuem às suas experiências. Nesse sentido, foram realizadas 9 entrevistas semiestruturadas e em profundidade a mulheres oriundas do Iraque, Líbia e Síria. O estudo desvelou um conjunto diversificado de dificuldades e de fatores protetores, sendo um dos temas mais prementeso acesso à educação. Assim, este artigo focar-se-á nas dificuldades e importância de acesso à educação para mulheres em contexto de migração forçada, na relação estabelecida entre o acesso à educação e a autonomia e empoderamento, bem como nas políticas públicas portuguesas nesta matéria, dando-se destaque ao estatuto do estudante em emergência por razões humanitárias, ao abrigo do qual sete das entrevistadas prosseguiram os estudos interrompidos pela guerra nos seus países de origem. Da investigação conclui-se a absoluta importância da garantia de acesso à educação para mulheres refugiadas, tendo tal salvaguarda implicações no acesso ao emprego qualificado, no estabelecimento de redes sociais, na diminuição do stress da aculturação, da exploração laboral e de outras vulnerabilidades e, por fim, na conquista da autonomia e do empoderamento pelas mulheres.
- Intercultural competences and ethics in scientific research with refugee women: principles and challenges for an inclusive practicePublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaThe present study examines the importance of intercultural competences in scientific research with refugee women, with a particular emphasis on ethical and methodological frameworks, as well as the challenges involved in fostering inclusive research practices. The primary objective is to explore how devel oping intercultural competences enhances ethical, inclusive, and culturally sensitive research. A qualitative approach was employed, based on a comprehensive review of the pertinent literature, with a focus on inter cultural competence models such as those proposed by Deardorff (2009) and Bennett (2013), whose pedagogical approaches underpin their application in the context of scientific research involving refugee women. Additionally, the study engages with theoretical perspectives on intercultural communication, the intercultural paradigm, intersectionality, and the ethics of representation, thus providing a critical lens through which to scrutinize the dynamics of power and representation. The analysis underscores the indispensable role that cultural adaptation and the development of intercultural competences play in surmounting communication barriers, establishing trust, and avoiding the perpetuation of stereotypes and inequalities. Theoretical models are shown to provide valuable tools for ethical and methodological adaptations in research involving ethnocultural populations, fostering an educational process that emphasizes the recognition and mitigation of power imbalances in researcher-participant interactions. In conclusion, incorporating intercultural competences into scientific research with refugee women is essential to ensuring the quality and relevance of research outcomes. This approach facilitates more accurate and contextually informed interpretations of participants’ narratives and contributes to both advancing scientific knowledge and informing the development of well-informed public policies.
- Intervenção em saúde mental para estudantes universitários: metodologia de um projeto de extensãoPublication . Franken, Ieda; Ramos, NatáliaNa atualidade e mundialmente, diversas instituições de saúde e estudos com jovens, designadamente universitários, identificam inúmeras vulnerabilidades e asseguram que os problemas psicossociais têm aumentado na população jovem, nacional e estrangeira. Este texto tem como objetivo apresentar e caracterizar as diferentes ações de intervenção em saúde mental estendidas aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), executadas por docentes e discentes vinculados ao Projeto de Extensão intitulado “Assistência psicológica aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba e a adultos jovens da comunidade em geral”. Este projeto iniciou-se em 2010, como uma ação extensionista pioneira na UFPB e, desde então, vem sendo aprovado e executado com financiamento interno, a partir dos editais anuais publicados pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC) do Programa de Bolsas de Extensão da UFPB. Apresenta dados relativos ao período 2010-2023, a sua singularidade e limitações nos atendimentos psicoterapêuticos, assim como a internacionalização de estudos e parcerias com instituições internacionais, além da completa interligação entre ensino e pesquisa.